Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá, tenho uma pequena fuga de água na canalização mesmo à entrada do meu esquentador. Chamei o perito do seguro que fez a participação e a resposta que recebi agora é que o seguro não cobre porque aquilo está nas exclusões.

    O contrato diz isto nos danos por água e pesquisa de avarias:

    Garantindo os danos nos bens seguros, de caráter subito ou imprevisto, em consequência de rutura, defeito, entupimento ou transbordamento da rede interior de distribuição de água do edifício assim como dos aparelhos ou utensílios ligados à rede de distribuição de água do mesmo edifício e respectivas ligações.

    Mas depois diz isto nas exclusões:

    Ficam igualmente garantidas as despesas efectuadas (até ao limite fixado nas condições particulares da apólice) com os trabalhos de pesquisa para a localização da rutura ou da avaria, assim como os gastos de reposição das partes do imóvel afectadas pela busca não ficando, no entanto incluidas as despesas com as próprias reparações das redes de distribuição ou dos aparelhos a elas ligados.

    Então, o contrato garante:
    1) os danos nos bens seguros em consequência de rutura
    2) assim como dos aparelhos ou utensílios ligados à rede de distribuição de água
    3) e respectivas ligações

    E depois exclui-as?
    1) não ficando, no entanto incluidas as despesas com as próprias reparações das redes de distribuição
    2) ou dos aparelhos a elas ligados

    Ajudem-me a perceber isto para eu poder reclamar.
    Muito obrigado.
  2.  # 2

    A lista de inclusões e exclusões fazem parte do contrato.

    Existe uma fuga na canalização de agua, isto é, na rede de distribuição de agua cujo contrato prevê a sua exclusão explicitamente.
    Em minha opinião não terá matéria para reclamar.

    Se a agua caísse sobre, por exemplo, o seu micro-ondas, e este se danificasse em consequência, os danos estavam cobertos pela seguradora. O mesmo aconteceria se a agua originasse danos no vizinho de baixo. Como o dano é na própria canalização ( há quantos anos está esse cano montado? Estará deficiente por excesso de uso? etc.).
    • size
    • 21 novembro 2019

     # 3

    Colocado por: reginamar

    Então, o contrato garante:
    1) os danos nos bens seguros em consequência de rutura
    2) assim como dos aparelhos ou utensílios ligados à rede de distribuição de água
    3) e respectivas ligações


    Quererá isto dizer que apenas haverá cobertura para os danos por água, que resultem de uma ruptura súbita da canalização, ou de uma ruptura dos aparelhos ou acessórios ligados à rede de água. Ou seja, somente, os danos provocados em bens.

    Como nada nos diz sobre a existência de danos, é de supor que não existiram. Certo ?
    Se assim for, resulta apenas se ter que equacionar a reparação dessa fuga. Conforme consta da apólice, as reparações estão excluídas.
  3.  # 4

    A cobertura de Pesquisa Avaria cobre as despesas de pesquisar/descobrir o problema ("abrir" o chão ou paredes), e depois voltar a "fechar".
    A cobertura de DA cobre a reparacao ( no seu caso o contrato exclui).
    Qual é a Seguradora?
  4.  # 5

    Colocado por: reginamarOlá, tenho uma pequena fuga de água na canalização mesmo à entrada do meu esquentador. Chamei o perito do seguro que fez a participação e a resposta que recebi agora é que o seguro não cobre porque aquilo está nas exclusões.

    O contrato diz isto nos danos por água e pesquisa de avarias:

    Garantindo os danos nos bens seguros, de caráter subito ou imprevisto, em consequência de rutura, defeito, entupimento ou transbordamento da rede interior de distribuição de água do edifício assim como dos aparelhos ou utensílios ligados à rede de distribuição de água do mesmo edifício e respectivas ligações.

    Mas depois diz isto nas exclusões:

    Ficam igualmente garantidas as despesas efectuadas (até ao limite fixado nas condições particulares da apólice) com os trabalhos de pesquisa para a localização da rutura ou da avaria, assim como os gastos de reposição das partes do imóvel afectadas pela busca não ficando, no entanto incluidas as despesas com as próprias reparações das redes de distribuição ou dos aparelhos a elas ligados.

    Então, o contrato garante:
    1) os danos nos bens seguros em consequência de rutura
    2) assim como dos aparelhos ou utensílios ligados à rede de distribuição de água
    3) e respectivas ligações

    E depois exclui-as?
    1) não ficando, no entanto incluidas as despesas com as próprias reparações das redes de distribuição
    2) ou dos aparelhos a elas ligados

    Ajudem-me a perceber isto para eu poder reclamar.
    Muito obrigado.


    Como já foi dito, há que distinguir entre a) o custo da própria reparação da ruptura (excluído) e b) os danos provocados pela ruptura (cobertos).
  5.  # 6

    Exemplificando com o seguro automóvel : se avariarem os travões e bater noutro carro o seguro paga os danos no outro carro e no seu (se tiver danos próprios) mas não paga a reparação dos travões.
 
0.0120 seg. NEW