Iniciar sessão ou registar-se
    • spka
    • 12 novembro 2019

     # 1

    Boa Tarde.
    A minha dúvida é a seguinte.
    É possivel assegurar o valor dado de entrada por uma das pessoas do casal (não casados) em caso de separação?

    Vou entrar com cerca de 35% do valor da casa sozinho sendo o restante valor pedido crédito conjunto ao banco.

    O que poderei fazer para assegurar não perder esse valor que em caso de separação?

    Cumprimentos
  1.  # 2

    Na escritura da casa é definido o valor dado de entrada e quem deu o dinheiro. têm ai a prova
    Estas pessoas agradeceram este comentário: spka
    • spka
    • 12 novembro 2019

     # 3

    O valor dado de entrada no CPCV é 10% e no dia da escritura darei mais 25% de capital próprio, juntamento com 65% restantes de crédito conjunto. Isso fica registado ?
  2.  # 4

    Colocado por: Pedro_MoreiraNa escritura da casa é definido o valor dado de entrada e quem deu o dinheiro. têm ai a prova
    Estas pessoas agradeceram este comentário:spka

    E quem deu o dinheiro? No dia da escritura vai o casal, certo? A casa custa x mas pediram y. Onde é que fica registado que o dinheiro de entrada é dos dois ou só de um? Não fica...

    Para todos os efeitos, a casa passará a ser dos dois e a entrada que apenas um deu, é como se fosse dos dois também
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bender
  3.  # 5

    No dia da escritura é escrito que o senhor XPTO entregou 15.000€ e o restante é pago com o cheque visado do banco da conta do casal.

    Por um documento estar assinado por 2 pessoas não invalida que ambos tenham contribuído de forma diferente
  4.  # 6

    Você vai dar 35% de entrada para a casa, não é 10% + 25%. Os bancos agora exigem um minimo de 10%, mas você se quiser até pode pagar 95% a pronto e usar crédito para os restantes 5%
  5.  # 7

    Não sendo casados, a casa é metade de um e metade de outro (1/2 + 1/2).
    Na escritura fica descriminado quanto é que cada um deu de entrada de capital, e esse valor fica salvaguardado e não entra para partilha no caso de uma futura venda (ou separação, se for o caso)...
    O mesmo acontece se forem casados com separação de bens.
    O valor de entrada só passa a ser dos dois se forem casados em regime de adquiridos, ou comunhão total de bens.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: spka
  6.  # 8

    Ou seja, são metades indivisas.
    Um exemplo prático;
    Se uma das pessoas tiver dívidas ao estado, as finanças só podem penhorar a metade da casa que pertence a pessoa com dívidas. A outra metade (da pessoa sem dívidas) permanece livre de encargos.
    • spka
    • 12 novembro 2019

     # 9

    Colocado por: DartasNão sendo casados, a casa é metade de um e metade de outro (1/2 + 1/2).
    Na escritura fica descriminado quanto é que cada um deu de entrada de capital, e esse valor fica salvaguardado e não entra para partilha no caso de uma futura venda (ou separação, se for o caso)...
    O mesmo acontece se forem casados com separação de bens.
    O valor de entrada só passa a ser dos dois se forem casados em regime de adquiridos, ou comunhão total de bens.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:spka
    Isso significa que não preciso de pedir nenhuma especialidade na escritura, que por norma isso vem tudo descrito? O que cada um deu?
  7.  # 10

    Colocado por: spkaIsso significa que não preciso de pedir nenhuma especialidade na escritura, que por norma isso vem tudo descrito? O que cada um deu?


    Tenho a mesma dúvida.. Espero que alguem possa ajudar spka... Vou aguardar
    Concordam com este comentário: spka
  8.  # 11

    Se ainda não casaram e já pensam em divórcio, se calhar é melhor não casar.

    Se querem casar, casem com separação de bens e tem o assunto resolvido.
  9.  # 12

    Têm a certeza que é assim que funciona?

    Quando comprei a minha casa com a minha namorada, não veio descrito quanto é que cada um deu de entrada em lado nenhum...

    No processo de compra de casa, tivemos que abrir uma conta no banco que nos financiou o CH. Nós depositamos o valor da entrada mais o valor da escritura e impostos e assinou-se uma escritura em que menciona o preço da casa e penso que o valor pedido ao banco.

    Penso que não menciona em lado nenhum que dei x e a minha namorada y.

    Mas ok...
  10.  # 13

    Colocado por: spkaIsso significa que não preciso de pedir nenhuma especialidade na escritura, que por norma isso vem tudo descrito? O que cada um deu?

    Sim. Os notários vão vos pedir isso tudo e isso virá na escritura. Quem pagou o quê, como pagou, quando pagou e quanto. Fica tudo descriminado, no entanto pode sempre certificar-se disso com o notário antes de assinar. Aliás, se quiser até pode pedir um draft da escritura aos notários com antecedência para dar uma vista de olhos (isso dependendo do notário, claro, que há uns mais "tranquilos" que outros
    Estas pessoas agradeceram este comentário: spka
  11.  # 14

    Colocado por: JCoimbraTêm a certeza que é assim que funciona?

    Quando comprei a minha casa com a minha namorada, não veio descrito quanto é que cada um deu de entrada em lado nenhum...

    No processo de compra de casa, tivemos que abrir uma conta no banco que nos financiou o CH. Nós depositamos o valor da entrada mais o valor da escritura e impostos e assinou-se uma escritura em que menciona o preço da casa e penso que o valor pedido ao banco.

    Penso que não menciona em lado nenhum que dei x e a minha namorada y.

    Mas ok...

    Depende muito da forma como compram e como pagam.
    Se abrem uma conta conjunta e pagam tudo dali, é claro que estão a comprar em comunhão, e aí nada do que foi dito anteriormente se põe...
    É um caso muito diferente daquele esposto pelo User.
    Cada caso é um caso ;)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: spka
  12.  # 15

    Aliás, se for ler a sua escritura de certeza que diz lá como, em quanto, e quando foram pagas as quantias de entrada, reforço (caso tenha havido) e remanescente... Vá ver e depois venha confirmar aqui.
  13.  # 16

    Um casamento é um "contrato conjugal" e acho bem, se uma parte do casal entra com mais capital, salvaguardar a sua posição. Porque se um dia as coisas correrem mal é ai que depois se esquece o amor e entrasse na parte do dinheiro e divisões.

    É colocar no momento da escritura quem entrou com o que para a compra da casa. Uma escritura é uma descrição dos valores e de como foi feito o negócio. Ler e rectificar o que for necessário antes de se assinar.
 
0.0194 seg. NEW