Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: Atlas EurobuildOs produtos de injeção vão cristalizar e criar a tal barreira, mas sempre suportes de betão.
    betão e alvenarias.. existem várias soluç´ões diferentes.. incluindo a inserção de uma barreira física.

    tb não sabemos exactamente o tipo de alvernaria do utilizador. por isso digo e repito que tem de ser visto primeiro por um técnico qualificado.
  2.  # 22

    Colocado por: pc ferreira

    E porque acontece a capilaridade?
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Capilaridade
  3.  # 23

    Colocado por: antonylemosbetão e alvenarias.. existem várias soluç´ões diferentes.. incluindo a inserção de uma barreira física.

    tb não sabemos exactamente o tipo de alvernaria do utilizador. por isso digo e repito que tem de ser visto primeiro por um técnico qualificado.


    O utilizador disse, pedra e saibro.
  4.  # 24

    Colocado por: HmracA construção é do ano de 1968, por isso não tenho muito a fazer e com paredes de 60cm ainda pior, o soalho ao que me parece está assente em vigas de madeira e para estar a mexer no soalho só se o tiver que retirar.


    Colocado por: Atlas EurobuildAqui o utilizador referiu as paredes, não falou do soalho.
  5.  # 25

    Colocado por: antonylemos



    Mas disse que os problemas eram nas paredes, não no soalho.
  6.  # 26

    Colocado por: antonylemoshttps://pt.wikipedia.org/wiki/Capilaridade


    Aí diz o que é, não o porquê.
  7.  # 27

    estas técnicas são muito usadas em casas antigas seja nos paises nordico, ou británicos construidos antes da reinvenção do cimento. por isso pesno que deve servir perfeitamente mesmo que não seja construção com cimento.
  8.  # 28

    Colocado por: pc ferreira

    Aí diz o que é, não o porquê.
    neste caso concreto a capilaride é a capacidade de a água subir paredes..tal como a agua sobe numa esponja. só que nas paredes os espaço por onde a água passa é mais apertado e assim sobe muito mais...

    Capilaridade ou ação capilar é a propriedade física que os fluidos têm de subir ou descer em tubos extremamente finos. o porquê é mais complicado de explicar. basta sabermos que acontece.
  9.  # 29

    Pressupondo o revestimento integral do interior de um edifício com kerdi ou qualquer outra coisa que anule a porosidade e consequentemente a higroscopicidade do suporte, como propõem a resolução do aumento da humidade relativa interior derivada à obstrução dos poros?
  10.  # 30

    Colocado por: antonylemosneste caso concreto a capilaride é a capacidade de a água subir paredes..tal como a agua sobe numa esponja. só que nas paredes os espaço por onde a água passa é mais apertado e assim sobe muito mais...

    Capilaridade ou ação capilar é a propriedade física que os fluidos têm de subir ou descer em tubos extremamente finos. o porquê é mais complicado de explicar. basta sabermos que acontece.


    A questão é porque a água sobe?
  11.  # 31

    Colocado por: José BarnabéPressupondo o revestimento integral do interior de um edifício comkerdiou qualquer outra coisa que anule a porosidade e consequentemente a higroscopicidade do suporte, como propõem a resolução do aumento da humidade relativa interior derivada àobstrução dos poros?


    Por exemplo, pode usar unidades de VMC.

    Edit: e também com o uso de produtos com capacidade tixotrópica, capazes de ter uma pequena acumulação.
    • Hmrac
    • 23 novembro 2019 editado

     # 32

    Essas placas são tipo o pladur? Para isso posso sempre colocar xps e pladur que vai dar ao mesmo efeito, acho eu.
    Pelo que vi quando arranjei o soalho, isto à 10 anos atrás, porque abri uma porta numa parede e depois tive que colocar madeira nesse bocado da porta, via a terra mesmo e as vigas de madeira onde está pousado o soalho.
    Agora as paredes devem estar em cima da terra, como se vê nessas imagens que foram colocadas.
  12.  # 33

    Colocado por: pc ferreira

    A questão é porque a água sobe?
    se lesse o artigo ao qual fiz o link teria a explicação.
  13.  # 34

    Colocado por: antonylemosse lesse o artigo ao qual fiz o link teria a explicação.


    Sim li. Mas falta o mais importante. É o porquê da água a subir, e ainda de haver a reação que dá origem ao salitre.
  14.  # 35

    Colocado por: HmracEssas placas são tipo o pladur? Para isso posso sempre colocar xps e pladur que vai dar ao mesmo efeito, acho eu.
    Pelo que vi quando arranjei o soalho, isto à 10 anos atrás, porque abri uma porta numa parede e depois tive que colocar madeira nesse bocado da porta, via a terra mesmo e as vigas de madeira onde está pousado o soalho.
    Agora as paredes devem estar em cima da terra, como se vê nessas imagens que foram colocadas.


    Não.

    Essas placas, são placas com o miolo em XPS, e faceadas em ambos os lados com a Lâmina de impermeabilização Kerdi.

    Esta tela Kerdi é impermeável, pelo que não absorve qualquer humidade/água.
    Selando todas as juntas das placas esse problema deixa de se manifestar, pois fica com uma solução estanque ao ar e a reação deixa de se manifestar.
  15.  # 36

    Colocado por: pc ferreira

    É o porquê da água a subir, e ainda de haver a reação que dá origem ao salitre.



    A reação deve-se devido ao "contacto" com o ar.

    Isto é, como o ferro oxida com o contacto com o ar, o salitre também se manifesta devido à presença do ar.

    Se colocarmos uma solução que garanta estanquecidade nesse sentido, então essa reacção deixa de existir.
  16.  # 37

    Colocado por: pc ferreiraSim li. Mas falta o mais importante. É o porquê da água a subir, e ainda de haver a reação que dá origem ao salitre
    isso não resolve o assunto em questão... embora seja interessante. mas na verdade já não me lembro dessa aula de física.

    quanto à capacidade da água transportar sais, ou não. tb não interessa aqui. pois nenhuma das fotos mostra salitre (embora acredite que até certo grau existam). o que mostra é a tinta empolada, que é sinal clássico de humidade... talvez uma tinta de água em vez de uma plástica permitisse que a água evaporasse sem criar esse mau aspecto, mas isso tb não resolve a questão de existir humidade.
  17.  # 38

    Colocado por: Atlas Eurobuild

    Não.

    Essas placas, são placas com o miolo em XPS, e faceadas em ambos os lados com a Lâmina de impermeabilização Kerdi.

    Esta tela Kerdi é impermeável, pelo que não absorve qualquer humidade/água.
    Selando todas as juntas das placas esse problema deixa de se manifestar, pois fica com uma solução estanque ao ar e a reação deixa de se manifestar.
    então a sua sugestão passa por cobrir a parede e soalho com kerdi. ignorando o contacto das vigas com as paredes humidas até ao dia que deixem de existir tal como nas fotos que pus acima
  18.  # 39

    Colocado por: antonylemosisso não resolve o assunto em questão... embora seja interessante. mas na verdade já não me lembro dessa aula de física.

    quanto à capacidade da água transportar sais, ou não. tb não interessa aqui. pois nenhuma das fotos mostra salitre (embora acredite que até certo grau existam). o que mostra é a tinta empolada, que é sinal clássico de humidade... talvez uma tinta de água em vez de uma plástica permitisse que a água evaporasse sem criar esse mau aspecto, mas isso tb não resolve a questão de existir humidade.


    Já responderam por si, embora incompleto
  19.  # 40

    Colocado por: Atlas Eurobuild


    A reação deve-se devido ao "contacto" com o ar.

    Isto é, como o ferro oxida com o contacto com o ar, o salitre também se manifesta devido à presença do ar.

    Se colocarmos uma solução que garanta estanquecidade nesse sentido, então essa reacção deixa de existir.


    E sobe porquê?
 
0.0229 seg. NEW