Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Esse é meu primeiro post.

    Atualmente moro (6 anos) e trabalho na Alemanha como Engenheiro Eletrônico (possuo dupla cidadania, brasileira e alemã), porém nunca me acostumei completamente com a vida por aqui. Recentemente recebi uma proposta para me mudar para Portugal para trabalhar na Bosch em Braga, e estou considerando se vale a pena ou não. Poderiam me ajudar com as seguintes questões?

    1. Alguém já passou por alguma experiência similar, onde decidiu deixar a Alemanha ou país similar para voltar à Portugal?
    2. A cidade de Braga é bem internacional (minha namorada ainda não fala Português fluentemente - ela é croata)
    3. O clima em Braga é chuvoso o ano inteiro como ouvi falar?
    4. Como é a relação trabalho / tempo livre?
    5. Arriscariam deixar a estabilidade proporcionada por um país de primeiro mundo para recomeçar em algum outro lugar (temos ~ 30 anos)?
    6. Por quê os imóveis em Portugal são tão caros, as vezes até mais caro que na Alemanha, e por outro lado os salários são tão baixos?
    7. Algo que sinto falta na Alemanha é o calor humano, pois as pessoas são muito reservadas. Como é isso em Portugal / Braga?
    8. É possível / fácil se movimentar em Braga e aos redores (lado Oeste) utilizando transporte público e bicicleta?
    9. Em relação a questão de preconceito, ainda existe muito com estrangeiros?

    Desculpe-me se perguntei demais.

    Desde já obrigado,

    Atenciosamente,
    Victor
  2.  # 2

    Eu vivi na Alemanha 2 anos, em Darmstadt e gostei.

    Eu não trocava a Alemanha para viver numa "grande" cidade em Portugal.

    A ideia que tenho é que Braga, o clima é ameno, como quase todo o pais.
    Sendo a Bosch uma empresa alema, pode ser que ainda haja um balanço trabalho/tempo livre digno de esse nome. Se for uma empresa 100% portuguesa, é conforme a panca do patrão...
    Na área de Engenharia, horas extra é mito... fazes-as, mas nao as recebes...

    O ideal, é tirares umas ferias, tipo 2 semanas e ires até a Braga conhecer primeiro.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vtolenti89
  3.  # 3

    1. CADA CASO É UM CASO...
    2. normalmente.. em Portugal, em geral as pessoas são poliglotas. tentam compreender as outras linguas, entendem Ingles, francês, espanhol, italiano, desenrascam-se.
    3. Deve ter um clima um bocadinho melhor que qualquer região da alemanha ;) consulte as tabelas climaticas de Braga no site do IPMA.
    4. Qual é o horário de trabalho que lhe propõem?
    5. Esta não entendi!!?, já alguma vez veio a portugal!!?
    6. Isso depende do que pretende do imóvel, do tamanho, da idade, da localização... Os salarios serão baixos ou não.. depende, a qualidade de vida, para quem tenha trabalho, é boa... mas depende das expectativas de cada um, e do sala´rio que conseguir auferir por cá, do agregado familar, etc...
    7. Portugal e a sua população tem tendência a ser mais calorosos, obviamente que haverá alguma retracção inicial com pessoas que não conhecem. Concerteza, encontrará conterrâneos que o poderão ajudar ( Portugal tem muitos Brasileiros)...
    8. Não sei. Aquilo (BRAGA) ainda sobe e desce, mas sim, eu já lá fui dar umas voltas de bike, Mas normalmente o mais pratico é ter uma viatura própria. a questão dos transportes públicos depende onde morará, e onde trabalharão, se tem ou não comercio nas proximidades, etc...
    9. Preconceito existe sempre, em todo o lado.. Mas eu considero o povo português, na generalidade MUITO tolerante... concerteza mais que o alemão.

    PS:Pelo teor das suas perguntas, depreendo que conhece pouco Portugal.. Convido-o a passar uns dias de férias com a companheira pelo Norte e SUl e verificar in loco as vantagens e desvantagens de rectângulo aqui à beira mar plantado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vtolenti89
  4.  # 4

    Colocado por: JoelMpreconceito existe em todo o lado


    E bastante contra brasileiros.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vtolenti89
  5.  # 5

    Colocado por: PalhavaE bastante contra brasileiros.

    Principalmente pela imigração iniical e ainda corrente de pessoas sem qualificação... O mesmo se passou e ainda passa com o Portugueses em França...Acaba nem tanto por ser um preconceito racialç, mas sim decorrente de estigma social...

    Victor... quanto à qualidade vida... Em Braga ( e em Portugal) consegue comer uma refeição completa, com qualidade, por menos de 10€, consegue beber um café expresso, por menos de 1,00€, um carveja por 1€.... etc...
    Concordam com este comentário: Anonimo1710
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vtolenti89
    • SMBS
    • 12 novembro 2019

     # 6

    O supermercado em Portugal é 10% mais barato que na Alemanha. Exceptuando produtos de higiene, chocolates e perfumaria que custam o dobro em Portugal.

    Refeições em restaurante custam menos 30% em Portugal.

    Qualquer electrodomésticos custa mais em Portugal.

    De que zona da Alemanha é? Na zona que vivo (Ludwigshafen) o clima é igual ao de Braga.

    Em relação a encontrar amizades... Se for num bar ou café,etc é igual, se for no trabalho é mais fácil em Portugal (não há tanta separação entre vida privada e profissional) mas depende de cada pessoa.

    Imóveis para renda há poucos em Portugal e como muita gente não paga, destrói, etc são mais caros.
    Comprar é mais barato.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vtolenti89
  6.  # 7

    Colocado por: jamespondeEu vivi na Alemanha 2 anos, em Darmstadt e gostei.

    O ideal, é tirares umas ferias, tipo 2 semanas e ires até a Braga conhecer primeiro.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário:vtolenti89


    Estaremos voando para Braga no dia 22 para visitar a cidade e talvez ver alguns imóveis.
    • SMBS
    • 12 novembro 2019

     # 8

    Em Portugal são 22 dias de férias. Na Alemanha o normal é 30 dias. E há menos um ou dois feriados em Portugal.
  7.  # 9

    Colocado por: Pedro Barradas
    2. normalmente.. em Portugal, em geral as pessoas são poliglotas. tentam compreender as outras linguas, entendem Ingles, francês, espanhol, italiano, desenrascam-se.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:vtolenti89

    Bom saber que possuem a cabeça mais aberta e estão dispostos a comunicar com os outros.

    Colocado por: Pedro Barradas
    4. Qual é o horário de trabalho que lhe propõem?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:vtolenti89

    Seriam 40 horas semannais, mas por se tratar de um departamento do R&D (Pesquisa e Desenvolvimento) me falaram que fornecem um horário mais flexível.

    Colocado por: Pedro Barradas
    5. Esta não entendi!!?, já alguma vez veio a portugal!!?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:vtolenti89

    Sim, algumas vezes. Ja estive no Sul, em Algarve (muito bonito), Lisboa, Porto e Nazaré. Apenas não gostaria de do dia para noite, passar sufoco em Portugal, se é que tu me entendes.

    Colocado por: Pedro Barradas
    6. Isso depende do que pretende do imóvel, do tamanho, da idade, da localização... Os salarios serão baixos ou não.. depende, a qualidade de vida, para quem tenha trabalho, é boa... mas depende das expectativas de cada um, e do sala´rio que conseguir auferir por cá, do agregado familar, etc...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:vtolenti89

    O salário que estão me oferencendo é aprox. €2050.00 por mês. Fiz algumas contas e achei que se pagasse pouco mais de €600 para arrendar um apartamento seria muito para Portugal
  8.  # 10

    Colocado por: vtolenti892. A cidade de Braga é bem internacional (minha namorada ainda não fala Português fluentemente - ela é croata)

    Não terá grande problemas com isso.

    Colocado por: vtolenti893. O clima em Braga é chuvoso o ano inteiro como ouvi falar?

    No inverno chove bastante. No verão é quente.
    Mas no clima que fica certamente a ganhar!

    Colocado por: vtolenti894. Como é a relação trabalho / tempo livre?

    Não sabe as condições para que vem trabalhar? Isso só depende do seu contrato de trabalho e do que acordou com a sua entidade patronal.

    Colocado por: vtolenti895. Arriscariam deixar a estabilidade proporcionada por um país de primeiro mundo para recomeçar em algum outro lugar (temos ~ 30 anos)?

    Esta para mim é a parte mais importante. Que procura? Que quer de diferente?
    Certamente não vem ganhar mais para cá, por isso ou vem por laços familiares ou à procura de uma qualidade diferente de vida.
    São dois argumentos bons. Se tiver um bom salário, creio que poderá ficar a ganhar em termos de "qualidade" de vida.

    Colocado por: vtolenti896. Por quê os imóveis em Portugal são tão caros, as vezes até mais caro que na Alemanha, e por outro lado os salários são tão baixos?

    Boa pergunta?! :)
    Temos quase tudo ao nível dos países ricos! Menos os salários... :)

    Colocado por: vtolenti897. Algo que sinto falta na Alemanha é o calor humano, pois as pessoas são muito reservadas. Como é isso em Portugal / Braga?

    Dependendo sempre de para onde vai morar, isso é bem diferente.

    Colocado por: vtolenti898. É possível / fácil se movimentar em Braga e aos redores (lado Oeste) utilizando transporte público e bicicleta?

    Se for morar MESMO para a cidade isso não será problema. Se ficar já nos arredores, claramente não é como na Alemanha...

    Colocado por: vtolenti899. Em relação a questão de preconceito, ainda existe muito com estrangeiros?

    Não sendo estrangeiro é sempre dificil avaliar isto. Mas o que vejo e sinto é que quando as PESSOAS são correctas, educadas e se querem verdadeiramente INTEGRAR, costuma-se acolher bastante bem quem vem de fora.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    • eu
    • 12 novembro 2019

     # 11

    Colocado por: vtolenti895. Arriscariam deixar a estabilidade proporcionada por um país de primeiro mundo para recomeçar em algum outro lugar (temos ~ 30 anos)?


    Os locais estão a fugir deste país endividado para a Alemanha e você quer vir para cá? Nós aqui temos um ditado popular "Mudar de Cavalo para Burro". É o que está a tentar fazer... ;)

    Nunca na vida eu sairia de um País avançado como a Alemanha para vir trabalhar para Portugal. Portugal é bom para passar férias, mas não para trabalhar. Os salários aqui são uma miséria.
  9.  # 12

    Colocado por: vtolenti89
    Seriam 40 horas semannais, mas por se tratar de um departamento do R&D (Pesquisa e Desenvolvimento) me falaram que fornecem um horário mais flexível.


    Meio caminho para seres lixado. Horário flexível em Portugal, é: tens horário de entrada, mas nao tens horário de saída...Pergunta como lidam com as horas extras? Banco de horas, ou pagam-nas?


    Colocado por: vtolenti89
    O salário que estão me oferencendo é aprox. €2050.00 por mês. Fiz algumas contas e achei que se pagasse pouco mais de €600 para arrendar um apartamento seria muito para Portugal


    Brutos, ou limpos? Se for limpos, OK. Mas deve ser brutos, o que te dá cerca de 1400 limpos. Vives bem comparativamente com o desgraçado que ganha 500 Euros, mas nao fazes vida de rico.
    • SMBS
    • 12 novembro 2019

     # 13

    Colocado por: eu

    Os locais estão a fugir deste país endividado para a Alemanha e você quer vir para cá? Nós aqui temos um ditado popular "Mudar de Cavalo para Burro". É o que está a tentar fazer... ;)

    Nunca na vida eu sairia de um País avançado como a Alemanha para vir trabalhar para Portugal. Portugal é bom para passar férias, mas não para trabalhar. Os salários aqui são uma miséria.



    Há coisas mais importantes que o dinheiro. Se ele receber 2000€ limpos faz uma vida com mais qualidade que na Alemanha. O problema na Alemanha é quando se sai do trabalho e não se tem muitos amigos. Sobra a TV e pouco mais.

    Isso também depende da personalidade de cada um.
  10.  # 14

    Estamos a falar de 2 coisas, que já por si isoladas, já são tramadas:

    1- Portugal
    2- Industria automóvel

    Não há milagres, os Alemães não vem para cá por causa da cerveja.
  11.  # 15

    Braga na minha opinião é a melhor cidade para se viver em Portugal. Há muito emprego, uma excelente universidade, o Instituto Ibérico de Nanotecnologia, a Bosch, a Aptiv, a Primavera Software, a Farfetch, a Prozis, a DST, a Casais, inúmeras startups na área das novas tecnologias, muito comércio, turismo etc. Para além disso está a 15 minutos de carro da praia e 30 minutos do parque nacional do Gerês. Tem muita oferta cultural e desportiva, um centro histórico bonito e acolhedor, diversão noturna, muitas festas (S. João, Noite Branca, Braga Barroca etc.), um clube de futebol cada vez mais ao nível dos maiores em Portugal e que participa regularmente nas competições internacionais, um Fórum Braga renovado para feiras, eventos e concertos (p. ex. Bryan Adams) e muito mais. Está muito perto de outras cidades como p.ex. Guimarães, Barcelos, Porto. Tem uma população jovem, bons cuidados de saúde com o hospital mais moderno do país, paisagens fantásticas, pouco transito, transportes públicos bons e baratos (comboio, autocarros, táxi) que o levam a qualquer ponto da cidade etc.

    O único senão é de facto o outono/inverno, entre Novembro e Fevereiro, que é um pouco chuvoso e frio e o mercado da habitação que, ao contrario do que se passava há pouquíssimo tempo, é escasso e está completamente inflacionado. Isto deve-se ao facto de ter havido uma "invasão", no bom sentido, por parte de muitos brasileiros que vieram viver para Braga. Hoje em dia na rua, nos cafés, restaurantes e outros espaços públicos é quase impossível não encontrar alguém que fale brasileiro. De resto é sem dúvida uma cidade que oferece muita segurança e qualidade de vida aos seus cidadãos, boas oportunidades de emprego e condições atrativas para investidores. É bom viver em Braga.

    Há no entanto que ponderar algumas coisas. Portugal não é a Alemanha e como tem muitas vantagens, também tem inúmeras desvantagens. Em Portugal não existem os salários mínimos e médios, a disciplina, o civismo, os subsídios sociais ou a organização que encontra na Alemanha. O país tem vindo a melhorar bastante nesses aspetos mas ainda está muito longe da Alemanha.

    O que lhe posso dizer, embora obviamente seja diferente de pessoa para pessoa, é que já estive no seu lugar e nunca me arrependi por ter optado por Portugal.
    Concordam com este comentário: Anonimo1710, Bi91
    • brunoa
    • 12 novembro 2019 editado

     # 16

    A primeira questão que deveria responder é: porque razão nunca se acostumou completamente com a vida na Alemanha, e o que queria encontrar de diferente em Braga para se sentir adaptado. Eu vivo em Braga e já vivi na Holanda e na Finlândia. Se desta ultima não tenho saudades, da holanda tenho muuuitas. Mas isso terá mais a ver com aquilo que eu valorizo, mas que varia de pessoa para pessoa.
    Dito isto, digo-lhe que em portugal, dificilmente viveria noutra cidade. Talvez Aveiro ou Guimarães aqui ao lado. Braga tem um bom compromisso entre tamanho, oferta e mobilidade. No entanto a população está a crescer a olhos vistos e com isso o trânsito também. A população Brasileira na cidade cresceu exponencialmente. E com isso trouxe bastantes coisas boas à cidade. Abertura de diferentes espaços (há até um lugar chamado de boteco são paulo!), restaurantes, etc. A grande maioria destes novos habitantes brasileiros estão na casa dos 30, 40 anos de idade e são muito dinâmicos. A sua integração, a meu ver, tem sido fantástica e não julgo que haja qualquer tipo de preconceito. É claro que haverá sempre quem veja as coisas de forma negativa, mas isso há em todo o lado e são certamente muito poucos! Julgo que em Braga actualmente se irá sentir em casa!
    Relativamente ao clima, não terá que se preocupar se já vive na Alemanha. É muito mais ameno e com muito mais sol!
    Agora relativamente à Bosch. Segundo percebi, iria para o departamento de R&D. Este fica localizado já fora da cidade. A melhor forma de se deslocar para o trabalho seria sempre de carro. Não é uma zona com grande cobertura de transportes públicos. E vivendo no centro (ou perto do centro) a deslocação para o trabalho seria complicada de bicicleta. Acho que estaria sempre fora de questão. Este é um ponto em que em Portugal somos muito diferentes da europa central. Há muito a cultura do carro. A própria cidade de Braga está orientada totalmente para a utilização de carro, com uma circular a rasgar a cidade. No entanto, não demoraria mais que 10 minutos de carro até ao trabalho, pelo que não perderia qualidade de vida.
    Ainda relativamente a Bosch. Tenho alguns amigos a trabalhar no departamento de R&D. Não se preocupe que a flexibilidade de horários existe mas é respeitada. Trabalha as 40h e terá o seu tempo livre. Terá apenas que ver a questão da remuneração. Hoje em dia as rendas estão caríssimas em Braga (à semelhança do País). Conte com 700 euros de renda por um T2/T3 com boas condições!
    • eu
    • 12 novembro 2019

     # 17

    Colocado por: SMBSSe ele receber 2000€ limpos faz uma vida com mais qualidade que na Alemanha

    Concordo, se fossem 2000 limpos e um contrato sem termo. Mas não me parece que sejam limpos, mas sim, brutos.
  12.  # 18

    Colocado por: eu

    Os locais estão a fugir deste país endividado para a Alemanha e você quer vir para cá? Nós aqui temos um ditado popular "Mudar de Cavalo para Burro". É o que está a tentar fazer... ;)

    Nunca na vida eu sairia de um País avançado como a Alemanha para vir trabalhar para Portugal. Portugal é bom para passar férias, mas não para trabalhar. Os salários aqui são uma miséria.


    Concordo totalmente.

    Imagine
    vtolenti89
    que o dia de amanha a Bosch decide mudar-se para outro pais onde tem melhores condicoes para a propria marca(outro pais onde poder apertar mais as pessoas,falando claro,onde as explorar)

    Que vai fazer fazer logo com a sua vida?sera que pode logo ir novamente para Alemanha, ou pelo contrario, em lugar de progredir e melhorar as suas condiçoes e qualidfade de vida, vai ver como por cima nao faz outra coisa que as piorar (acaba num pais del este a receber 1/3 a menos do que recebia em Portugal e deus sabe quanto menos do que podia tar a receber em Alemanha)

    Dinehiro nao e tudo, mas no seu caso pelo que se pode ver nao tem nenhum vinculo emocional (familia,memorias) com Portugal.

    Por isso eu de maneira nehuma arriscaba.
    Hoje por hoje, no seu caso,eu so vinha ca de ferias, ou logo a desfrutar da reforma.

    Se quer sai de Alemanha,olhe para os paises para cima, e nao para os de para baixo
    • SMBS
    • 12 novembro 2019

     # 19

    Mais depressa fecham uma fábrica na Alemanha que a Bosch em Braga, onde estão a desenvolver o futuro da assistência à condução a preço baixo e com mão de obra extremamente qualificada.

    Na Alemanha pagariam 4 a 5 vezes pela mesma mão de obra.
    Concordam com este comentário: simples, brunoa, lmatos
  13.  # 20

    Colocado por: SMBSMais depressa fecham uma fábrica na Alemanha que a Bosch em Braga, onde estão a desenvolver o futuro da assistência à condução a preço baixo e com mão de obra extremamente qualificada.

    Na Alemanha pagariam 4 a 5 vezes pela mesma mão de obra.


    Totalmente de acordo. O novo centro de investigação da Bosch foi inaugurado no ano passado com pompa e circunstância, contando com a presença do primeiro-ministro António Costa e a chanceler alemã Angela Merkel.

    Com o devido exagero, Braga é cada vez mais uma espécie de Silicon Valley de Portugal, com muitas startups na área das novas tecnologias, mão-de-obra altamente qualificada e relativamente barata. Digo relativamente porque são salários acima da média portuguesa mas muito abaixo daquilo que se pagaria por exemplo na Alemanha por trabalhadores com a mesma qualificação.
 
0.0260 seg. NEW