Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite a todos,

    Tenho uma dúvida e, depois de muito pesquisar, decidi perguntar por aqui uma vez que há muita gente qualificada que me poderá dar umas luzes de certeza.

    A minha questão é a seguinte: tenho um anexo que gostaria de prolongar. O mesmo é contíguo à minha habitação (moradia) e está imediatamente encostado à casa do vizinho, sendo que tenho acesso ao telhado do mesmo (ficou uma espécie de placa). Agora a ideia seria prolongá-lo em cerca de 10 metros, acompanhando todo o comprimento da casa até o alinhar com a fachada e aproveitando o muro de separação dos terrenos (do meu com o do meu vizinho, sendo que o muro me pertence a mim). O anexo passaria então a servir de garagem.

    Sei que terei que pedir uma licença para o fazer, e até projeto. O meu problema é que me disseram que a câmara não ia aceitar porque está encostado ao terreno do vizinho...será isto correto? Isto não afetaria em nada o vizinho porque na realidade a casa dele encontra-se virada para a rua de trás e ao lado da minha casa ficam as traseiras onde só existe o quintal.

    Se alguém me pudesse dar uma opinião sobre isto ficaria muito agradecida.

    Cumprimentos,
  2.  # 2

    A imagem ficaria mais ou menos assim. Mas o muro da garagem fica encostado ao terreno do vizinho, com vista para o quintal.
      02-PS.png
  3.  # 3

    Isso é o que vou acabar por fazer, mas queria já levar alguma ideia no que diz respeito a legislação para poder saber o que dizer. Daí o meu pedido de ajuda. Porque se realmente não for possível fazer isto desta maneira, queria já ter outra solução (dentro da lei) para apresentar.
  4.  # 4

    Pois, fiquei na mesma...

    3 — Terraços:
    a) A possibilidade de existência de terraços acessíveis será ponderada
    pontualmente, de acordo com o estabelecido no artigo 6.º;
    b) Não é invocável a existência de terraços para a sua transformação
    em área coberta e ou fechada.


    A pessoa que me disse que este projeto nunca seria aprovado tem bastante conhecimento de causa, mas não tenho a certeza em que se baseou para isso. Supostamente em que ver com o facto de eu passar a ter um terraço "encostado" ao terreno do vizinho...mas não sei como interpretar isto...

    1 - tecnicamente já tenho, porque a garagem que já existe já se encontra com placa contígua ao terreno do vizinho. Quando muito, teria somente mais extensão.

    2 - Não vou criar quaisquer pontos de visibilidade para o terreno dele (é uma garagem e pode muito bem ficar sem janelas se assim tiver que ser); mas mesmo que o fizesse, teria somente visibilidade para o curral dos animais e para o quintal que se encontram nas traseiras da casa, uma vez que a moradia dele encontra-se virada para a outra rua, sem qualquer contacto com a minha
    casa.

    3 - Estou disposta a subir o muro tanto quanto tiver que ser (não percebi se há limite ou não) para que ambos tenhamos mais privacidade; isto não afetaria em nada a exposição solar do quintal dele porque mesmo que suba muito o muro, este não será nunca maior do que a casa em si, por isso a eventual sombra que este tenha, já a tem neste momento e é causada pela moradia.

    Não consigo perceber qual a base desta eventual recusa nem a eventual forma de a "contornar" - legalmente obviamente. O que quero dizer é - por exemplo, se em vez de terraço fizer telhado, já não haveria problema? Ou o problema é mesmo a construção encostar ao muro de limitação do meu terreno com o do vizinho?

    Não queria voltar a incomodar a pessoa que me deu a opinião dela...pelo menos para já. Se alguém tiver alguma ideia acerca deste tipo de situação que possa partilhar, agradecia, para assim poder ter uma ideia de como proceder a seguir...

    Muito obrigada.
  5.  # 5

    Colocado por: CarinaMA pessoa que me disse que este projeto nunca seria aprovado tem bastante conhecimento de causa, mas não tenho a certeza em que se baseou para isso.


    Pode ter razão, pode não ter.

    Tal como já lhe comentaram... há leis gerais e outras especificas da sua Câmara.

    Há muitos concelhos, onde não teria qualquer problema fazer o que quer. Empenas com 4m de altura até...
    Mas há outras questões além do poder ou não encostar. Como a área de implantação, a percentagem de terreno que é permeável...
    A altura a que está o quintal do seu vizinho, etc.

    Vá à Câmara. Não sofra por antecipação...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CarinaM
 
0.0122 seg. NEW