Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: TicMicPenso que o diretor de curso de civil da UM não vai colaborar muit

Por acaso faz-me um bocado de confusão este tipo de elitismos em alguns cursos/universidades.
    A minha mulher é da FCTUC, na altura era um dos cursos "mais bem vistos" o pessoal sai de lá todo com ar de quem sabia daquilo a potes.
    Na prática, metade daquilo que tinham passado anos a estudar servia para muito pouco à grande maioria dos engenheiros.
    Em compensação havia colegas de outros cursos "menos reconhecidos" com muito mais rasgo e sentido prático para as atividades diárias de um engenheiro em obra.
    Concordam com este comentário: eu
  2.  # 2

Colocado por: TicMic

Acho que não vais conseguir fazer o que pretendes. O curso de civil na UM é bastante difícil e não me parece que consigas fazer o curso em 5 anos a trabalhar e a estudar.

Desculpa ser tão sincero. Mas tendo já 27 anos, já não tendo a pedalada de um miúdo de 18 para te amarrares aos livros, não me parece nada fácil.
    Até porque o curso assenta muito em trabalhos de grupo, e tendo tu de trabalhar e grandes restrições horárias, não vais estar nos grupos onde o pessoal trabalha mais e isso não te vai trazer facilidades.

É possível, mas no meu ponto de vista, é muito muito difícil. Pessoalmente, a não ser que sejas um crânio e um gajo super dedicado, não acredito que o fizesses em 5 anos. Basta dares de caras com as matemáticas e físicas iniciais, que vais querer logo desistir.

Apanhei um sujeito com a tua idade também quando estava a estudar e ele já não derivava, não percebia um raio daquilo, e não tinha o empenho. E ele já nem trabalhava... ainda esta no 4 ano.

Estou a compreender o que me diz.
    Em relação a estudo/tempo, apesar de ter as restrições que se associam a quem está a trabalhar, sei que tenho a facilidade de trocar turnos/trocar dias de trabalho, marcar as férias para a época de exames ou trabalhos mais complexos... Mas claro que terei em atenção aquilo que me disse.
    A minha relação com as matemáticas, calculo sempre foram razoáveis... como o meu trabalho consiste em muito tempo livre (em frente a um pc sem nada para fazer) dou por mim a ver vídeos no youtube disso mesmo. Nunca desliguei completamente dos estudos pois desde que comecei a trabalhar, sempre por opção, faço várias formações em diversas áreas, não por necessidade profissional mas sim por uma questão cultural e de conhecimento.
    Quero com isto dizer que apesar dos 27 anos, ainda mantenho método de estudo.

Obviamente que posso não me conseguir adaptar mas uma pessoa se não tentar nunca sabe não é?
  3.  # 3

Colocado por: AlbertinoVQuero com isto dizer que apesar dos 27 anos, ainda mantenho método de estudo.

Opá!! és muito novo. aproveita!! Acho que fazes muito bem.
    Concordam com este comentário: Mk Pt, Filipe R. Carvalho, CMartin
  4.  # 4

Colocado por: zedasilva
    Por acaso faz-me um bocado de confusão este tipo de elitismos em alguns cursos/universidades.
    A minha mulher é da FCTUC, na altura era um dos cursos "mais bem vistos" o pessoal sai de lá todo com ar de quem sabia daquilo a potes.
    Na prática, metade daquilo que tinham passado anos a estudar servia para muito pouco à grande maioria dos engenheiros.
    Em compensação havia colegas de outros cursos "menos reconhecidos" com muito mais rasgo e sentido prático para as atividades diárias de um engenheiro em obra.

Elitismo porque? Eu só acho que, pelo que conheço e ouço dizer do gajo, que não vai colaborar. Até posso estar enganado.
    Já se fores a outros cursos de engenharia dentro da mesma universidade, os D.C. São mais prestáveis. Civil na UM está cheia de "catedráticos"
  5.  # 5

Colocado por: AlbertinoV

Estou a compreender o que me diz.
    Em relação a estudo/tempo, apesar de ter as restrições que se associam a quem está a trabalhar, sei que tenho a facilidade de trocar turnos/trocar dias de trabalho, marcar as férias para a época de exames ou trabalhos mais complexos... Mas claro que terei em atenção aquilo que me disse.
    A minha relação com as matemáticas, calculo sempre foram razoáveis... como o meu trabalho consiste em muito tempo livre (em frente a um pc sem nada para fazer) dou por mim a ver vídeos no youtube disso mesmo. Nunca desliguei completamente dos estudos pois desde que comecei a trabalhar, sempre por opção, faço várias formações em diversas áreas, não por necessidade profissional mas sim por uma questão cultural e de conhecimento.
    Quero com isto dizer que apesar dos 27 anos, ainda mantenho método de estudo.

Obviamente que posso não me conseguir adaptar mas uma pessoa se não tentar nunca sabe não é?

Eu acho que deves tentar, eu só não acho que seja fazível o curso em5 anos para quem trabalha. Há algumas aulas obrigatórias e normalmente as cadeiras fazem-se melhor por teste que por exame. Há profs que chumbam todos em exame (vai-se lá saber pq)

Não tens possibilidade de te aguentares 5 anos sem trabalhar e só a estudar? Vai ver as cadeiras do MIEEC, os horários ao site da UM e já tens a noção da carga horária que é, então nos primeiros anos....
  6.  # 6

Colocado por: TicMicCivil na UM está cheia de "catedráticos"

Este é o problema.
    É por isso que antes de escolher esta ou aquela universidade se deve ponderar que tipo de formação pretendo.
    Quero ser um engenheiro de projeto de estruturas complexas ou quero fazer carreira como diretor de obras de média dimensão?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  7.  # 7

Colocado por: zedasilva
    Este é o problema.
    É por isso que antes de escolher esta ou aquela universidade se deve ponderar que tipo de formação pretendo.
    Quero ser um engenheiro de projeto de estruturas complexas ou quero fazer carreira como diretor de obras de média dimensão?
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas

Acho que o local onde tiras a formação quase só interessa para os 2 primeiros empregos, depois o que conta é o que se fez nesses e a capacidade individual de cada um. Eu fiz engenharia (não civil e nada ligado à construção) na UM e tive professores excelentes, que sabiam o meu nome é me tratavam por tu na maioria dos cases. Não havia grande distanciamento. Considero que escolhi bem a universidade.

Civil na feup ainda deve ter mais catedráticos...
  8.  # 8

Colocado por: TicMicAcho que o local onde tiras a formação quase só interessa para os 2 primeiros empregos

Forma-te para a vida e para a forma como encaras a tua profissão.
    Poderiamos falar aqui dos cursos de arquitetura de há 10 anos e da dificuldade dos licenciados encararem uma realidade profissional completamente diferente daquela que lhes ensinavam na escola.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  9.  # 9

Colocado por: ****O carlos Lopes tinha 37 anos quando ganhou a maratona .

Eu tinha a mesma idade quando me matriculei num curso superior.
    Depois disso fiz mais 3 pós graduações.
    É difícil?
    É! Mas não é impossível nem nada de outro mundo
  10.  # 10

Colocado por: ****O homem vá estudar, cague nestes gajos do bota abaixo , 90% das pessoas que conheci ao longo da vida , com capacidade , foram trabalhadores estudantes , seja nocturno , pós laboral ou on-line só depende de si , quanto a escolher a universidade , qualquer uma reconhecida dá , o que não falta aí são canudos de universidades de topo e andam cá fora a trabalhar na obra , e outros por aí , seja engenheiro do técnico ou do isel é igual , vá em frente . Em Inglaterra , usa, já dão mais valor a um curso on-line que presencial ( acreditam que o aluno para se safar sozinho têm de ser mesmo bom).

Ps: O carlos Lopes tinha 37 anos quando ganhou a maratona .

Grande treta isso que disseste, até porque nem é verdade.

Quanto ao user do tópico, eu acho também que deves ir estudar, tentei foi precaver-te para a dificuldade que vai ser fazeres Civil na UM enquanto estudas. Eu não disse que era impossível, eu acredito é que poucos o conseguem fazer. E depois ainda ha o trabalhar Durant eu o fds só como eu fiz na universidade, ou trabalhar a tempo inteiro mais o curso.

Por fim, deves tentar, e se precisares que algo mais direto da UM, manda pm que eu ajudo no que puder, recentemente tive a trabalhar perto de onde moras, numa grande multinacional alemã aí da zona ;)
  11.  # 11

Vontade não me falta, é algo que pessoalmente sinto que me falta para poder prosseguir na vida. Na verdade não me sinto realizado com o que faço nem tão pouco feliz no trabalho.

Não tenho restrições de tempo, fazer em 5, 6, 7 não seria isso que me afastaria.

Percebo o que diz o TicMic e agradeço,,como a todos os que deram a sua opinião.

Não tenho possibilidade de não trabalhar... Talvez uma temporada sim mas não no percurso todo, há responsabilidades que não posso fugir. Consigo gerir o meu horário de trabalho em função dos estudos, posso abdicar dos fins de semana para trabalhar optando por ter folgas a semana que já liberta 2 dias/semana.

Bem, seriamente a pensar em seguir em frente...
  12.  # 12

Colocado por: AlbertinoVVontade não me falta, é algo que pessoalmente sinto que me falta para poder prosseguir na vida. Na verdade não me sinto realizado com o que faço nem tão pouco feliz no trabalho.

Não tenho restrições de tempo, fazer em 5, 6, 7 não seria isso que me afastaria.

Percebo o que diz o TicMic e agradeço,,como a todos os que deram a sua opinião.

Não tenho possibilidade de não trabalhar... Talvez uma temporada sim mas não no percurso todo, há responsabilidades que não posso fugir. Consigo gerir o meu horário de trabalho em função dos estudos, posso abdicar dos fins de semana para trabalhar optando por ter folgas a semana que já liberta 2 dias/semana.

Bem, seriamente a pensar em seguir em frente...

É tentar então! Eu acho realmente difícil, mas impossível não é!
    Desejo-te sorte e se não estás feliz com o que fazes, então é lutar por mais e melhor.
    Podes também tentar fazer So determinadas cadeiras e deixas as mais difíceis para limpares em 6 meses que não tenhas de ir ao trabalho, etc etc
  13.  # 13

Colocado por: ****

Treta as grandes universidades no mundo já tem cursos on-line , deixa-te disso . Quem te disse que não é verdade dizes tu !

O único país onde não querem reconhecer diplomas de universidades a distância , é só o curso de arquitetura e é no Brasil .

Não te disse que cursos online não eram reconhecidos, só não tem o mesmo peso que tu lhes queres dar.
  14.  # 14

Sim, é bem possível, mas prepara-te para muitas noites sem dormir :).
    Tirei a licenciatura e mestrado em Eng. Eletrotecnica em 7 anos e entrei para a universidade com 31.
    Ter um bom relacionamento com os colegas e docentes de curso, é meio caminho andado, pois facilita que te arranjem apontamentos (sim, fazem muita falta).
    Também tive sempre estatuto trabalhador-estudante, tanto na universidade como na empresa.
    Boa sorte!!!
  15.  # 15

Colocado por: morrisonSim, é bem possível, mas prepara-te para muitas noites sem dormir :).
    Tirei a licenciatura e mestrado em Eng. Eletrotecnica em 7 anos e entrei para a universidade com 31.
    Ter um bom relacionamento com os colegas e docentes de curso, é meio caminho andado, pois facilita que te arranjem apontamentos (sim, fazem muita falta).
    Também tive sempre estatuto trabalhador-estudante, tanto na universidade como na empresa.
    Boa sorte!!!

Grande conselho!
  16.  # 16

Colocado por: TicMic

Acho que não vais conseguir fazer o que pretendes. O curso de civil na UM é bastante difícil e não me parece que consigas fazer o curso em 5 anos a trabalhar e a estudar.

Desculpa ser tão sincero. Mas tendo já 27 anos, já não tendo a pedalada de um miúdo de 18 para te amarrares aos livros, não me parece nada fácil.

Discordo, a maturidade é uma coisa que pode fazer toda a diferença. Eu voltei aos livros depois da tropa e o esforço e dedicação eram completamente diferentes. Aos 18 eu e outros queríamos era curtir a vida!
  17.  # 17

... eu no 5º ano da universidade, estudei à noite. Grande parte do pessoal meu colega, era mais velho, com empregos, com família para cuidar, muita dedicação e sacrifício... e resultados condizentes. A idade e maturidade fazem muita diferença, e anulam algumas das supostas vantagens da juventude... e arquitectura, não sendo um curso que necessite de muito ESTUDO, é Muito, mas mesmo muito trabalhoso,com cadeiras em que é imprescindível ter a devida presença e acompanhamento por parte dos assistentes e professores.
  18.  # 18

Colocado por: branco.valter

Discordo, a maturidade é uma coisa que pode fazer toda a diferença. Eu voltei aos livros depois da tropa e o esforço e dedicação eram completamente diferentes. Aos 18 eu e outros queríamos era curtir a vida!
    Concordam com este comentário:eu

Eu falo do que vejo, porque também estudei com quem saiu da tropa... E ficaram lá anos a mais.
  19.  # 19

Albertino

Para quem tem imenso tempo disponível online - recomendo Universidade Aberta - https://portal.uab.pt/cursos-uab/

Seja o caminho que sigas, boa sorte!

Cursos de 2º. Ciclo» EnglishMestrado em Administração e Gestão Educacional
    Mestrado em Bioestatística e Biometria
    Mestrado em Cidadania Ambiental e Participação
    Mestrado em Ciências do Consumo Alimentar
    Mestrado em Computação Gráfica
    Mestrado em Didática do Inglês
    Mestrado em Estatística, Matemática e Computação
    Mestrado em Estudos Comparados - Literatura e Outras Artes
    Mestrado em Estudos de Língua Portuguesa
    Mestrado em Estudos do Património
    Mestrado em Estudos Portugueses Multidisciplinares
    Mestrado em Estudos Sobre a Europa
    Mestrado em Estudos sobre as Mulheres - Género, Cidadania e Desenvolvimento
    Mestrado em Gestão
    Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares
    Mestrado em Informação e Sistemas Empresariais
    Mestrado em Matemática para Professores
    Mestrado em Pedagogia do E-Learning
    Mestrado em Português Língua Não Materna
    Mestrado em Relações Interculturais
    Mestrado em Supervisão Pedagógica
    Mestrado em Tecnologias e Sistemas Informáticos Web

Cursos de 1º. Ciclo» English

Licenciatura em Ciências do Ambiente
    Licenciatura em Ciências Sociais
    Licenciatura em Educação
    Licenciatura em Engenharia Informática
    Licenciatura em Estudos Europeus
    Licenciatura em Gestão
    Licenciatura em História
    Licenciatura em Humanidades
    Licenciatura em Línguas Aplicadas
    Licenciatura em Matemática Aplicada à Gestão
    Licenciatura em Matemática e Aplicações
  20.  # 20

Obrigado a todos pelas respostas,

Relativamente á da Universidade Aberta é uma excelente opção para quem trabalha e quer evitar deslocações, o único ponto negativo é que na oferta educativa relativa a licenciaturas não tem nenhum curso que me chame a atenção.

Tenho o resto desde ano lectivo para decidir, mas Eng Civil sempre foi aquilo que me despertou mais interesse.

Gostava de conhecer um pouco do dia a dia de um profissional...Alguém disposto a partilhar?

0.0259 seg. NEW