Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite caros foristas,

    Precisei de retirar um cabo de rede para colocar um cabo coaxial (antes de haver um cabo de rede havia um cabo coaxial, mas o antigo morador desta casa deve tê-lo retirado de modo a levar a ligação à Internet ao segundo andar). Estava tudo a correr mais ou menos bem (tive algumas dificuldades em tirar o cabo de rede, ele parece que estava a ser pressionado em alguns pontos ao longo do percurso da tubagem) mas quando o cabo coaxial estava mesmo perto do sair, partiu, ficando dentro.
    Fui para a outra extremidade para tentar removê-lo e começar do zero, puxei com alguma gentileza mas partiu também bem perto da saída (consigo tocar no cabo se meter o dedo dentro do tubo, mas não o consigo puxar assim).

    Alguém que me possa dar alguma dica? Já tentei com uma guia,na esperança de que conseguisse "arrastar" o cabo com ela mas só consigo inserir uns 2 metros (o comprimento total é a volta de 12) e ela acaba ficando entalada (de certeza k ela passa pelo cabo, pois consigo ouvir ela a passar pela parede).

    Desde já muito obrigado pela ajuda
  2.  # 2

    Quando os tubos estão assim apertados é vulgar lubrificar o cabo e serem duas pessoas a fazer o serviço: uma puxa o cabo e a outra guia-o/empurra-o do outro lado.

    Agora vc está aí numa situação tramada...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Aristoteles
  3.  # 3

    Fomos duas pessoas a passar tal como referiu. Enquanto eu puxava, a outra pessoa guiava o cabo e empurrava no outro lado.
    Como lubrificante usei pó de talco. Infelizmente não tinha outra coisa a mão.

    Só me resta picar parede?
  4.  # 4

    Talvez alguém apareça com uma solução melhor, mas se o cabo partiu dessa maneira é porque está beeeeeeeeeem encravado...
  5.  # 5

    Colocado por: AristotelesFomos duas pessoas a passar tal como referiu. Enquanto eu puxava, a outra pessoa guiava o cabo e empurrava no outro lado.
    Como lubrificante usei pó de talco. Infelizmente não tinha outra coisa a mão.

    Só me resta picar parede?



    Sabonete líquido..ou lava loiça.

    Tente um aspirador ou compressor de ar..senão martelo e ponteiro
    • Ivo F.
    • 17 novembro 2019 editado

     # 6

    Use uma guia de aço fina, faz uma pequena dobra na ponta, insere de um lado tudo o que poder, depois faz a guia girar sobre ela própria dentro do tubo, ela vai-se enrolar com o cabo, depois é só puxar, se estiver muito dificil descarregue um frasco de lubrificante tipo wd40 dentro do tubo
    Concordam com este comentário: nunos7
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Aristoteles, Shadow A
  6.  # 7

    Colocado por: Ivo F.Use uma guia de aço fina, faz uma pequena dobra na ponta, insere de um lado tudo o que poder, depois faz a guia girar sobre ela própria dentro do tubo, ela vai-se enrolar com o cabo, depois é só puxar, se estiver muito dificil descarregue um frasco de lubrificante tipo wd40 dentro do tubo
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Aristoteles


    Muito obrigado pela sua resposta

    Uma dobra tipo um gancho?
  7.  # 8

    Muito obrigado mesmo Ivo F! Salvou-me de destruir a parede (vontade não faltou).

    Não tinha uma guia de aço mas usei um arame que tinha aqui em casa e consegui, puxar o cabo o suficiente para pegar com um alicate e depois foi só uma questão de puxar.

    Estou é a ter novamente dificuldades em passar a guia, da a sensação de que existe alguma obstrução. Já estou a pensar nos piores cenários: dobras nos tubos, algum outro cabo que o antigo morador tenha passado que partiu e entretanto ficou lá dentro.

    Vamos lá ver

    Muito obrigado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ivo F.
  8.  # 9

    Qual o comprimento do cabo que quer passar. Penso que existem uns cabos coaxiais, mais finos que o normal.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Aristoteles
  9.  # 10

    São a volta de 12 metros. Por acaso só vi na maxmat e aki mas em termos de grossura eram iguais. O estranho é que mesmo a guia que é bastante fina chega a uma parte que fica entalada. Não sei dizer se é um tubo dobrado ou se existe algum outro obstáculo dentro que o antigo morador nunca mencionou.
  10.  # 11

    Tenta meter pelo lado contrario a ver se acontece igual.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Aristoteles
  11.  # 12

    Um novelo de lã numa ponta e um aspirador na outra, o aspirador suga e fica a guia passada, ou um fio de pedreiro com esferovite na ponta já que esse fio é bem mais resistente
  12.  # 13

    Sempre consegui passar a guia e logo de seguida o cabo coaxial. O que ajudou foi passar alguns metros de cabo na extremidade oposta (penso que de alguma forma ajudou a fazer melhor as curvas).

    Vou ter de arranjar um alicate daqueles de cravar as fichas, mas sem dúvida que o mais trabalhoso já está feito :)

    Obrigado a todos pela vossa ajuda!
 
0.0174 seg. NEW