Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Estou a pensar comprar um painel solar (termossifão) para uma moradia, mas não percebo nada do tema!

    Alguém me indica a melhor opção qualidade/preço para a versão de 200 litros (dentro daquelas marcas/modelos que tem subsídio do Estado) para a zona de Faro? A diferença de preços pode chegar a ser quase o dobro consoante a escolha que se faz. Valem a diferença os mais caros? Devo desconfiar das "pechinchas"?

    Como só somos dois e com a exposição solar que existe em Faro julgo que 200 litros que deve chegar, ou não?

    A moradia tem instalação de gás (mas não sei se é gás natural ou não, só sei que é fornecido pela rolear- rolegás). Pergunto: vou ter que continuar a ter gás (o qual só serve mesmo para aquecer a agua através de esquentador), ou vou poder mesmo cortar o fornecimento de gás à moradia? vale a pena o investimento ou é mais uma moda esbanjadora?

    Obrigado
  2.  # 2

    Bom dia

    Poderá optar pela Rigsun que é do Algarve e está inserida no programa do Governo, consulte o site deles.
    São painéis que me parecem com alguma optimização e qualidade de rendimento.
    200 lts chega perfeitamente para duas pessoas, Faro é uma zona com latitude favorável poderá optar por um colector(painel) selectivo normal, sem recorrer ao de alto rendimento (titânio).
    Quanto ao gás, poderá dispensar, utilizando uma resistência eléctrica que vem incorporada no Kit de termossifão e com recurso ao bi-horário, através de um relógio programador fará o aquecimento da água quando necessária por exemplo durante a noite.

    Cumps
  3.  # 3

    ... amigo, eu aconselho a SOLARTH, o equipamento de 180 litros.
    Esta marca ( australiana)é referência mundial em sistemas de agua quente sanitária, é muito eficiente, fiável.. com equipamentos istalados sem problemas à mais de 20 anos em Portugal (sem manutenções)... penso que quem instala os equipamentos da SOLAHART no algarve ( programa do governo) será a ENAT e a JORO... vá ver os equipamentos.

    o CÁLCULO DA CAPITAÇÃO POR OCUPANTE É DE 40 LITROS de agua quente. portanto imagine 4 pessoasx40l= 120l ( 180 litros chega e sobeja)

    Pode continuar a utilizar o gás ou não... se utilizar o equipamento terá de ser montado com o modulo solar, para controle do Esquentador. Mas se não quiser mais gás em casa, o equipamento trás de série um backup electrico no acumulador.

    PS: eu sou anti-gás... ;)
 
0.0082 seg. NEW