Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Como parte da renovação de um T2 do início da década de 80 vou meter janelas novas e estores novos e pretendia também tentar isolar o melhor possível a parte acústica e térmica das caixas de estore. Sei que o que irei poder isolar estará sempre condicionado por serem estores manuais, mas queria tentar obter o melhor resultado acústico e térmico possível.

    A empresa que me vai fazer a obra propôs usar Isoenergy.

    Com base nas pesquisas no fórum, o Flexoterm parece ser um produto mais interessante, mas como a marca não faz instalações e o meu jeito para a bricolage é nulo, gostava do feedback de quem tenha usado o produto antes de considerar arriscar comprar.

    Há alguém que tenha feito isolamento com Flexoterm e que dê feedback quanto ao espaço que tenho disponível?

    Pelo que consegui ver, a parte interna da caixa parece ser em cimento, com umas barras de madeira à mistura.

    Tampa da caixa de estore    Janela de sacada    Janela de Sacada

    As fotos são como estão agora, com os estores "antigos", presumo que os novos são mais finos, mas tenho muitas dúvidas do espaço que me ficará disponível nesta janela (é de uma sacada).

    Este é o aspecto da caixa de estore de uma janela "normal":

    Janela normal    Janela normal

    Cortiça também me interessava, mas não consigo descobrir um produto específico para isso, vejo relatos de quem adapta placas de cortiça, e isso já foge à minha capacidade de bricolage.

    Existe algum produto à base de cortiça que seja próprio para isto?

    Face ao tipo de caixa de estore, recomendam-me alguma outra solução além do Isoenergy?
  2.  # 2

    tem de isolar na tampa e na parede que confina com o interior da habitação.
    metendo estores novos, concerteza irão ocupar menos espaço do que os actuais.
    Pode colar XPS com 30mm ( se tiver espaço disponível), na zona confinante com o interior. e aplicar Isoenergy na tampa.
    Outra hipotese, é aplicar também XPS na zona da tampa. selar/ colar com espuma de PU... mete a tampa. Mais tarde se necessitar de manutenção tem de cortar o XPS/PU.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DHawk
  3.  # 3

    Obrigado pelo seu contributo Pedro.

    De facto , os estores novos devem ser mais finos (serão em alumínio, tenho que confirmar qual é a espessura "normal" nos dias de hoje), mas a janela de sacada ainda me deixa alguma dúvida do espaço livre.

    Pelo que tenho visto aqui pelo fórum, o XPS é fraco a nível acústico, daí ter interesse no Flexoterm ou em cortiça.

    Haverá membros do Fórum que possam ajudar com a sua experiência nestes materiais?
  4.  # 4

    avalie a hipótese (custo, beneficio, simplicidade) de colocar electricos, ganha qualquer coisa no isolamento tambem
  5.  # 5

    Pois, nmex2, se houvesse mais orçamento disponível, sei que seria a melhor opção de isolamento, mas para tudo o que implicava, não era compatível.

    Assim, resta-me tentar escolher a melhor solução térmica e acústica para isolar.
  6.  # 6

    **** onde viste isso?
    Até era capaz de comprar 2... Uma para cada caixa em minha casa
    •  
      nunos7
    • 26 novembro 2019 editado

     # 7

  7.  # 8

    Obrigado pela dica de produto ****, mas confesso que estou confuso entre os 3.

    Entre Isoenergy, Thermoflex e agora o Selitherm, estou a tentar analisar as características de cada. Procurava um que isolasse melhor termicamente e acusticamente.

    Pelo que já consegui apurar:

    Isoenergy: espuma de polietileno não reticulado de alta densidade auto-extinguível
    Espessura: 5mm
    Condutibilidade térmica: 0.038 W/mºC
    Determinação do coeficiente de absorção sonora: 0.15
    Acústica: redução de 4 a 5 dB
    Térmica: elimina, em média, 60 % das perdas ou dos ganhos de calor indesejáveis

    Flexoterm de 25mm: Composição do material: Poliestireno + camada difusão + Neopor
    Possibilita o isolamento térmico (até 66%) e acústico (até 6dB).

    Selitherm de 25mm: Composição do material: Selitpor / EPS
    Isolamento térmico 70%, R=0,694m²K/W
    Acústica: desconhecido
  8.  # 9

    Colocado por: ****Não sei se existe em Pt , mas custa cerca de 20€
      50BF070F-18FF-40A1-9F5D-7B52B41803CB.jpeg


    Deveria ser obrigatório colocar, até janelas fracas ficariam bem melhores, até me custa ver janelas boas com caixas de estores todas rotas, mas não é fácil nem barato encontrar produtos similares no mercado.

    Se calhar se os arquitectos e engenheiros aconselhasem/obrigassem o mercado reagiria, mas como poucos querem saber continuasse a fazer como de costume.

    Já fiz algo parecido com cortiça e resolveu o problema acústico, mas deu trabalho e saiu caro.
  9.  # 10

    ja vi material parecido a esse, sem estar cortado a medida... penso que foi nas sessões do chão flutuante...
  10.  # 11

    https://www.leroymerlin.pt/Produtos/Portas-janelas-escadas/Janelas/WPR_REF_81866248
    Concordam com este comentário: NicoleMS
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DHawk
  11.  # 12

    ao arquitetos há muito que vão acabando com as caixas de estores, não é fácil
    por outro lado em remodelações as caixas antigas já lá estão

    fica aqui este vídeo embora para o caso do tópico os vídeos a seguir se adequem mais.
    https://www.youtube.com/watch?v=Z8lP8VyG5tw&feature=youtu.be
    Concordam com este comentário: zinna
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas, CMartin, DHawk
  12.  # 13

    Porreiro.... mas em PT já encontraste isso para poderes especificar!?
  13.  # 14

    já existiu aqui um user Nelson Margemespontanea
    Que é revendedor e mostrou caixas parecidas ..
 
0.0143 seg. NEW