Colocado por: MdeW
a doação de um pai (ou mãe) a filho não carece de consentimento dos outros filhos, só a venda (dif entre o artigo 877 e 940 do CC)
o que se costuma fazer, por precaução, é na escritura o doador fazer uma declaração de dispensa de colação (essa declaração visa evitar que esse bem doado depois entre nas partilhas por herança)
Colocado por: Palhava
Nunca pensei!
Colocado por: MdeW
a doação de um pai (ou mãe) a filho não carece de consentimento dos outros filhos, só a venda (dif entre o artigo 877 e 940 do CC)
o que se costuma fazer, por precaução, é na escritura o doador fazer uma declaração de dispensa de colação (essa declaração visa evitar que esse bem doado depois entre nas partilhas por herança)
"quem fizer a cabeça" dos pais passa a perna aos irmãos de modo sub-reptício, acho que não é justo.
Colocado por: rjmsilvaA casa é dos pais, eles dão a casa a quem quiserem.
Colocado por: rjmsilvaA casa é dos pais, eles dão a casa a quem quiserem.
Colocado por: rjmsilvaSe um imóvel é meu posso doar a quem me apetecer, os meus filhos não têm nada a ver com isso.
Colocado por: rjmsilvaSe um imóvel é meu posso doar a quem me apetecer, os meus filhos não têm nada a ver com isso.
Colocado por: Mk PtTêm sim
Colocado por: Mariasevera
Pelos vistos só têm a ver,se houver uma venda a irmão.Se for doação, não.
Colocado por: Mk Pt
se você doar imóvel a um dos filhos, os outros filhos também vão herdar esse bem, caso não tenha feito documento de dispensa de colação (e isto só tem validade se o bem doado não ultrapassar 1/3 do valor da herança).
Quando falecer a doação que fez, se não tiver feito o documento de dispensa de colação (ou se a doação ultrapassar 1/3 do valor da herança, mesmo fazendo esse documento) é devolvido à herança ou então deduzido da herança do filho que recebeu essa doação..
Colocado por: Mariasevera
O pior caso clássico:
A mãe morre.
Aparece uma nova esposa que casa com o viúvo,e leva tudo.Coisas que eram da mãe.
Colocado por: rjmsilva
Se a mãe morre, os filhos herdam.
Colocado por: MariaseveraQuando toca a dinheiro.Não há pai, não há mãe, não há irmãos... não há nada.
Colocado por: Palhava
???
Colocado por: Palhava1-Vender a casa a outra pessoa fora da família