Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Venho solicitar auxilio num problema já bastante falado aqui no forum: Isolamento térmico
    Vivo num apartamento próprio que fica no último andar de um prédio com sotão sem isolamento térmico algum. Acontece que o meu prédio não tem prédios vizinhos e as paredes dos quartos estão viradas a Norte e o apartamento em si só apanha parcialmente sol até meio da manhã. Como devem calcular, a casa de inverno é um congelador e de verão é um forno.
    Tentei resolver esta situação com o condomínio propondo o isolamento térmico do sotão ou então eu pagar e fazer o isolamento somente na parte do meu apartamento. As duas soluções foram negadas sem hipótese sequer de eu pagar...
    Então a melhor hipótese que penso ter é fazer um isolamento das paredes pelo interior (que estão diretamente em contacto com o exterior) e um teto falso com isolamento térmico.
    Já li bastantes discussões aqui no forum acerca desde assunto mas ainda não consegui perceber quais os melhores materiais para o efeito pretendido. Já pensei em fazer com XPS ou cortiça (também faz isolamento acustico) e gesso cartonado nas paredes (Pladur) e lã de rocha no teto falso.
    Peço as vossa opiniões e agradeço desde já pela ajuda.
    •  
      Mk Pt
    • 13 novembro 2019 editado

     # 2

    Colocado por: Cassie Já pensei em fazer com XPS ou cortiça (também faz isolamento acustico) e gesso cartonado nas paredes (Pladur) e lã de rocha no teto falso.

    Esqueça a cortiça, é caro.
    Em termos de custo, XPS ou lã de rocha são bem melhores a nível de térmica por cada €€ gasto, e se a questão acústica for importante, vá pela lã de rocha, que também funciona a nível acústico.

    Pode meter lã de rocha nas paredes também, há painéis rigidos.
    Tem que ter cuidado é com os montantes do gesso cartonado nas paredes e no tecto, para não fazerem ponte térmica entre parede e gesso cartonado.

    Metendo lã de rocha, coloque do que tem papel kraft para o lado do interior da casa.

    Tenha em conta que é preferível isolar melhor o tecto do que as paredes. O calor sobe, logo a maior espessura de isolamento deve ir para o tecto, é preferível 10cm de isolamento no tecto e 6cm nas paredes do que meter 8cm no tecto e 8cm nas paredes.


    A caixilharia das janelas/portas é recente/tem corte térmico e vidros duplos a sério, ou é antiga?

    A caixilharia/vidros costumam ser o elo mais fraco a nível térmico, se tiver vidros simples e caixilharia fraca, pode isolar o resto que ajuda um bocado, mas o elo mais fraco a nível térmico continuará.

    Se tiver caixilharia fraca/vidro simples compensa mais (é mais mais barato e melhor isolamento) meter outra caixilharia simples/vidro simples do que substituir o que tem por boa caixilharia com vidros duplos, embora em termos de execução isto depende do espaço/circunstâncias/tipo de janela/porta e pode não ser simples/dar para colocar caixilharia dupla.
    Concordam com este comentário: Urpendium
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Cassie
  2.  # 3

    A caixilharia das janelas/portas é recente/tem corte térmico e vidros duplos a sério, ou é antiga?


    Obrigada pelas sugestões que me vão ajudar bastante :)

    A caixilharia é recente, de alumínio com vidro duplo e corte térmico da Technal - tivemos que cortar as pedras mas deu para colocar.
    Esqueci-me de referir que o apartamento tem construção de parede dupla e é de 1996. Quando coloquei ar condicionado na sala verifiquei (quando fizeram o furo para as tubagens) que existe EPS muito fino (+-1 cm) no interior das paredes. No entanto, as paredes estão geladas na mesma.
    •  
      Mk Pt
    • 13 novembro 2019 editado

     # 4

    Colocado por: Cassie

    Obrigada pelas sugestões que me vão ajudar bastante :)

    A caixilharia é recente, de alumínio com vidro duplo e corte térmico da Technal - tivemos que cortar as pedras mas deu para colocar.
    Esqueci-me de referir que o apartamento tem construção de parede dupla e é de 1996. Quando coloquei ar condicionado na sala verifiquei (quando fizeram o furo para as tubagens) que existe EPS muito fino (+-1 cm) no interior das paredes. No entanto, as paredes estão geladas na mesma.


    Os meados dos anos 90 são quase os primórdios da preocupação com isolamento térmico na construção em Portugal, faziam-se paredes duplas mal amanhadas, sem forras em elementos estruturais e, com sorte, metiam EPS/'esferovite' fino nas paredes - mas que na prática pouco ou nada fazem.

    O investimento que está a fazer para isolar a casa é isso mesmo: um investimento, em poupança na necessidade de aquecimento/arrefecimento no futuro, e em conforto na utilização da casa. Ainda é um gasto significativo, mas com o tempo vai perceber que é uma boa opção. :)

    Se colocar isolamento nas paredes+cobertura pelo interior como referiu vai ajudar bastante.
    Como é isolamento pelo interior, vai é ter inercia térmica fraca, ou seja, se abrir portas/janelas o calor sai rapidamente. Mas ainda assim, vai melhorar bastante face ao que tem, como disse.

    A nivel acústico, se ouve alguns ruídos dentro de casa vindos do exterior também melhorará, principalmente colocando lã de rocha.

    Se tiver estores e se ainda não o fez, também pode colocar algum isolamento na caixa de estores, caixas de estores dessa época também são um ponto por onde perde bastante energia/calor.
    Concordam com este comentário: NunoSaa
    •  
      HML82
    • 15 novembro 2019

     # 5

    Cassie, desculpe usar o seu tópico, mas como tenho um problema semelhante pode ser que ajude a ambos.
    No entanto o meu apartamento como é um pouco mais antigo a nível de isolamento térmico é muito fraco. Tenho no entanto algumas dúvidas em como não ter pontes térmicas nos perfis do Pladur. E se nas paredes que dão para a casa vizinha é necessário isolamento? Tal como nas pedras a volta das janelas. Outra situação é na cozinha e WC paredes revestidas a mosaico, não dão para isolar sem ter de partir.
    Mas do que andei a pesquisar mesmo as paredes interiores deviam levar isolamento para não haver pontes térmicas, o qual no meu caso é mais difícil. Pois irá reduzir a área útil.
    No tecto não há dúvida é isolar e Pladur.

    Obrigado pelas sugestões.
  3.  # 6

    Morei num último andar e o sotão tinha poliuretano projetado, não sei se é um investimento caro ou não.
  4.  # 7

    Colocado por: CassieBoa tarde,

    Venho solicitar auxilio num problema já bastante falado aqui no forum: Isolamento térmico
    Vivo num apartamento próprio que fica no último andar de um prédio com sotão sem isolamento térmico algum. Acontece que o meu prédio não tem prédios vizinhos e as paredes dos quartos estão viradas a Norte e o apartamento em si só apanha parcialmente sol até meio da manhã. Como devem calcular, a casa de inverno é um congelador e de verão é um forno.
    Tentei resolver esta situação com o condomínio propondo o isolamento térmico do sotão ou então eu pagar e fazer o isolamento somente na parte do meu apartamento. As duas soluções foram negadas sem hipótese sequer de eu pagar...
    Então a melhor hipótese que penso ter é fazer um isolamento das paredes pelo interior (que estão diretamente em contacto com o exterior) e um teto falso com isolamento térmico.
    Já li bastantes discussões aqui no forum acerca desde assunto mas ainda não consegui perceber quais os melhores materiais para o efeito pretendido. Já pensei em fazer com XPS ou cortiça (também faz isolamento acustico) e gesso cartonado nas paredes (Pladur) e lã de rocha no teto falso.
    Peço as vossa opiniões e agradeço desde já pela ajuda.


    Boa tarde,

    A sua situação é uma situação típica para a utilização do sistema ATLAS M-SYSTEM, onde consegue criar uma estrutura que irá depois servir de suporte para as placas de gesso, e o isolamento neste sistema é continuo, não existe interrupção pois não temos montantes metálicos.

    Fica aqui umas fotos também:
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
      22.jpg
      15.jpg
  5.  # 8

    Pessoal aproveitando a onda...
    Vamos supor que estou na mesma situação e quero isolar o apartamento onde moro.
    É antigo também mas não é o último do prédio.
    Existem empresas a sério que me fazem eate trabalho na zona de Lisboa? Isto é, com um técnico que possa vir ver, analisar, perceber onde estou a perder calor, etc...
    Ou seja, esqueçamos que venho aqui pedir ajuda... Que tipo de empresas se deve procurar?

    Interesso-me cada vez mais neste assunto porque pondero comprar a casa onde estou, mas preciso de avaliar alguns pontos de modo a perceber se é ou não um bom investimento.
  6.  # 9

    Colocado por: casinhaDaAvoExistem empresas a sério que me fazem eate trabalho na zona de Lisboa? Isto é, com um técnico que possa vir ver, analisar, perceber onde estou a perder calor, etc...
    Ou seja, esqueçamos que venho aqui pedir ajuda... Que tipo de empresas se deve procurar?

    Pede um diagonostico imobiliário.
    Em Lx, posso recomendar a IMOdiag., é de Sacavém. tem diversos pacotes de diagnóstico imobiliário. veja os serviços que disponibilizam, peça cotação ou dê-lhes uma ligadela.
    https://www.imodiag.pt/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: casinhaDaAvo
  7.  # 10

    Obrigado
    De facto faz sentido que haja, mas como o pessoal aqui tem sempre uma opinião, fiquei a pensar se contratar uma empresa pode valer a pena pois para quem não percebe (como eu) talvez seja a melhor solução
    Contudo, isto é apenas por curiosidade.
  8.  # 11

    Ola Cassie
    Ja decidiu qual solução que vai aplicar?
  9.  # 12

    Alguém sabe responder se é boa solução a colocação de gesso cartonado com isolamento tipo 10+40eps aparafusado em perfis Omega?

    Dado a inexperiencia com Massa de agarre, esta solucao talvez fosse mais fácil de aplicar.

    A massa de agarre funciona se for para colar placas deste tipo numa parede de wc com azulejos? E depois aguenta revestimento com novos azulejos?

    Obrigado
    • MeTa
    • 3 janeiro 2020

     # 13

    Por falta de experiência e tempo, recomendam uma ou outra empresa fiável neste tipo de serviços na área de Lisboa?
  10.  # 14

    Boa tarde

    Estou a pesquisar com o mesmo objectivo, não poderei fazer por fora, devido a restrições da construção.
    Até agora encontrei duas soluções possíveis, não queria usar isolamento com espessura alta porque reduz muito o espaço e estéticamente fica mal .
    Pelos comentários que recebi, a solução projectada não será boa para o tecto, neste momento tem 3 m mas irei baixar com tecto falso para 2,60-2,70, e isolar a placa ou pensar na solução proposta aqui de pladur já com isolamento

    https://www.sempatap.net/
    https://www.secilargamassas.pt/pt/catalogo/solucoes-de-renovacao/paredes-e-tectos-interiores/reabilitacao-termica-pelo-interior-dos-edificios

    Cumprimentos
 
0.0157 seg. NEW