Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Estou desde o dia 21 sem info na e-redes sobre o saldo netmetering. Está a acontecer a mais alguém?
  2.  # 2

A ERSE anunciou a revisão extraordinária da TAR a vigorar a partir de Julho: continuará negativa, mas menos negativa.
    https://www.erse.pt/media/0t4pzz3e/comunicado_-revis%C3%A3o-tarifas-eletricidade-2023.pdf

Pelas contas (estimadas) que fui vendo no Twitter, deixam de compensar os tarifários indexados a partir dos 137€/MWh médios diários no mercado grossista (SPOT) (mais coisa menos coisa conforme as margens do comercializador), em relação à tarifa regulada. Até lá, é aproveitar e ir estando atento para mudar se o preços do SPOT subirem demasiado.
    Concordam com este comentário: dom123, mafgod
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fpacardoso, jdmosorio
  3.  # 3

De fato, a análise do Gonçalo Aguiar, indica que:
    O preço do day-ahead terá que ser em média > 137 €/MWh para compensar mudar para o regulado, isto com as TAR a partir de julho. Este preço é atingido a partir do momento em que o gás estiver a 48 €/MWh, e se forem as centrais a gás a marcarem o preço da⚡️.

Sendo que a TAR assumida por ele andará nos -0,0176€/kWh
    A ser verdade, graficamente, é possível ver que, e admitindo que a REPSOL e a SU não vão mudar os preços, compensa o SPOT face à REPSOL até a uma média de 57€/MWh e compensa face à SU até a uma média na casa dos tais 137€/MWh
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hangas
      spot_2.jpg
  4.  # 4

Por esse gráfico a partir de Julho é mudar para a Repsol certo?
  5.  # 5

Colocado por: mafgodA ser verdade, graficamente, é possível ver que, e admitindo que a REPSOL e a SU não vão mudar os preços, compensa o SPOT face à REPSOL até a uma média de 57€/MWh e compensa face à SU até a uma média na casa dos tais 137€/MWh

Tb cheguei a valores parecidos quando se apontou para o valor de -0,0176€/kWh para as TAR em Julho.

É como ele põe neste gráfico.. a partir de Julho é voltar à Repsol e esperar pelo fim do ano.

Actualmente a Repsol está a garantir os 9cnts por 12meses. Imagino que muito em breve a oferta para novos contratos se altere, pois a média até agora já está muito acima dos 57. E no segundo semestre ainda vai ficar pior..
      slack-imgs.png
  6.  # 6

Pena o back office da Repsol ser péssimo. Se a diferença for curta, nem mudo.
    Concordam com este comentário: mafgod, pkasa
    • ASBV
    • 2 maio 2023 editado

# 7

Colocado por: hangas-0,0176€/kWh

Phonix!!!!!!!!!!!

A TAR vai passar de -0,095 para -0,0176.
    Então não era 1/3 (para +/- -0,06)?
    Então não tenho dúvidas que a partir de julho o indexado não compensa
  7.  # 8

Colocado por: Zé MeirinhoPena o back office da Repsol ser péssimo. Se a diferença for curta, nem mudo.
    Concordam com este comentário:mafgod

O problema é que não será assim tão curta pelos vistos.
  8.  # 9

Dúvida (genuína): Mas a alteração da TAR não afeta diretamente todos os comercializadores na aquisição de energia?
    Se sim, não será uma questão de tempo até todas as ofertas dos preços "fixos" serem atualizadas?
    Qual é o período de revisão de preços que normalmente anunciam?
  9.  # 10

Colocado por: Zé MeirinhoDúvida (genuína): Mas a alteração da TAR não afeta diretamente todos os comercializadores na aquisição de energia?
    Se sim, não será uma questão de tempo até todas as ofertas dos preços "fixos" serem atualizadas?
    Qual é o período de revisão de preços que normalmente anunciam?

Em teoria sim mas na pratica não.
    Mesmo em anos anteriores com TARs na casa dos 0.05 ou 0.10 as tradicionais vendiam e ergia a 0.15 eur/kWh.
    Eles vão é reduzir a brutal margem actual e vender a narrativa que estão a manter os preços em nome do comprometimento com os clientes...
  10.  # 11

Diria que sim, até por exemplo na REPSOL, está lá escrito algo como:
    Preço da potência e da energia em função da potência contratada (1). Os preços incluem a tarifa de acessos às redes, nos termos definidos pela ERSE, os quais, caso sejam objeto de
    alteração, serão refletidos diretamente no preço final
    . Estes preços não incluem a taxa de exploração da DGEG, a contribuição audiovisual e o imposto especial sobre o consumo de
    eletricidade. Acresce o IVA à taxa legal em vigor.

Portanto, dá a entender que todos os preços irão sofrer um grande aumento no 2º semestre de 2023,

Aliás, a EDP no fim do ano passado quando apresentou os preços para 2023 até que eram interessantes MAS depois retifiram e ficaram "na mesma" com a desculpa que a TAR tinha sido alterada!
    Enfim!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Zé Meirinho
  11.  # 12

1ª fatura LuzBoa. O ciclo cortou a 29, por isso não ficou tão perto de zero como nas minhas contas.
    Incluindo mais um dia de OMIE na média daria quase menos 50c/MWh, que o dia 30 foi bem baixo.

Ainda assim um valor "diluido" de 2cent/kwh já com todas as taxas. Bem bom!

E claro. A importante linha de comparação com a SU.

"O valor da fatura calculado em "Condições de Preço Regulado" resultaria numa diferença de +129,91€, excluíndo IVA."
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod
      Screenshot 2023-05-02 at 17.46.23.png
  12.  # 13

Colocado por: Joseba
    Em teoria sim mas na pratica não.
    Mesmo em anos anteriores com TARs na casa dos 0.05 ou 0.10 as tradicionais vendiam e energia a 0.15 eur/kWh.

Em anos anteriores com TARs de 0,05 ou 0,10, a energia custava 0,04 e não 0,09-0,10. Com a crise energética ainda aguentaram um ano a reduzir a margem. (EDP teve grandes prejuízos relativos à energia comercializada em Portugal em 2022). Entrar noutra cena destas já a seguir não me cheira muito. Assumindo que a EDP o pode fazer por ter estado estes meses a lucrar à grande, já a Repsol parece-me muito mais duvidoso.
  13.  # 14

Basta ver que com o preço médio OMIE de 1 Jan até hoje e com a hipotética TAR de 1 Julho o preço da Repsol já tem margem negativa.

Esse tarifário é nisto, não é fixo, pelo que certamente haverá alguma cláusula no contrato que lhes permite ajustar em função na futura TAR.
  14.  # 15

Colocado por: brunoaEstou desde o dia 21 sem info na e-redes sobre o saldo netmetering. Está a acontecer a mais alguém?

A toda a gente, todos os meses.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: brunoa
  15.  # 16

Esse tarifário é nisto, não é fixo, pelo que certamente haverá alguma cláusula no contrato que lhes permite ajustar em função na futura TAR.

Todos os tarifários (fixos, indexados ou mistos) de todas as comercializadoras (que tenho conhecimento) têm uma cláusula que permite refletir alterações da TAR diretamente no preço final. Agora algumas empresas podem ou não simultaneamente reduzir o seu preço da energia para contrabalançar a subida da TAR.
  16.  # 17

Colocado por: ruicarlovTodos os tarifários (fixos, indexados ou mistos)

Nos indexados não é preciso, pois o preço indexado reflete automaticamente essa componente.
  17.  # 18

Colocado por: hangas

Nos indexados não é preciso, pois o preço indexado reflete automaticamente essa componente.

É preciso estar bem claro nos temos e condições de contratação. Uma coisa é o preço da OMIE, outra é as TAR. Ambas as condições têm de estar bem explícitas. Nos fixos está apenas o ponto referente à TAR:.
  18.  # 19

Ola a todos. Um leigo em eletricidade gostava da vossa ajuda. Leio por aqui termos como TAR e não percebo nada haha.

O que sei é que estou atualmente numa casa com Endesa. Que pagava só com eletricidade cerca de 50€ por mês e desde que a Endesa a 4 meses me disse que ia instalar um contador novo que faz leituras automáticas que tenho pago cerca de 35€ em eletricidade - atenção casa sem gás tudo eletricidade com aquecimento de água com painel e resistência quando não há sol.

Vou mudar de casa

A nova casa leva também gás natural. Mantenho Endesa e questiono se instalam um contador igual na nova casa ou vou para a LuzBoa?

Falo na LuzBoa porque é o nome mais falado nos últimos posts e pelas faturas que tenho visto é mesmo barato.
  19.  # 20

A seguir com atenção
    Estou igual
    Troca não troca

0.7914 seg. NEW