Colocado por: Dav82
No projeto térmico não refere mas eu estou a pensar em ir para tela!
Colocado por: N Miguel Oliveira(pressa em construir, atenção dada ao projecto, honorários demasiado baixos, sobrecarga de trabalho, etc.)
Colocado por: riscos
As impermeabilizações devem vir no projeto de arquitetura, não no projeto térmico. Pelo menos no corte construtivo de arquitetura, apesar de ser comum esse pormenor em projeto de licenciamento ser chapa 5
Colocado por: Dav82Já consultei o projeto de arquitetura e apenas refere sistema de impermeabilização!
Colocado por: riscos
então fica ao critério da "ignorância" do D.Obra, da sabedoria e responsabilidade do Empreiteiro, e da boa vontade do Fiscal da Obra em aconselha-lo.
Colocado por: Mk Pt
Sim, minimizar, falha minha a escrever.
O que queria dizer era que corrigia um bocado, mas obviamente não corrige totalmente, por isso o termo correcto é minimizar ou reduzir.
Então parece que na verdade não sabe/percebeu o que eu disse.
Se tem 8 cm de isolamento nas paredes e 8 cm na cobertura, não está de acordo com o que escrevi. Na cobertura deve ter ter mais isolamento.
Se meter nas paredes [ETICS] 10cm EPS + bloco térmico + estuque, e 12cm de isolamento térmico na cobertura é melhor ideia a nivel térmico do que a solução que você tem e poupa dinheiro.
Até diria que o melhor seria 10cm EPS + tijolo térmico (mais barato) + estuque nas paredes e 14cm de isolamento na cobertura.
Ou seja 8 cm de isolamento nas paredes - no minimo dos minimos 10cm de isolamento na cobertura.
10cm de isolamento nas paredes: no mínimo dos minimos 12cm de isolamento na cobertura.
Repito:
Ou seja, se tem a mesma espessura de isolamento nas paredes e na cobertura, o projecto de térmica está mal dimensionado e está a gastar dinheiro mal gasto, com o mesmo gasto poderia ter solução mais eficaz a nível térmico.
Colocado por: Dav82
Basicamente isso , mas também não me chateia nada, numa obra por fases como a que vou fazer há sempre muitas opiniões a recolher tentando depois chegar á melhor tendo em vista preço/eficácia.
Colocado por: Mk Pt
Vai ter umas boas dores de cabeça e garantia zero sobre a construção se houve problemas, isto não sendo o mesmo empreiteiro a fazer tudo (e mesmo assim, às vezes,..).
No entanto acredito que já tenha noção disso.
Procure bons técnicos e fiscal para o acompanhar e aconselhar. Quem lhe fez o projecto de térmica, pelo menos, não é muito recomendável, como já deve ter percebido pelas opiniões de alguns técnicos neste tópico.
Pode poupar em muita coisa mas não poupe em bom aconselhamento/acompanhamento de obra, é quem o pode ajudar a obter os melhores resultados com o que vai gastar na obra.
É que em obra qualquer erro/alteração ou omissão em projecto que tenha que ser resolvido pode custar aos milhares de euros.. se conseguir minizar isso, poupa bastante.
Claro que o pessoal aqui gosta de ver obras e fotos, por isso depois pode abrir aqui tópico e o pessoal vai comentando, sempre tem alguma ajuda extra.
:)
Colocado por: nunos7Mas de estes pontos, só um posso imputar ao DO, todos os outros são do técnico.
Colocado por: Dav82Já consultei o projeto de arquitetura e apenas refere sistema de impermeabilização!
Colocado por: riscosentão fica ao critério da "ignorância" do D.Obra, da sabedoria e responsabilidade do Empreiteiro, e da boa vontade do Fiscal da Obra em aconselha-lo.
Colocado por: Dav82Basicamente isso , mas também não me chateia nada, numa obra por fases como a que vou fazer há sempre muitas opiniões a recolher tentando depois chegar á melhor tendo em vista preço/eficácia.
Colocado por: Mk PtPode poupar em muita coisa mas não poupe em bom aconselhamento/acompanhamento de obra, é quem o pode ajudar a obter os melhores resultados com o que vai gastar na obra.
É que em obra qualquer erro/alteração ou omissão em projecto que tenha que ser resolvido pode custar aos milhares de euros.. se conseguir minizar isso, poupa bastante.
Colocado por: Dav82Basicamente isso , mas também não me chateia nada, numa obra por fases como a que vou fazer há sempre muitas opiniões a recolher tentando depois chegar á melhor tendo em vista preço/eficácia.
Colocado por: N Miguel Oliveira
Neste caso, aconselho-o a que dê toda a informação possível a quem pede opinião/sugestão.
Muitos DO omitem parte do contexto, porque segundo eles não tem que ver... e há muitos detalhes que devem ser compatíveis com muitos outros... isto de informações a granel, tem muito que se lhe diga... e se até para os técnicos é complicado... imagino para o DO.
Uma obra, deve ser sempre interpretada no seu todo. Boa sorte.