Colocado por: TicMicPenso que o diretor de curso de civil da UM não vai colaborar muit
Colocado por: TicMic
Acho que não vais conseguir fazer o que pretendes. O curso de civil na UM é bastante difícil e não me parece que consigas fazer o curso em 5 anos a trabalhar e a estudar.
Desculpa ser tão sincero. Mas tendo já 27 anos, já não tendo a pedalada de um miúdo de 18 para te amarrares aos livros, não me parece nada fácil.
Até porque o curso assenta muito em trabalhos de grupo, e tendo tu de trabalhar e grandes restrições horárias, não vais estar nos grupos onde o pessoal trabalha mais e isso não te vai trazer facilidades.
É possível, mas no meu ponto de vista, é muito muito difícil. Pessoalmente, a não ser que sejas um crânio e um gajo super dedicado, não acredito que o fizesses em 5 anos. Basta dares de caras com as matemáticas e físicas iniciais, que vais querer logo desistir.
Apanhei um sujeito com a tua idade também quando estava a estudar e ele já não derivava, não percebia um raio daquilo, e não tinha o empenho. E ele já nem trabalhava... ainda esta no 4 ano.
Colocado por: AlbertinoVQuero com isto dizer que apesar dos 27 anos, ainda mantenho método de estudo.
Colocado por: zedasilva
Por acaso faz-me um bocado de confusão este tipo de elitismos em alguns cursos/universidades.
A minha mulher é da FCTUC, na altura era um dos cursos "mais bem vistos" o pessoal sai de lá todo com ar de quem sabia daquilo a potes.
Na prática, metade daquilo que tinham passado anos a estudar servia para muito pouco à grande maioria dos engenheiros.
Em compensação havia colegas de outros cursos "menos reconhecidos" com muito mais rasgo e sentido prático para as atividades diárias de um engenheiro em obra.
Colocado por: AlbertinoV
Estou a compreender o que me diz.
Em relação a estudo/tempo, apesar de ter as restrições que se associam a quem está a trabalhar, sei que tenho a facilidade de trocar turnos/trocar dias de trabalho, marcar as férias para a época de exames ou trabalhos mais complexos... Mas claro que terei em atenção aquilo que me disse.
A minha relação com as matemáticas, calculo sempre foram razoáveis... como o meu trabalho consiste em muito tempo livre (em frente a um pc sem nada para fazer) dou por mim a ver vídeos no youtube disso mesmo. Nunca desliguei completamente dos estudos pois desde que comecei a trabalhar, sempre por opção, faço várias formações em diversas áreas, não por necessidade profissional mas sim por uma questão cultural e de conhecimento.
Quero com isto dizer que apesar dos 27 anos, ainda mantenho método de estudo.
Obviamente que posso não me conseguir adaptar mas uma pessoa se não tentar nunca sabe não é?
Colocado por: TicMicCivil na UM está cheia de "catedráticos"
Colocado por: zedasilva
Este é o problema.
É por isso que antes de escolher esta ou aquela universidade se deve ponderar que tipo de formação pretendo.
Quero ser um engenheiro de projeto de estruturas complexas ou quero fazer carreira como diretor de obras de média dimensão?
Colocado por: TicMicAcho que o local onde tiras a formação quase só interessa para os 2 primeiros empregos
Colocado por: ****O carlos Lopes tinha 37 anos quando ganhou a maratona .
Colocado por: ****O homem vá estudar, cague nestes gajos do bota abaixo , 90% das pessoas que conheci ao longo da vida , com capacidade , foram trabalhadores estudantes , seja nocturno , pós laboral ou on-line só depende de si , quanto a escolher a universidade , qualquer uma reconhecida dá , o que não falta aí são canudos de universidades de topo e andam cá fora a trabalhar na obra , e outros por aí , seja engenheiro do técnico ou do isel é igual , vá em frente . Em Inglaterra , usa, já dão mais valor a um curso on-line que presencial ( acreditam que o aluno para se safar sozinho têm de ser mesmo bom).
Ps: O carlos Lopes tinha 37 anos quando ganhou a maratona .
Colocado por: AlbertinoVVontade não me falta, é algo que pessoalmente sinto que me falta para poder prosseguir na vida. Na verdade não me sinto realizado com o que faço nem tão pouco feliz no trabalho.
Não tenho restrições de tempo, fazer em 5, 6, 7 não seria isso que me afastaria.
Percebo o que diz o TicMic e agradeço,,como a todos os que deram a sua opinião.
Não tenho possibilidade de não trabalhar... Talvez uma temporada sim mas não no percurso todo, há responsabilidades que não posso fugir. Consigo gerir o meu horário de trabalho em função dos estudos, posso abdicar dos fins de semana para trabalhar optando por ter folgas a semana que já liberta 2 dias/semana.
Bem, seriamente a pensar em seguir em frente...
Colocado por: ****
Treta as grandes universidades no mundo já tem cursos on-line , deixa-te disso . Quem te disse que não é verdade dizes tu !
O único país onde não querem reconhecer diplomas de universidades a distância , é só o curso de arquitetura e é no Brasil .
Colocado por: morrisonSim, é bem possível, mas prepara-te para muitas noites sem dormir :).
Tirei a licenciatura e mestrado em Eng. Eletrotecnica em 7 anos e entrei para a universidade com 31.
Ter um bom relacionamento com os colegas e docentes de curso, é meio caminho andado, pois facilita que te arranjem apontamentos (sim, fazem muita falta).
Também tive sempre estatuto trabalhador-estudante, tanto na universidade como na empresa.
Boa sorte!!!
Colocado por: TicMic
Acho que não vais conseguir fazer o que pretendes. O curso de civil na UM é bastante difícil e não me parece que consigas fazer o curso em 5 anos a trabalhar e a estudar.
Desculpa ser tão sincero. Mas tendo já 27 anos, já não tendo a pedalada de um miúdo de 18 para te amarrares aos livros, não me parece nada fácil.
Colocado por: branco.valter
Discordo, a maturidade é uma coisa que pode fazer toda a diferença. Eu voltei aos livros depois da tropa e o esforço e dedicação eram completamente diferentes. Aos 18 eu e outros queríamos era curtir a vida!