Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: hangas

Eu já estou na Ezu, mas ainda não recebi a primeira factura.
    Na altura fiz umas contas com a formula deles. Os valores para as variaveis são na maioria os mesmos que para a LuzBoa e outros (como seria de supor)
    A grande diferença é o k, que é a margem da Ezu. Existem varioskconforme os contratos.

Outra dificuldade é que como a facturação é com base no perfil real de consumo, julgo que temos que calcular o valor para o consumo de cada hora de cada dia.

Estou a espera de receber a primeira factura para ver se faço um Excel ou uma aplicação para com base no download dos consumos da E-Redes calcular e prever/confirmar os valores da fatura.
    se quiser depois ajuda é partilhar comigo agradecia
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hangas
  2. Colocado por: pkasaAinda não recebi a fatura da Luzboa e tenho contrato desde 29 abril 2023
    Vou aguardar mais uns dias
    O e-mail relativo aos aumentos, recebi
    Concordam com este comentário:jdmosorio

Também tenho contrato com a Luzboa desde 29 Abril 2023, e ainda não recebi qualquer factura.
    Mudei na mesma altura para a EDP Gás Serviço Universal, e já está no site a primeira factura.
    • pkasa
    • 8 junho 2023 editado
    Colocado por: jdmosorionão recebi qualquer factura.

E continuo na mesma, ainda não recebi :)
  3. Bom dia,
    Começo a ficar ligeiramente preocupado;

https://portaldaqueixa.com/brands/luzboa/complaints
  4. Colocado por: jdmosorioBom dia,

Não acho que seja anormal. Provavelmente estão a ter um boom de clientes e estão a aparecer algumas fragilidades que não imaginariam.
    A seu tempo tudo deve ser regularizado, é preciso ter paciência.
    • pkasa
    • 9 junho 2023 editado
    Colocado por: jdmosorioBom dia,

Enviei, através do portal, mensagem com pedido de esclarecimento, pela ausência da fatura.
    Telefonicamente não estavam disponíveis
    Certamente devido à grande afluência de novos clientes
    Vou aguardar!
  5. Colocado por: jdmosorioComeço a ficar ligeiramente preocupado;

Não acho que seja preocupante. Tiveram um afluxo muito de clientes. A por ser "moda" o indexado, são na maioria cliente que não percebem como funciona o mercado, não sabem a diferença entre o ORD e o comercializador, etc. Muitos estiveram toda a vida na SU com um ponto de contacto unico para tudo. Não há nenhum problema nesta "ilitracia energética" mas é a realidade.

Muitas duvidas que vejo pessoal a queixar-se em grupos de fb que não lhes respondem, nem são do ambito do comercializador, e imagino que não estejam a dar prioridade a pedidos fora do ambito.

Há também outro factor que para os atrasos nas primeiras faturas, e isto foi-me explicado pela Ezu que foram impecáveis a explicar-me por telefone umas questões mais técnicas.
    Nomeadamente; quando há mudança de operador, a e-redes manda a leitura "calculada" do dia da mudança para cada um, o comercializador cessante, e o novo. Mas depois não começa a mandar leituras para o novo comercializador antes de 40dias em média. Razão pela qual ou o comercializador nem manda a primeira fatura ao fim de um mes. Ou então envia uma estimativa se quiser.

Quando a E-redes começar a mandar as leituras, depois a coisa entra no ritmo. Mas estes 40 dias, podem ir até 120 por regulamento. E nessa altura o comercializador já tem mecanismos para pressionar a e-redes.

As pessoas depois ficam em panico por não receber fatura 1 ou 2 meses, o que é compreensivel. Poderia era haver uma comunicação mais clara deste processo na informação enviada junto com o contrato para tranquilizar os clientes.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pkasa, jdmosorio
  6. Colocado por: hangas

As pessoas depois ficam em panico por não receber fatura 1 ou 2 meses, o que é compreensivel. Poderia era haver uma comunicação mais clara deste processo na informação enviada junto com o contrato para tranquilizar os clientes.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:pkasa,jdmosorio

Efectivamente o problema parece estar na E-Redes, até á mudança de operador as minhas leituras diárias eram todas consideradas "Válidas", depois da mudança estão todas (excepto uma) "Inválidas".
    O antigo comercializador fez a sua última factura, tendo em conta os dados enviados pela E-Redes (leitura calculada), a partir daqui, apesar dos prazos mencionados estarem perfeitamente enquadrados na explicação, não podem ser só os processos internos responsáveis pela demora, se em 3/4 dias alteram o comercializador para depois demorarem os 40/120 dias na consolidação de todo o processo.
  7. Colocado por: jdmosorioEfectivamente o problema parece estar na E-Redes, até á mudança de operador as minhas leituras diárias eram todas consideradas "Válidas", depois da mudança estão todas (excepto uma) "Inválidas".

O que parece acontecer tecnicamente é que a última leitura é marcada como inválida temporariamente durante o processo de transição. Depois essa mesma leitura é duplicada com a anotação de calculada, em que uma copia vai para o operador anterior e a outra e seguintes vão para o novo. Essas duas depois passam a válidas.

Isto é para permitir que o operador cessante importe todas as leituras até ao ultimo segundo do dia de vigencia do contrato. E o operador novo começa das 00h do primeiro dia de contrato. E os comercializadores apenas importam leituras válidas para os seus sistemas, tudo o resto é ignorado.

O motivo dos 40 dias não sei.. nem consigo perceber as justificações. Suponho que seja algo relacionado com o "problema" dos calculos dos saldos que só é feito uma vez por mes.

Mas estou a especular. Para mim vejo esse numero como as duas semanas do prazo de mudança do OMLC (adene) mais 30 dias de um ciclo de facturação completo no pior dos casos.

A informação que me foi dada pela Ezu quando lhes perguntei quando iria receber a 1ª fatura, uma vez que já tinha passado algum tempo depois do ciclo de faturação foi que a E-Redes só lhes começa a enviar dados cerca de 40 dias depois de o cliente passar para eles.. por vezes até mais. Mas que eles não podem fazer nada até ao fim do tais 4 meses (que deve ser alguma coisa contractual).

Mas sim, grandes partes destes problemas são do lado da E-redes. E quando a alteração implica também alteração de potencia ou ciclo em rede não inteligente, e a E-redes tem que ir ao local...ui é para esquecer. Nem sequer o contrato novo começa antes desse passo.

Por isso quando faço a mudança de comercializador, não altero mais nada.. se depois quiser alterações fazem-se já dentro do comercializador novo. E eu estou em rede inteligente, mas nem assim arrisco :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jdmosorio
      Screenshot 2023-06-09 at 14.28.18.png
  8. Colocado por: hangasA informação que me foi dada pela Ezu quando lhes perguntei quando iria receber a 1ª fatura, uma vez que já tinha passado algum tempo depois do ciclo de faturação foi que a E-Redes só lhes começa a enviar dados cerca de 40 dias depois de o cliente passar para eles.. por vezes até mais. Mas que eles não podem fazer nada até ao fim do tais 4 meses (que deve ser alguma coisa contractual).

Mudei para a Repsol, foram 5 dias para mudar e passado mais 10 dias na área de cliente da Repsol já aparecem contagens diárias.
  9. Sorte! Eu estive 1 mês na Repsol sem estar... (não concluiram a muudança por suposta discrepância no ciclo de faturação), depois estive lá 1 mês e mudei para a Luzboa. Devia era ter mudado para a Luzboa ainda no ano passado, mas parecia fruta a mais para ser verdade e perdi de poupar uma centenas de €...
  10. Colocado por: coelhinho78Mudei para a Repsol, foram 5 dias para mudar e passado mais 10 dias na área de cliente da Repsol já aparecem contagens diárias.

Pelo que observei quer na Repsol, quer na luzboa enquanto lá estive, no inicio da mudança são importadas um conjunto de leituras que já estejam disponíveis, mas depois pararam durante uns tempos até que começaram a aparecer todos os dias.

Mas também quer na repsol quer na luz boa, comuniquei a leitura no portal de cada um, e emitiram uma fatura normal logo no primeiro mes.

Curiosamente na EZU apesar de não ter ainda leituras automaticas lá, no dia da mudança apareceram lá todas as leituras dos ultimos 12 meses até ao dia do inicio do contrato.. depois não tenho mais nada.

Mas também na Ezu as leituras não interessam muito, porque a faturação será com base no diagrama de cargas (preço horario)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: chaparro
  11. A minha 2ª factura chegou hoje.... 12,50€ por 413kWh... por favor não acabe 😁😁
    Concordam com este comentário: dom123, jdmosorio
  12. Há alguma lista de empresas com as fórmulas, para saber comparar. Estive ao telefone com uma senhora da Repsol mas ela não manda documentos.
  13. Preço horário só na EZU? É tarifa EZU indexada ao SPOT23?
  14. Primeira fatura da Luzboa SPOT.

Passei de 70€ na EDP para 12€.
  15. Colocado por: chaparroHá alguma lista de empresas com as fórmulas, para saber comparar. Estive ao telefone com uma senhora da Repsol mas ela não manda documentos.

Pode fazer simulações no site da ERSE.

https://www.erse.pt/simuladores/precos-de-energia/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: chaparro
  16. A minha 1ª factura Luzboa (22 dias para respeitar ciclo de facturação) 344 kWh por 9,83€
    Concordam com este comentário: Exodus
  17. Colocado por: jpedrocarvalhoNota-se uma tendência de subida, mas acho que já era esperada para o verão. Mas por enquanto ainda compensa e muito.

Nos últimos dias tem-se visto uma tendência de subida dos valores médios no OMIE.
    Já não se encontram há muitos dias períodos de "custo zero" e o valor médio diário tem vindo a subir e para amanhã já passa os 120€/MWh.
    Enquanto a TAR se mantiver negativa continuamos a ter electricidade muito barata, mas sem essa anormalidade (não é normal o sistema elétrico pagar-nos para nos trazer energia a casa...) já seria bem doloroso.

O que vale é que o gás continua a desvalorizar, por isso não devemos ter problemas com o sobrecusto do mecanismo de compensação durante bastante tempo
  18. Não li todas as postagens e peço desculpas caso seja redundante: mudei fazem 4 meses para a LUZBOA com tarifa indexada e não poderia estar MAIS FELIZ!

Média de consumo de 350 kWh mensal +- e a fatura ronda os 10-12 euros.

A tal da LUZBOA foi a escolha também pois não há fidelização, diferente de outras. Logo se houver um novo "boooom" estilo Ucrãnia e os preços subirem, irei pular deo barco já na próxima fatura.

Façam um favor aos vossos bolsos e mudem o quanto antes de termo fixo para o mercado indexidado (se assim o quiserem).

1.1459 seg. NEW