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  1.  # 1

    Colocado por: Magano

    Por incrivel que pareça no site e-redes estão lá os 1000+kwh. Como é possível gastar isto numa casa com duas pessoas? Tudo bem que tenho aquecimento central, bomba de calor mas aquilo esta quase sempre desligado por a temperatura da casa estar quase sempre constante.

    Como posso saber se por acaso o que excedente dos paineis que estou a injetar na rede não estão a passar pelo contador e a aumentar a leitura?

    Eu tive a mesma dúvida quando montei a minha UPAC, o conselho que me deram foi, no período de maior intensidade do sol, manter o geral do quadro eléctrico ligado e desligar tudo o resto, menos a injecção do fotovoltaico e ver qual o comportamento do contador da electricidade.
  2.  # 2

    Novidades: https://www.erse.pt/media/0t4pzz3e/comunicado_-revis%C3%A3o-tarifas-eletricidade-2023.pdf
    Vai haver "aumento" das tarifas de acesso ás redes. Serão menos negativas.
    Já era esperado.
    (transcrito ZWAME Fórum)
  3.  # 3

    ATENÇÃO pessoal, a fuga massiva de clientes para a Luzboa fez mossa nas empresas tradicionais!
    Como diria o Capitão Nascimento, o sistema é phoda!

    Regulador propõe revisão de tarifas que pode encarecer faturas de eletricidade no mercado livre a partir de julho

    ​A ERSE constatou que a realidade do mercado de eletricidade é hoje distinta da que projetou no final de 2022 e sugere agora uma correção nas tarifas de acesso à rede, a vigorar a partir de julho.


    https://expresso.pt/economia/economia_energia/2023-04-28-Regulador-propoe-revisao-de-tarifas-que-pode-encarecer-faturas-de-eletricidade-no-mercado-livre-a-partir-de-julho-33ae46f7
  4.  # 4

    Eu não disse que se eu aderisse ia aumentar??? Pois aderi há 3 dias e pimba!
    Concordam com este comentário: dom123
  5.  # 5

    Recebi hoje a fatura da Repsol. Aderi a 18.2 e recebi hoje a fatura com o período de faturação de 18.2 a 18.4. Alguma coisa se passa com as leituras da E-Redes e do contador. Tenho fotovoltaicos e bi-horario. Faturaram 789kw durante o dia quando o meu consumo é residual nesse período.
    Acabei de verificar o contador e confrontei com a app dos fotovoltaicos. De 18.4 a 28.4 gastei 198kw de energia total e no contador a soma é de 422kw!!!!!
    Isto nunca tinha acontecido antes de mudar de operador. As leituras da E-redes batiam sempre certo com as da App!!
    Alguma coisa se passará! O contador é bidirecional!
    Jé enviei email para a E-redes e Repsol.
  6.  # 6

    Pessoal, menos teorias da conspiração se faz favor...
    A revisão da TAR não tem nada a ver com comercializador nenhum, está previsto na lei poder ser revista a meio do ano e tem apenas e só a ver com os custos associados à distribuição, que é uma actividade regulada e que não pode dar lucro nem prejuízo.
    O eventual aumento da TAR vai afectar todos os comercializadores do mercado liberalizado de igual forma.

    Colocado por: pcspinheiroEu não disse que se eu aderisse ia aumentar??? Pois aderi há 3 dias e pimba!
    Concordam com este comentário:dom123

    Esta ia afectá-lo mudasse ou não. Temos de ver é a evolução do mercado spot para ver se você é ou não o verdadeiro "pé frio", mais que eu 😁
    • SACS
    • 29 abril 2023 editado

     # 7

    Colocado por: Estayo período de faturação de 18.2 a 18.4.

    Esse é o problema.
    Como já referi noutra publicação, nas vossas faturas não está a ser descontado o total do NetMetering!
    Já existem mais pessoas a queixar disso em grupos de FB.
    Eu para tentar evitar esses problemas a quando da troca para a LuzBoa fiz questão de pedir para alterarem o ciclo de faturação para dia 20 e não para o dia do início de contrato que neste caso seria dia 6/4.
    E expliquei que tinha FV e contador bidirecional que fazia contagens remotamente e também beneficiava do acerto do NetMetering e que em teoria a e-redes nesse dia (20-21) mandava as leituras todas certa para o comercializador para poderem facturar correctamente com os devidos descontos....
    A resposta foi que iriam manter o período de faturação normal a quando do início do contrato (dia6).
    Voltei a responder que o poderiam fazer, mas que não iria pagar nenhuma fatura por estimativa tal como está na lei.
    Resumindo, voltaram a responder que assim sendo iam então mudar o ciclo de faturação para dia 20-21).


    PS: hoje já é dia 29 e nem contagens corretas no portal da e-redes nem fatura!
    • SACS
    • 29 abril 2023 editado

     # 8

    Na segunda foto são as leituras deste mês ao dia 20 e até ver na coluna da direita, Saldo/acertos NetMetering está por fazer.
    Na primeira foto é do mês anterior e podem verificar que existe na coluna da direita os saldos/acertos do NetMetering.
    E é por esses valores que a operadora vai cobrar.
      Screenshot_2023-04-29-01-18-47-66_40deb401b9ffe8e1df2f1cc5ba480b12.jpg
      Screenshot_2023-04-29-01-19-15-49_40deb401b9ffe8e1df2f1cc5ba480b12.jpg
  7.  # 9

    Colocado por: SACSNa segunda foto são as leituras deste mês ao dia 20 e até ver na coluna da direita, Saldo/acertos NetMetering está por fazer.
    Na primeira foto é do mês anterior e podem verificar que existe na coluna da direita os saldos/acertos do NetMetering.
    E é por esses valores que a operadora vai cobrar.
      Screenshot_2023-04-29-01-19-15-49_40deb401b9ffe8e1df2f1cc5ba480b12.jpg
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    Bom dia,
    Já estou na Luzboa desde hoje 29/04, tenho também de pedir para alterarem o ciclo de facturação a partir do dia 20 (p.exp 21 a 20 do mês seguinte) para evitar estimativas ?
    Neste caso o primeiro mês de facturação seria de 29/04 a 20/05, correcto ?
    • SACS
    • 29 abril 2023

     # 10

    Colocado por: jdmosorio
    Bom dia,
    Já estou na Luzboa desde hoje 29/04, tenho também de pedir para alterarem o ciclo de facturação a partir do dia 20 (p.exp 21 a 20 do mês seguinte) para evitar estimativas ?
    Neste caso o primeiro mês de facturação seria de 29/04 a 20/05, correcto ?

    Sim em teoria tem de ser assim porque a e-redes infelizmente só faz o cálculo do NetMetering a dia 21.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jdmosorio
  8.  # 11

    Bom dia
    Já entendi o que se passou.
    As leituras que a Repsol diz que recebeu da E-Redes estão erradas. Ou seja, no inicio do contrato enviaram as leituras mas quando comparado com o que vem na E-Redes estavam muito abaixo o que dava um consumo e um valor a pagar obsceno.
    Quem mudou para a Repsol, confirmem as leituras que eles dizem que receberam da E-Redes no inicio do contrato.
  9.  # 12

    Boa tarde,
    Sou eu que estou confuso ou os contratos de fornecimento de energia com a Luzboa, obrigam á permanência de 1 ano ?
    Conforme as clásulas nr.1 e nr.11.
    Qual o V/entendimento ?
  10.  # 13

    Colocado por: jdmosorioBoa tarde,
    Sou eu que estou confuso ou os contratos de fornecimento de energia com a Luzboa, obrigam á permanência de 1 ano ?
    Conforme as clásulas nr.1 e nr.11.
    Qual o V/entendimento ?

    No meu caso o contrato diz 12 meses mas sem fidelização
  11.  # 14

    Colocado por: dom123
    No meu caso o contrato diz 12 meses mas sem fidelização

    Deve ser uma questão de linguagem ambígua, porque fala sempre "sem fidelização", mas no site:

    https://luzboa.pt/tarifarios/

    Tem o seguinte parágrafo:

    "A anulação por parte do cliente de qualquer uma das obrigações referidas dá à LUZBOA o direito de transferir o contrato para o TARIFÁRIO LUZBOA GERAL partir do mês subsequente ao conhecimento desse facto com a última leitura facturada, e após interpelação para reposição das condições acordadas. Sem período de fidelização."
  12.  # 15

    Colocado por: SACSNa segunda foto são as leituras deste mês ao dia 20 e até ver na coluna da direita, Saldo/acertos NetMetering está por fazer.
    Na primeira foto é do mês anterior e podem verificar que existe na coluna da direita os saldos/acertos do NetMetering.
    E é por esses valores que a operadora vai cobrar.
      Screenshot_2023-04-29-01-19-15-49_40deb401b9ffe8e1df2f1cc5ba480b12.jpg
      Screenshot_2023-04-29-01-18-47-66_40deb401b9ffe8e1df2f1cc5ba480b12.jpg


    Tenho o mesmo problema, tal como devem ter todos os consumidores com autoconsumo que não tenham ajustado as datas de facturação ao ciclo da e-redes, mas no mês seguinte será feito o acerto correspondente. O problema é que as facturas vão andar sempre com valores errados, que depois são corrigidos na factura seguinte, que terá novamente valores errados para os últimos 30 dias. É possível pedir para mudar as datas do ciclo de facturação já com o contrato em vigor?
  13.  # 16

    Colocado por: AlexRibeiro

    Tenho o mesmo problema, tal como devem ter todos os consumidores com autoconsumo que não tenham ajustado as datas de facturação ao ciclo da e-redes, mas no mês seguinte será feito o acerto correspondente. O problema é que as facturas vão andar sempre com valores errados, que depois são corrigidos na factura seguinte, que terá novamente valores errados para os últimos 30 dias. É possível pedir para mudar as datas do ciclo de facturação já com o contrato em vigor?

    Enquanto a E-Redes não cumprir com o envio dos dados, acho que o ideal seria a empresa fornecedora de electricidade, facturar no dia em que recebe todos os dados do consumidor, mesmo que seja dia 21,22,23 ou 24 paciência seriam os dados reais e não estimativas
  14.  # 17

    Colocado por: pkasaE-redes o comercializador, atual

    Já aparece no sitio da E-Redes a LuzBoa como comercializador desde 29/4
    Vamos ver o resultado :)
  15.  # 18

    Também já me aparece a luzboa no balcão e redes
  16.  # 19

    Após o contrato ativo na E-Redes, quanto tempo costuma demorar e receber os dados do contrato bem como as credenciais de login na área de cliente?
  17.  # 20

    Primeira fatura da Luzboa (já estava desde o dia 27 no spam do gmail). Facturação de 1 a 20 de Abril. Presumo que seja porque a E-redes envia a esse dia, o que significa que vão ajustar esse ciclo de faturação sem ter pedido. Valor de 9.55 euros para 181 kWh. É aproveitar!
 
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