Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Ah sim. Estava a falar dos cálculos entre simples e vi-horário, dentro de cada comercializador.

Mas mesmo entre eles dão valores muito semelhantes. Sendo as comissões a principal variável.

Mas na Ezu a fórmula é:

O k é a comissão, que normalmente é 0.02 e na tarifa coletiva (a que contratei) é de 0.007.
      IMG_3406.jpeg
  2.  # 2

Colocado por: nandogoncaTambém mudei para a Luzboa a 6 de abril. Estava curioso de ver o preço e nunca mais aparecia fatura na área de cliente. Curiosamente e ao contrário do pessoal, tive conhecimento da fatura no email que recebi, e não na consulta da área de clientes.
    Resumindo, fatura por estimativa e apenas de 15 dias???? de 6 de abril a 20 de abril... Será para iniciar o próximo ciclo de faturação a cada dia 20???
    Dos 15 dias, por estimativa (estranho porque nesse período já teriam acesso à informação atualizada com o saldo quartohorário da EREDES) calcularam 212Kwh de consumo (106Kwh de vazio e outros 106 Kwh f. vazio), fatura de 6,6€.
    Por acaso o consumo real nesse período é de apenas 95kwh vazio e 34kwh F. Vazio.
    É aproveitar até julho, depois logo se vê como vai ficar a TAR...

Estou na mesma situação que tu.
    Adesão a dia 6 a fatura chegou na sexta com o período de 6 a 20 e por estimativa.
    Por acaso e segundo o shelly não deve falhar muito. Mas a lei diz q não somos obrigados a pagar faturas por estimativa... Segue reclamação e eles que se entendam com a e-redes e faturem tudo certo!
  3.  # 3

Colocado por: nandogoncaTambém mudei para a Luzboa a 6 de abril. Estava curioso de ver o preço e nunca mais aparecia fatura na área de cliente. Curiosamente e ao contrário do pessoal, tive conhecimento da fatura no email que recebi, e não na consulta da área de clientes.
    Resumindo, fatura por estimativa e apenas de 15 dias???? de 6 de abril a 20 de abril... Será para iniciar o próximo ciclo de faturação a cada dia 20???
    Dos 15 dias, por estimativa (estranho porque nesse período já teriam acesso à informação atualizada com o saldo quartohorário da EREDES) calcularam 212Kwh de consumo (106Kwh de vazio e outros 106 Kwh f. vazio), fatura de 6,6€.
    Por acaso o consumo real nesse período é de apenas 95kwh vazio e 34kwh F. Vazio.
    É aproveitar até julho, depois logo se vê como vai ficar a TAR...

Exatamente igual a mim, comecei na LuzBoa em 7 de Abril, recebi a 1ª fatura ontem...e como você foi por estimativa e também do dia 7 de Abril até ao 20 de Abril, estimaram 133kwh(por acaso ainda não foi ver o meu consumo exato nesse período), veio uma fatura de 3.66€...

na e-rede não tenho os cálculos desde os dia 21 de Março...

Vamos aguardar pelo dia 20 de Maio....
  4.  # 4

Bem recebi a fatura, 15€, andava com uma média de 65-70 e também aproveitei para subir a potência
  5.  # 5

Simples ou bi-horario?
    Quantos kWh e período faturação?
    Saiu a quanto o kWh?
    • jg231
    • 15 maio 2023 editado

# 6

Simples 253kWh 0.0111/dia 31 dias

Se calhar devia ter metido bi-horario visto que uso mais durante o dia e parece-me ser mais barato mas ja nao foi mau, na fatura diz +80 no regulado excluindo iva
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod
  6.  # 7

O vazio tem sido mais caro que o cheio mas com a TAR continua a ser inferior, pelo menos até ao mês passado.
  7.  # 8

Fiz umas contas, e a bater certo.... desde 22 de abril até hoje (com a previsão de amanhã), de fato em bi-horário diário, o cheio está mais barato que o cheio!!

A média para quem está com o tarifário:
    - simples é de 0,00526 €/kWh

- bi-horário diário vazio é 0,00376 €/kWh e o cheio é 0,00171 €/kWh (cheio a metade do vazio!)

- bi-horário semanal vazio é -0,0134 €/kWh e o cheio é 0,01211 €/kWh

Alguém confirma estes valores?!?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dom123
      12.jpg
  8.  # 9

Para o dia de amanhã, 18 de maio 2023... temos..

- simples é de -0,0253 €/kWh

- bi-horário vazio é -0,0287 €/kWh e o cheio é -0,0275 €/kWh (cheio ligeiramente superior ao vazio)

NOTA: o valor do kWh tem por base na formula da LuzBoa
      13.jpg
  9.  # 10

Boas,
    Entrei na Luzboa, no dia 29/04 os meus ciclos na e-Redes são ao dia 20, tenho uma UPAC, em que data aconselham colocar manualmente as leituras de cada mês, dia 20 ou dia 21.
  10.  # 11

Colocado por: jdmosorioBoas,
    Entrei na Luzboa, no dia 29/04 os meus ciclos na e-Redes são ao dia 20, tenho uma UPAC, em que data aconselham colocar manualmente as leituras de cada mês, dia 20 ou dia 21.

Com upac as leituras manuais não são aceites.
    Concordam com este comentário: RcrdPrnt
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jdmosorio
  11.  # 12

Se não me enganei :-) ... desde 22 março a 21 de abril, os preços serão estes:
    (preços €/MWh OMIE e €/kWh preço Luzboa)

PT_AVG_DAILY=75.4781 (.00248 €/kWh)
    ------------------------------------------------------------------------------
    BI-HOURLY - DAILY
    PT_AVG_DAILY_EMPTY=93.5024 (.00093 €/kWh) (+193.00 %)
    PT_AVG_DAILY_FULL=62.6036 (-.0010 €/kWh)
    BI-HOURLY - WEEK
    PT_AVG_SUMMER_EMPTY=77.9897 (-.0172 €/kWh) (-266.0 %)
    PT_AVG_SUMMER_FULL=72.3099 (.01036 €/kWh)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dom123
  12.  # 13

Parece que me enganei nas contas :-) e nas datas.... 22 abril a 21 de maio:
    PT_AVG_DAILY=74.6308 (.00149 €/kWh)
    BI-HOURLY - DAILY
    PT_AVG_DAILY_EMPTY=92.5252 (-.0002 €/kWh) (+89.473 %)
    PT_AVG_DAILY_FULL=61.849 (-.0019 €/kWh)
    BI-HOURLY - WEEK
    PT_AVG_WINTER_EMPTY=76.677 (-.0188 €/kWh) (-290.0 %)
    PT_AVG_WINTER_FULL=71.9046 (.00989 €/kWh)

PT_AVG_SUMMER_EMPTY=76.8828 (-.0185 €/kWh) (-290.9 %)
    PT_AVG_SUMMER_FULL=71.7353 (.00969 €/kWh)
  13.  # 14

Bom dia

Geralmente ao dia 20 de cada mês costumo ter o saldo dos consumos no site da e-redes, mas este mês de maio ainda não está disponivel.
    Mudei para a luzboa a 20/04 e estou a aguardar a primeira fatura. Espero que com esta falta de dados, a fatura não saia com valores fora do normal.

Alguém na mesma situação?
  14.  # 15

Colocado por: nhenriquesBom dia

Geralmente ao dia 20 de cada mês costumo ter o saldo dos consumos no site da e-redes, mas este mês de maio ainda não está disponivel.
    Mudei para a luzboa a 20/04 e estou a aguardar a primeira fatura. Espero que com esta falta de dados, a fatura não saia com valores fora do normal.

Alguém na mesma situação?

Sim também estou na mesma situação, mudei para a luzboa a 07/04, e desde o 21/03 não tenho o saldo de consumo na e-redes.
    Mas já recebi uma fatura da luzboa(de 07/04 a 20/04), mas estimativa 133kwh(mas pelas minhas contas "shelly" apenas gastei cerca de 40 kwh nesse período), vou pagar 3,06€ pelos 133khw e 14 dias de potência.

Sei que não devia receber estimativa e não sou obrigado a pagar(visto ter autoconsumo), mas vou deixar estar assim, estou com esperança que agora irei receber o acerto e as contagens certas neste mês(do período 21/04 a 20/05), vamos aguardar até ao final desta semana ver se vem alguma coisa..., e aí sim, depois irei reclamar, pois quero receber as leituras certas...
    Concordam com este comentário: nhenriques
  15.  # 16

Eu recebi estimativa os primeiros 9 dias mas acertaram na fatura seguinte
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RcrdPrnt
    • LVM
    • 24 maio 2023

# 17

Bom dia
    Alguém tem contrato com a LUZiGAS?
    Funcionam bem?
  16.  # 18

Recebi fatura luzboa.
    Adesão a 6abril. 1 fatura por estimativa com período de faturação de 6abril a 20abril.
    Hoje fizeram o acerto e a faturação é a real com período de 6abril a 20 de maio.
    Para 1 mês e meio de consumo, 374kwh de consumo, paguei 14,22€.
    Nada mal, mas até poderia ser melhor com o tarifário horário da ezu, mas por agora vou manter a luzboa.
  17.  # 19

Colocado por: LVMBom dia
    Alguém tem contrato com a LUZiGAS?
    Funcionam bem?

Vais tentar o tarifario indexado do Gás Natural?
  18.  # 20

Recebi hoje a fatura da Luzboa.
    De 28 de Abril até 20 de Maio, 125kw vou pagar 8.33€ 🤣🤣🤣

0.7722 seg. NEW