Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: FFADna Endesa perguntaram se era uma quinta com piscina aquecida. não, apenas um t3 com 4 pessoas.
    Eu também pensei que fosse uma quinta. Só se tiver uma estufa com luzes UV no roupeiro :).
  2.  # 2

    Basta ter 2 ou 3 aquecedores de 2000w a funcionar regularmente, para atingir esses valores sem grande dificuldade.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  3.  # 3

    Tenho um amigo e vizinho que tem 2 VE, praticamente todos os meses passa 1MWh de energia consumida, 85% pelo menos em vazio.
    • FFAD
    • 13 janeiro 2023

     # 4

    Colocado por: HAL_9000Eu também pensei que fosse uma quinta. Só se tiver uma estufa com luzes UV no roupeiro :).


    antes fosse ehehehe

    não tenho nada de mais. aquecimento é ac em todas as divisões, tenho um termoacumulador, e o resto é o normal, forno, maq loiça e roupa, etc...
  4.  # 5

    Colocado por: FFAD

    antes fosse ehehehe

    não tenho nada de mais. aquecimento é ac em todas as divisões, tenho um termoacumulador, e o resto é o normal, forno, maq loiça e roupa, etc...

    Para esse perfil acho muita energia consumida, uma média de mais de 1kw hora.
    Ou então tem o ac ligado quase 24h00
    • eu
    • 13 janeiro 2023

     # 6

    Também me parece um consumo demasiado elevado; o dobro ou o triplo do que esperaria num cenário desses.
  5.  # 7

    Tenho tudo elétrico, M4..casa nos 19,5c, liguei a bomba de calor no inicio de novembro e nunca a mais desliguei...
    Placa de indução que cozinho todos os dias a noite. tv ligadas desde que chegamos a casa, volta das 19 hora(tv da sala alugada ao cachopo), e depois o normal de uma família, luzes acessas, passar a ferro ect ect...todos os dias... no inverno desde o inicio que liguei a bomba de calor a minha média anda nos 500 kwh( este inverno ainda não passou"490kwh"), no verão com os PV e boa gestão ronda os 40/50 kwh(e tenho uma piscina pequena que tem filtro e uma mini bomba de calor, mas lá está tenho de ter uma boa gestão dos consumos em casas)
  6.  # 8

    Colocado por: RcrdPrntliguei a bomba de calor no inicio de novembro e nunca a mais desliguei...

    Como eu. Meses sem BC (e excluindo carregamento do VE) são consumos baixos, a partir do momento em que entra a BC é meter o coração ao lado e esquecer :-)
  7.  # 9

    O ano passado (21/22), entre 15 Dezembro e 15 de Fevereiro (os meses mais frios) tive consumos de ~750kwh/mês.

    A/C (de 2006) durante o dia e paredes aquecidas durante a noite. Mais o normal diário.
  8.  # 10

    Entre a SU Eletricidade e Iberdrola, qual acham que será a melhor escolha para contratação de eletricidade?
    No site da Iberdrola é mencionado que o imposto MIBEL irá existir somente até 31 de Maio.
    Será mesmo assim?
  9.  # 11

    Colocado por: RiclifEntre a SU Eletricidade e Iberdrola, qual acham que será a melhor escolha para contratação de eletricidade?
    No site da Iberdrola é mencionado que o imposto MIBEL irá existir somente até 31 de Maio.
    Será mesmo assim?


    Porquê Iberdrola? Nem sequer é daquelas que tem melhores preços atualmente, a menos que seja algum preço antigo bombástico.
    O ajuste do mecanismo (não imposto) atualmente está previsto durar até 31 de Maio, mas a ministra da transição ecológica de Espanha, Teresa Ribera, já veio publicamente afirmar que vai pedir à UE que se aplique uma extensão do sistema atual.
    De qualquer forma, mesmo que não se renove, isso não quer dizer que os preços baixem por não haver ajuste. Aliás, muitos dos tarifários este ano abrem a porta para revisões trimestrais dos preços, ou aumento do preço quando acabar o mecanismo de ajuste.
    Logo se não quer estar sujeito ao mecanismo de ajuste, tem a SU, a Goldenergy ou a Repsol leve. Cada uma tem diferentes preços do kWh e de potência, e consoante o seu consumo uma poderá ser melhor que as outras.
    Se o mercado cooperar, um tarifário com ajuste MIBEL pode ser interessante. Mas nesse caso até é bem possível que um tarifário indexado seja melhor do que os da EDP, Galp, Iberdrola, etc..
    • FFAD
    • 16 janeiro 2023

     # 12

    Colocado por: dom123
    Para esse perfil acho muita energia consumida, uma média de mais de 1kw hora.
    Ou então tem o ac ligado quase 24h00


    funciona no máximo umas 2h/3h por dia. creio que as máquinas da roupa e de secar em conjunto com o termoacumulador seja o maior problema.
  10.  # 13

    Alguém que tenha contrato eletricidade na repsol? Estive a comparar com os meus preços atuais (EDP) e são muito mais baixos. Só o preço diário da potência contratada já compensa.
    Há algumas letras pequenas que me estão a escapar ou posso simplesmente mudar?
  11.  # 14

    É tarifa indexada se não estou em erro, é barato hoje mas pode ser super caro amanhã.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: manelvc
  12.  # 15

    Não parece ser indexada. Tem o custo adicional do mecanismo de compensação sim, mas os custos de potência e energia não parecem ser variáveis, e são bastante interessantes
  13.  # 16

    Ajuda dizer qual o tarifário em causa. A Repsol tem atualmente três tarifários. Um completamente fixo, um com parte fixa e parte variável (ajuste mibel) e outro indexado.
  14.  # 17

    Estou com uma dúvida e espero que me possam ajudar...
    Estive a ver os preços da Repsol e tem o plano Leve Mais que não é uma tarifa indexada e cujos valores são cerca de metade do que pago na GoldEnergy! Falta acrescentar o MIBEL, mas pelo que me parece, tem sido valores relativamente baixos em média, não?
    Há algo escondido nas entrelinhas deste tarifário? É que no vazio o KWh está a 5 cts, fora descontos de DD e FE. Dizem, no entanto, que terminando o MIBEL os preços aumentam automaticamente 6 cts/KWh...
  15.  # 18

    Do que leio, não.
    O Leve Mais é a preços mais baixos mas tem mecanismo de ajuste
    O Leve tem valores fixos por 12 meses, sem mecanismo de ajuste
    O Leve Sem Mais é indexado ao valor do mercado ibérico. Pelo que percebi é indexado ao valor horário. A fatura deve ser uma verdadeira tragédia com a discriminação horária do preço ao longo do mês :-)
  16.  # 19

    Colocado por: pcspinheiroFalta acrescentar o MIBEL, mas pelo que me parece, tem sido valores relativamente baixos em média, não?

    Esqueci-me disto.
    https://www.omie.es/pt/market-results/annual/average-final-prices/monthly-adjustment-mechanism-consumers?scope=annual&year=2022
    Os ultimos 3 meses têm tido valores que devem ficar abaixo dos 4cts/kWh. Mas antes disso foram 10 e 15cts/kWh e mais, apenas do mecanismo de ajuste
    De acordo com a fórmula do Plano Leve Sem Mais, o valor do ajuste também é sujeito ao coeficiente de perdas, por isso será sempre algo acima do preço afixado.
    O problema é a surpresa. A minha opinião é que quem contratar nestes meses vai de facto poupar muito dinheiro. O problema vai ser reagir a tempo se e quando o custo da energia duplicar ou triplicar à custa disto (e é impossível de adivinhar)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedrocardiff
  17.  # 20

    Pois... neste caso, não tendo bola de cristal, mais vale ficar quieto sabendo que tenho dos preços previsíveis mais baratos (Goldenergy)
 
0.3856 seg. NEW