Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia

Contexto:
    Há cerca de 4 anos reconstruí uma casa no centro de uma cidade. Esta está localizada numa travessa que liga duas ruas principais, uma delas pedonal, tendo esta travessa 20 metros.
    Ora, comprei a casa devoluta, demolição, construção, 4 anos depois, estamos cá dentro...
    Nunca passou na cabeça destas almas todas que não passa gás natural na rua. Fomos tentar resolver este problema junto a portgás, mas nem o facto da nossa caixa do gás ser a 4 metros do ramal ajudou a resolver o problema (isto sou eu a pensar: "única casa na travessa, não vamos dar lucro, nem que seja a 4 metros do ramal").
    Estão 10º lá fora e as várias divisões da casa estão a 17,3º, 17,1º 17º e 16,9º, mas como tenho duas meninas e elas são umas touras a dormir à noite, descobrem-se. Ou seja, isto precisava de um cheirinho de aquecimento.

Problema:
    Não passa gás natural na rua.
    Casa foi pensada para ter gás natural ¯\_(ツ)_/¯ (não perguntem como isto aconteceu).
    Tem pré instalação para aquecimento central (caldeira a gás natural).
    Já ouvi falar em vintilo qualquer coisa: Não, não temos corrente elétrica junto das saídas dos radiadores.
    Espaço disponível: Onde a caldeira ia ficar - 1,20m por 3m de altura.

Solução:
    Falei ontem com o picheleiro que esteve cá em casa durante a construção e ele falou, sem se adiantar muito, que a solução poderia passar por uma bomba de calor slit passando os tubos de cobre pelo tudo de condensação da caldeira.
    Pellets: Não queria, implica fazer obras, não tenho espaço para colocar um silo etc.

Resta-me a vossa ajuda para saber se uma bomba de calor, é boa, não é, se tem bons consumos, quais são mesmos para uma determinada utilização, durabilidade etc.

Grato
    • SrR
    • 23 novembro 2019

# 2

Se o ramal esta a 4 metros é porque o gas passa na rua, o que pode acontecer é sendo no centro da cidade existe zonas em que durante um certo período nao deixam fazer qualquer intervenção na rua
  2.  # 3

Se o ramal esta a 4 metros é porque o gas passa na rua, o que pode acontecer é sendo no centro da cidade existe zonas em que durante um certo período nao deixam fazer qualquer intervenção na rua

Não passa mesmo gás na rua. Neste processo já nos foi confirmado pela ERI e Portgas. Passa é ali a 4 metros ¯\_(ツ)_/¯
    • SrR
    • 23 novembro 2019

# 4

4 metros sao 5 passos de distância .... como é que nao passa na rua
  3.  # 5

4 metros sao 5 passos de distância .... como é que nao passa na rua

Acho que não está a ser construtivo nesta discussão!
    A minha casa está na rua X, na rua X não passa gás natural. Na rua Y e Z passa gás natural. A caixa de gás da minha casa dista 4 metros até ao ramal que está na rua Y.
    • SrR
    • 23 novembro 2019

# 6

Peço desculpa tem toda a razão, fico é picado com estas complicações que fazem com algo que à partida é tao simples de resolver, se fosse com abastecimento de agua diriam o mesmo? Enfim, bem voltando ao tema que tipo de pre instalação tem? Isto é esta preparado para radiadores é isso?
  4.  # 7

Parece que só resta a opção de bomba de calor split a trabalhar a 65°C se for para radiadores.

As aqs são feitas como? Termoacumulador?
    • size
    • 23 novembro 2019

# 8

Colocado por: Luís Esteves
    Não passa mesmo gás na rua. Neste processo já nos foi confirmado pela ERI e Portgas. Passa é ali a 4 metros ¯\_(ツ)_/¯

Tem algum quintal ?

Se tiver, poderá optar pelo gás propano, garrafas de 45 kg. Foi a minha opção, enquanto o gás natural não chegou à minha rua.
  5.  # 9

Colocado por: jorgealvesParece que só resta a opção de bomba de calor split a trabalhar a 65°C se for para radiadores.

As aqs são feitas como? Termoacumulador?

Para AQS tenho uma bomba de calor, com um reservatório de 300 litros, apoiada por 2 paneis solares. Funciona lindamente. Sou leigo, mas estou encantado com o funcionamento dela!
  6.  # 10

Colocado por: SrRPeço desculpa tem toda a razão, fico é picado com estas complicações que fazem com algo que à partida é tao simples de resolver, se fosse com abastecimento de agua diriam o mesmo? Enfim, bem voltando ao tema que tipo de pre instalação tem? Isto é esta preparado para radiadores é isso?

Sim, este processo de pedir já toca no ridículo, vista a distância à rede! No entanto, dado o tempo que já perdi com a ERI e portgas, desistir do gás natural é agora a opção!

Para aquecimento, a casa está preparada para radiadores e caldeira de condensação.
    • SrR
    • 23 novembro 2019

# 11

Ou utilizar uma bc para radiadores mas dimensionar os radiadores para trabalhar a temperaturas mais baixas, ou seja aumentar ao tamanho dos radiadores a fim de baixar a temperatura que a bc vai produzir e com isso melhores prestações
    Concordam com este comentário: jorgealves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Luís Esteves
    •  
      aacc
    • 23 novembro 2019

# 12

0.0158 seg. NEW