Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      Mk Pt
    • 19 novembro 2019

     # 41

    Colocado por: RicardoPorto

    Norma

    Regulamento segurança e açoes ou Eurocodigo 0

    1kn/m2 mais coeficiente de ****ço

    Dá entre 135 a 150kg/m2 em limite..idealemente tem que ficar abaixo de 100kg/m2

    Depois tem a outra parcela das permanentes que é aí que devia ficar e nao em sobrecarga.

    Consulte o projeto da estrutura que está la escrito as cargas de certeza
    Concordam com este comentário:Mk Pt

    Pois, eu ia dizer que era Eurocódigo 1.

    Sei que o REBAP era bem antigo e foi actualizado mas não lembrava bem qual veio alterar.
  1.  # 42

    Colocado por: RicardoPorto

    Norma

    Regulamento segurança e açoes ou Eurocodigo 0

    1kn/m2 mais coeficiente de ****ço

    Dá entre 135 a 150kg/m2 em limite..idealemente tem que ficar abaixo de 100kg/m2

    Depois tem a outra parcela das permanentes que é aí que devia ficar e nao em sobrecarga.

    Consulte o projeto da estrutura que está la escrito as cargas de certeza
    Concordam com este comentário:Mk Pt
    Estas pessoas agradeceram este comentário:lmrpereira



    Tenho neste momento 100kg/m2 , já tive muito mais mas como andamos a reordernar os pilares na garagem para facilitar o estacionamento de 3 carros, diminuiu... Mesmo assim tenho 12m2 o que daria no limite 12T de peso entre cobertura e paineis solares com peso, não é suficiente ? Estimo que os paineis pesem entre 2 e 3 T (estimativas por alto antes de dimensionamento tendo por base sombreamento). Isto claro considerando também as ações de vento e neve ( esta última menos relevante por ser a beira mar)
  2.  # 43

    a sobrecarga não entra para o peso próprio... Está a inventar soluções, problemas e números sem qq tipo de conhecimentos.
  3.  # 44

    Colocado por: Mk Pt
    Pois, eu ia dizer que era Eurocódigo 1.

    Sei que o REBAP era bem antigo e foi actualizado mas não lembrava bem qual veio alterar.


    Sim EC1 tem razão
  4.  # 45

    Aqui está uma solução a Sika SolarRoof para o meu "problema", falta é saber o preço...

    https://www.youtube.com/watch?v=dvrnQV65NrI
  5.  # 46

    Boas malta proveitando este post quero partilhar aqui o meu problema a saber se alguém que já teve parecido se me pode ajudar

    Uma laje plana que vou ter de meter os motores dos AC lá em cima

    Problema - Como fixar os motores?

    Opção - 1 Fazer um maciço e aparafusar no maciço e esperar que o vendo não vire a coisa....
    Opção - 2 Fazer um furo na laje para espetar um varão de rosca e arranjar forma de isolar!!!!
    Opção - 3 Encontrar algo deste tipo - https://www.anchorp.com/product/u1400-pvc/
    opção - 4 Fazer um muro ali para meter um suporte de parede!!!! e ficava um AC de um lado e outro do outro lado - Costas com Costas

  6.  # 47

    Opção 5

    Colocar uns Lancis pre-fabricados ou feitos em obra só pousados ,com um geotextil por baixo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: brunozo, SrR
  7.  # 48

    Colocado por: RicardoPortoOpção 5

    Colocar uns Lancis pre-fabricados ou feitos em obra só pousados ,com um geotextil por baixo
    Estas pessoas agradeceram este comentário:brunozo


    Tipo o meu vizinho?

  8.  # 49

    Exato

    Mais largos que altos para distribuir a carga melhor
    Estas pessoas agradeceram este comentário: brunozo
  9.  # 50

    Porque nao fez uma abertura tipo base para claraboia só para encontrar esses tudos todos dos AC
    Quando meter tela nao sera dificil impermeabilizar esses tubos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: brunozo
  10.  # 51

    Colocado por: RicardoPortoExato

    Mais largos que altos para distribuir a carga melhor
    Estas pessoas agradeceram este comentário:brunozo


    Estava a pensar em fazer assim....



    Laranja - Tela PVC
    Azul - Roofmate (absorver carga e alguma vibração das unidades a trabalhar!!!)
    Amarelo - Tela PVC soldada na tela que cobre a laje e com roofmate no meio
    Preto - Maciço para aparafusar a unidade

    Estava aqui a pensar que podia fazer uma base larga que fique com as duas unidades em cima do mesmo maciço




    Colocado por: SirruperPorque nao fez uma abertura tipo base para claraboia só para encontrar esses tudos todos dos AC
    Quando meter tela nao sera dificil impermeabilizar esses tubos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:brunozo


    Para as tubagens todas vou usar este passa tubos



    Depois encaixar o chapéu do tubo ou curva que fique com tela por dentro, já vi a colocarem uma abraçadeira e apertar
  11.  # 52

    Tipo como está neste video aqui não metem a abraçadeira mas só silicone

    https://youtu.be/Rgj7XIjc8do?t=385

    Aqui a tela sobe até ao chapéu que depois aperta por cima

    https://youtu.be/Rk1vnWh5BYY?t=674

    Aqui metem silicone e abraçadeira

    https://youtu.be/i5hXHYfAtZQ?t=390

    Reparem nesta solução que foi feita

    https://youtu.be/eL2lcAhhSc0?t=92
  12.  # 53

    Também nunca entendi porque carga de agua metem os acessórios sempre por cima da tela?!!

    Reparem neste caso os degraus que são feito ou seja para a água sair vai ter de ter ou grande desnível (o que quase sempre não acontece) ou então vai acabar por ficar sempre agua ali para fazer um poça...

    Alguém tem alguma explicação técnica?!!!

  13.  # 54

    Tela PVC, geotextil, roofmate por baixo e o maciço por cima.

    Não precisa de forrar o maciço se a tela por baixo for continua
    Concordam com este comentário: jorgealves, SrR
    Estas pessoas agradeceram este comentário: brunozo
    • SrR
    • 12 dezembro 2021

     # 55

    Há fotos ai para trás, não compliquem o simples
    Concordam com este comentário: RicardoPorto
  14.  # 56

    Olá, vou aproveitar aqui este tópico, para esclarecer uma dúvida relacionada, uma vez que estou em fase de construção de uma moradia que tem laje em telhado plano com isolamento e com cobertura de godo previsto no projeto.

    Entretanto, como demonstramos a vontade de no futuro instalar paineis fotovoltaicos, foi-nos alertado que deveríamos evitar perfurar a laje para fixar o suporte dos paineis, de forma a evitar problemas futuros de infiltrações (como também já referiram neste tópico). Não havendo perfuração para fixação dos paineis resta-nos esta opção de colocar estes pesos assentes na laje para segurar os mesmo, e foi-nos dito que esses pesos poderiam danificar as telas impermeabilizantes com o tempo.

    Como alternativa e para mitigar este problema, foi-nos proposto a substituição do godo, por lajetas térmicas. Não percebi em que medida isto faria sentido e ajudaria na resolução dos problemas identificados e gostaria da vossa opinião sobre o tema.

    Obrigado
  15.  # 57

    Colocado por: jacffoi-nos dito que esses pesos poderiam danificar as telas impermeabilizantes com o tempo.

    Se ficarem assentes diretamente em cima da tela sim.
    Coloca em cima da tela um pedaço de geotextil, em cima do geotextil 3cm de xps, em cima do xps os maciços.
    Não é preciso andar a inventar ou a fazer o DO gastar dinheiro desnecessário.
    Concordam com este comentário: SrR, Pickaxe, jorgealves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jacf
  16.  # 58

    Colocado por: jacffoi-nos dito que esses pesos poderiam danificar as telas impermeabilizantes com o tempo.

    Quem disse isso?
  17.  # 59

    Colocado por: Pickaxe
    Quem disse isso?


    O problema seria os blocos em contacto com a tela aquecerem muito com o sol e danificarem a tela por causa disso.
  18.  # 60

    Colocado por: zedasilva
    Se ficarem assentes diretamente em cima da tela sim.
    Coloca em cima da tela um pedaço de geotextil, em cima do geotextil 3cm de xps, em cima do xps os maciços.
    Não é preciso andar a inventar ou a fazer o DO gastar dinheiro desnecessário.
    Concordam com este comentário:SrR,Pickaxe,jorgealves
    Estas pessoas agradeceram este comentário:jacf


    Obrigado pela sugestão.

    Só para ter a certeza que entendi bem, seria para manter o plano inicial com o godo e apenas na zona onde fosse instalar os painéis colocava o tal geotextil com xps em cima depois os maciços com a estrutura e os painéis fixados aos mesmos. É basicamente a solução que tinham partilhado em imagens neste tópico embora na foto só tenha xps debaixo de cada maciço certo?
 
0.0300 seg. NEW