Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Há uns meses atras comecei aqui uma discussão sobre a minha desvinculação do crédito habitação, que já foi aceite pelo banco.
    Estamos neste momento a juntar a documentação para fazer a escritura de partilha num notário.

    Surgiu-me a seguinte duvida:
    A casa foi comprada pelos 2 (quando estavamos casados) por 145.000€. Ela vai ficar com a casa e dar-me tornas no valor de 50.000€.
    Qual é o valor que deve ser atribuido à casa na escritura? Qual será o valor que mais me beneficia em questões fiscais? Ela diz que quer dar à casa o valor patrimonial da casa que está nas finanças, mas nem sei se isso é legal?
  2.  # 2

    O valor que está nas finanças é de 90.000€, já agora.
  3.  # 3

    Boas,

    O valor é o que vocês atribuírem sendo que esse valor não pode ser inferior ao valor patrimonial atribuído que como disse é de 90.000€. Portanto se atribuem ao imóvel o valor de 90.000€ é 45.000€ para cada um o que significa que se ela pretende ficar com a casa tem de lhe dar pagar a sua parte de 45.000€ (tornas).
  4.  # 4

    O valor das tornas nós ja acordamos que era 50k, visto que o valor de mercado da casa é 200k e nós devemos 100k ao banco.
    Agora quanto ao valor da escritura é que nao sei como devemos fazer... ela quero por como sendo 90k
  5.  # 5

    Colocado por: alfa001O valor das tornas nós ja acordamos que era 50k, visto que o valor de mercado da casa é 200k e nós devemos 100k ao banco.
    Agora quanto ao valor da escritura é que nao sei como devemos fazer... ela quero por como sendo 90k


    se ainda deve 100k ao banco ele não vai deixar fazer a escritura por 90k
  6.  # 6

    O banco diz que nao quer estar presente na escritura...
  7.  # 7

    Colocado por: alfa001O banco diz que nao quer estar presente na escritura...


    estranho. não sei ao certo como é retirado o seu nome, se é feita uma nova escritura, ou uma adenda à escritura actual, mas se for como diz e o banco não quer estar presente, então deduzo que deve ser uma adenda e nesse caso bnem devem mexer no valor da escritura.

    Porque se fosse uma escritura nova, o banco com a hipoteca sobre a casa teria uma palavra a dizer.
  8.  # 8

    O que vamos fazer é escritura de partilha do bem - a casa
 
0.0114 seg. NEW