Iniciar sessão ou registar-se
    • Dav82
    • 14 novembro 2019 editado

     # 1

    Bom dia a todos,

    Agora que a fase de construção se aproxima( próximos 15 dias terá inicio), aproveito para tirar aqui mais uma duvida uma vez que vou fazer a obra por fases.

    A nível de projeto tenho Etics com 8cms, bloco térmico de 20 , caixa de ar 4cms, la minera 4cms e placa de gesso cartonado. Ainda vou falar com o engenheiro acerca disto mas desde já agradeço opiniões da vossa parte pois tenho algumas "resistências" a ter paredes de pladur!

    Se colocar apenas os Etics de 8cms, tijolo térmico de 29 não será o suficiente para ter um bom desempenho térmico dentro da habitação?
  1.  # 2

    Colocado por: Dav82Etics com 8cms, bloco térmico de 20, gesso cartonado, caixa de ar, la mineral e outra placa de gesso cartonado

    Que raio de sistema é este?
    Quem é que inventou isto?
    Concordam com este comentário: Mk Pt
  2.  # 3

    Colocado por: zedasilva
    Que raio de sistema é este?
    Quem é que inventou isto?


    Enganei me na 1 placa de gesso cartonado já editei o post.

    Em relação ao que pergunto qual a sua opinião em como ficarei mais bem servido?
  3.  # 4

    Colocado por: ****Eps10 cm , Bloco térmico , estuque .


    Isto.

    E exija reboco por fora antes do etics
    • Dav82
    • 14 novembro 2019 editado

     # 5

    Colocado por: RicardoPorto

    Isto.

    E exija reboco por fora antes do etics


    Qual a vantagem do reboco? O bloco bastava o de 20?
  4.  # 6

    Colocado por: Dav82Bom dia a todos,

    Agora que a fase de construção se aproxima( próximos 15 dias terá inicio), aproveito para tirar aqui mais uma duvida uma vez que vou fazer a obra por fases.

    A nível de projeto tenho Etics com 8cms, bloco térmico de 20 , caixa de ar 4cms, la minera 4cms e placa de gesso cartonado. Ainda vou falar com o engenheiro acerca disto mas desde já agradeço opiniões da vossa parte pois tenho algumas "resistências" a ter paredes de pladur!

    Se colocar apenas os Etics de 8cms, tijolo térmico de 29 não será o suficiente para ter um bom desempenho térmico dentro da habitação?


    Caro Dav82,

    Essas alterações que fala não podem ser feitas de "animo leve", isto porque leva a que tenha de haver alterações nomeadamente de estrutura.

    Por exemplo a sua estrutura será feita com que largura? Provalvemente de 20, pois assim "alinha" com o bloco térmico. Ao colocar tijolo térmico de 29, na zona de pilares e vigas tem logo um desfasamento de larguras.

    Portanto essas alterações tem de ser vistas com a sua equipa projetista para perceber o que podem fazer.


    A outra parte, que é a solução que lhe propuseram:
    "Etics com 8cms, bloco térmico de 20 , caixa de ar 4cms, la minera 4cms e placa de gesso cartonado"

    Ainda num tópico bem recente foi discutido.
    É estar a repetir sistemas, isto é, você está a colocar um Sistema ETICS e ainda está colocar um Sistema de Construção em Placas de Gesso Laminado.
    Esta repetição de sistemas não trás grandes vantagens, e tem elevados custos.

    Deve sim, optar por um dos sistemas, sendo que opte pelo que optar pode sempre melhora-lo com o que poupa ao colocar um em vez dos dois sistemas.
    •  
      Mk Pt
    • 14 novembro 2019 editado

     # 7

    Colocado por: ****Eps10 cm , Bloco térmico , estuque .
    Concordam com este comentário:antonylemos

    Ou isto ou tijolo (cerâmico) térmico em vez de bloco térmico e aumentar o EPS nas paredes, e/ou cobertura, com o que poupa no bloco.



    Ter em atenção que isolamento da cobertura/tecto é ainda mais importante do que as paredes.
  5.  # 8

    Colocado por: Dav82

    Qual a vantagem do reboco? O bloco bastava o de 20?


    A parede fica direita e e mais fácil aplicar o etics.

    Eu vou ter etics de 8, bloco 25 e pladur duplo por dentro (sem lá de rocha nas paredes exteriores)

    A lá de rocha não faz aí nada nem a caixa de ar ( ou melhor faz, mas e desnecessária).

    Qual a largura dos pilares?
    •  
      Mk Pt
    • 14 novembro 2019 editado

     # 9

    Colocado por: jcfcid

    A parede fica direita e e mais fácil aplicar o etics.

    Eu vou ter etics de 8, bloco 25 e pladur duplo por dentro (sem lá de rocha nas paredes exteriores)

    A lá de rocha não faz aí nada nem a caixa de ar ( ou melhor faz, mas e desnecessária).

    Qual a largura dos pilares?

    Na verdade a lã de rocha entre bloco e gesso cartonado/'pladur' faz mais isolamento térmico e acústico.

    A questão é que está a duplicar sistemas - isolamento exterior(ETICS/'capoto') e interior - sem necessidade, sendo muito mais eficiente na relação €€ gasto/performance do isolamento apostar num único sistema com maiores índices de isolamento (e boa execução, claro).

    E neste caso se está a meter ETICS/'capoto' e também isolamento logo entre gesso cartonado e parede, no interior, perde uma das grandes vantagens do ETICS: inércia térmica.

    Isolamento por dentro/interior, estando a colocar ETICS, só se for no tecto, para corrigir pontes térmicas, como é o caso das varandas/'palas' salientes que não fiquem devidamente isoladas pelo ETICS.



    Colocado por: ****Eu vejo a malta preocupada com estas coisas e as casas cheias de pontes térmicas, ( balcões , etc), .... que grande paradoxo


    :)
  6.  # 10

    Colocado por: Mk Pt
    Ou isto ou tijolo (cerâmico) térmico em vez de bloco térmico e aumentar o EPS nas paredes, e/ou cobertura, com o que poupa no bloco.



    Ter em atenção que isolamento da cobertura/tecto é ainda mais importante do que as paredes.


    Sim eu sei a nível de cobertura tenho lage de betão armado 20cms, camada pendente 10cms,sistema impermeabilização, placa xps 8cms, seixo sobre geotêxtil.
  7.  # 11

    Colocado por: jcfcid

    A parede fica direita e e mais fácil aplicar o etics.

    Eu vou ter etics de 8, bloco 25 e pladur duplo por dentro (sem lá de rocha nas paredes exteriores)

    A lá de rocha não faz aí nada nem a caixa de ar ( ou melhor faz, mas e desnecessária).

    Qual a largura dos pilares?


    Os pilares são de 20cms.
  8.  # 12

    Colocado por: Dav82

    Os pilares são de 20cms.


    Meta bloco de 20 e ETICS de 8 / 10 que fica mais do que bem servidor! :)
  9.  # 13

    atenção à acustica, o bloco de 20 normal pode não cumprir ( não usamos menos de tijolo 22). depende dos envidraçados e se o ETICS é em EPS ou em MW.
  10.  # 14

    Colocado por: Dav82istema impermeabilização, placa xps 8cms, seixo sobre geotêxtil.

    Qual o sistema de impermeabilização? telas, membranas liquidas, outro?
    •  
      nunos7
    • 15 novembro 2019 editado

     # 15

    Colocado por: ****e os técnicos ainda são piores que os clientes

    é engraçado (sem ter piada nenhuma) q praticamente todos os casos q se discute/ analisa aqui no FdC chegam quase sempre à mesma conslusão... está o país assim tão mal servido de técnicos? (claro q o FdC não reflecte toda a realidade, mas deixa uma pessoa a penssar)
  11.  # 16

    Colocado por: jcfcid

    Meta bloco de 20 e ETICS de 8 / 10 que fica mais do que bem servidor! :)



    Sempre foi a minha ideia fazer algo desse género considero suficiente, em relação ao bloco térmico vs tijolo térmico além do preço ser o dobro o bloco é chato para abertura de roços acha que a diferença no desempenho de ambos justifica mesmo ir para o bloco?
  12.  # 17

    Colocado por: nunos7está o país assim tão mal servido de técnicos? (claro q o FdC não reflecte toda a realidade, mas deixa uma pessoa a penssar)


    Penso que a questão é pertinente, mas que o problema tem mais que ver com o tempo (pressa em construir, atenção dada ao projecto, honorários demasiado baixos, sobrecarga de trabalho, etc.) do que com a capacidade dos técnicos... Pelo que vi lá fora, creio que temos bons técnicos cá.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nunos7
  13.  # 18

    Colocado por: nunos7
    Qual o sistema de impermeabilização? telas, membranas liquidas, outro?



    No projeto térmico não refere mas eu estou a pensar em ir para tela!
  14.  # 19

    Colocado por: ****Eps 10 cm + 20 bloco termico , estuque o resto ja é inventar , no tecto falso meta lä mineral para corrigir algumas pontes térmicas , esta gente nao aprende onde gastar o dinheiro , e os técnicos ainda são piores que os clientes , querem todos inventar a roda.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas,Mk Pt



    Os técnicos são piores porque não são eles a pagar a obra! No geral tou contente com o ARQ. e Eng. mas há coisas no projeto que vou alterar que pelos custos não faz sentido!

    Vou fazer isso colocar Etics, bloco e estuque não vale a pena inventar mais! Acha que há muita diferença entre bloco térmico e tijolo térmico refiro esta situação pelo bloco ser o dobro do preço e pela chatice que deve ser abrir rocos no bloco( bloco deve se partir todo).
    •  
      Mk Pt
    • 15 novembro 2019 editado

     # 20

    Colocado por: ****

    não corrige nada , mas ajuda a minimizar.....
    Concordam com este comentário:Mk Pt

    Sim, minimizar, falha minha a escrever.

    O que queria dizer era que corrigia um bocado, mas obviamente não corrige totalmente, por isso o termo correcto é minimizar ou reduzir.


    Colocado por: Dav82

    Sim eu sei a nível de cobertura tenho lage de betão armado 20cms, camada pendente 10cms,sistema impermeabilização, placa xps 8cms, seixo sobre geotêxtil.

    Então parece que na verdade não sabe/percebeu o que eu disse.
    Se tem 8 cm de isolamento nas paredes e 8 cm na cobertura, não está de acordo com o que escrevi. Na cobertura deve ter ter mais isolamento.


    Se meter nas paredes [ETICS] 10cm EPS + bloco térmico + estuque, e 12cm de isolamento térmico na cobertura é melhor ideia a nivel térmico do que a solução que você tem e poupa dinheiro.

    Até diria que o melhor seria 10cm EPS + tijolo térmico (mais barato) + estuque nas paredes e 14cm de isolamento na cobertura.

    Ou seja 8 cm de isolamento nas paredes - no minimo dos minimos 10cm de isolamento na cobertura.
    10cm de isolamento nas paredes: no mínimo dos minimos 12cm de isolamento na cobertura.

    Repito:
    Colocado por: Mk Pt
    Ter em atenção que isolamento da cobertura/tecto é ainda mais importante do que as paredes
    .

    Ou seja, se tem a mesma espessura de isolamento nas paredes e na cobertura, o projecto de térmica está mal dimensionado e está a gastar dinheiro mal gasto, com o mesmo gasto poderia ter solução mais eficaz a nível térmico.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dav82
 
0.0238 seg. NEW