Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Estou a projetar a construção duma casa e em breve terei de tomar opções quanto ao tipo de aquecimento central a instalar.
    Na casa onde resido no presente, o aquecimento é a gasóleo. Quando a casa foi construída há quase 20 anos atrás, era uma forma de aquecimento bastante económica e eficaz. No entanto, com a escalada do preço do gasóleo, hoje é um sistema extremamente caro que ligo durante o menor período de semanas possível.
    Para a casa nova estou indeciso entre as pellets e a lenha. Por um lado, as pellets são um sistema mais limpo e moderno, mas receio que com o tempo o seu custo venha igualmente a tornar-se maior, ao passo que o preço da lenha se tem mantido estável ao longo dos anos e tenho na minha zona alguma facilidade em adquiri-la.
    A ideia seria ter o aquecimento central a lenha e um simples esquentador (para além do acumulador solar) para as águas de banho e cozinha.
    Alguém tem experiência com aquecimento a lenha, podendo informar sobre a sua eficácia, limitaç~ºoes, etc?
  2.  # 2

    E o seguinte a lenha você terá de sair de ir ao pé da caldeira a lenha para ir colocando durante o funcionamento dela a pellets você pode abastecer o solo e fica descansado em relação ao funcionamento de resto é praticamente igual
  3.  # 3

    Colocado por: silmendoEstou a projetar a construção duma casa e em breve terei de tomar opções quanto ao tipo de aquecimento central a instalar.
    Na casa onde resido no presente, o aquecimento é a gasóleo. Quando a casa foi construída há quase 20 anos atrás, era uma forma de aquecimento bastante económica e eficaz. No entanto, com a escalada do preço do gasóleo, hoje é um sistema extremamente caro que ligo durante o menor período de semanas possível.
    Para a casa nova estou indeciso entre as pellets e a lenha. Por um lado, as pellets são um sistema mais limpo e moderno, mas receio que com o tempo o seu custo venha igualmente a tornar-se maior, ao passo que o preço da lenha se tem mantido estável ao longo dos anos e tenho na minha zona alguma facilidade em adquiri-la.
    A ideia seria ter o aquecimento central a lenha e um simples esquentador (para além do acumulador solar) para as águas de banho e cozinha.
    Alguém tem experiência com aquecimento a lenha, podendo informar sobre a sua eficácia, limitaç~ºoes, etc?


    So equaciona essas duas?

    Não tem gás natural?

    Irá levar radiadores?
  4.  # 4

    Na zona ainda não passa o gás natural, nem está planeado que venha a passar tão cedo. Aliás, mesmo o saneamento é à justa...
    Em princípio, pelo que me falaram, dá para acoplar a caldeira com radiadores e assim aquecer toda a casa.
    A minha dúvida prende-se com a eficiência desse tipo de aquecimento. Isto é; enquanto com as pellets, como aqui foi dito atrás, eu posso programar o aquecimento para ligar e desligar a determinada hora, julgo que com a lenha tal não seja possível, implicando que chegando a casa esta estará fria e só então a poderei começar a aquecer. Para um espaço de mais ou menos 200 m2, admitindo que todos os radiadores seriam devidamente dimensionados para o espaço, quanto tempo demoraria até estar quente?
  5.  # 5

    A lenha mais ou menos entre 30 a 45 minutos para começar a aquecer
    • SrR
    • 20 novembro 2019

     # 6

    Colocado por: silmendoA minha dúvida prende-se com a eficiência desse tipo de aquecimento. Isto é; enquanto com as pellets, como aqui foi dito atrás, eu posso programar o aquecimento para ligar e desligar a determinada hora, julgo que com a lenha tal não seja possível, implicando que chegando a casa esta estará fria e só então a poderei começar a aquecer.
    tudo depende do que esta disposto a gastar, hà caldeiras com acendimento automático e pode muito bem regular as horas de aquecimento, agora tem sempre a mesma questão que é necessário carregar a maquina com lenha , ja a de pellets o funcionamento é mais user friendly implica menos cuidados por parte do utilizador, pode usar maquinas com silos de pellets maiores para lhe dar mais autonomia.
    Concordam com este comentário: jorgealves
 
0.0126 seg. NEW