Iniciar sessão ou registar-se
    • Mind
    • 24 Novembro 2019

     # 1

    Boa noite a todos,

    Alguém aqui ja pensou, ou tem, na sua moradia, um sistema simples para aproveitamento das aguais pluviais?

    Desde inicio, fase de projecto, organizei tudo para canalizar as aguais pluviais provenientes do telhado a desaguar para um ponto especifico, para mais tarde colocar um reservatório / deposito para fazer esse aproveitamento para rega...

    Visto que a zona onde habito os lençóis de agua são escassos penso que seja um bom investimento.

    Ando a ver prós e contras entre colocar um reservatório em polietileno subterrâneo (min. 10k litros) ou fazer um em betão.
    Para já só tenho orçamento para o reservatório e só este ronda sempre os 1500€ + IVA.

    Obrigado.
  1. Ícone informação Anunciar aqui?

  2.  # 2

    10k não é muito, se encher uma daquelas piscinas desmontáveis para os pequenos brincarem e já ficou sem água.

    se não tiver a tal piscinas, a lavar os carros e a regar o jardim durante os verões tb é escasso.

    eu fazia com pelo menos o triplo do tamanho.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mind
  3.  # 3

    É um investimento que dificilmente vale a pena em termos financeiros. 10 mil litros de água da companhia custa menos de 10 euros.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mind

    • Mind
    • 25 Novembro 2019

     # 4

    Sim eu tenho pela noção que 10 mil litros não é nada e o retorno de investimento é uma miragem, mas a ideia é usar esta agua essencialmente para rega nos meses de mais calor, por isso é que coloco de parte agua de rede cheia de tratamento.

    Sei que poderia poupar bastante se construísse um reservatório em alvenaria, e nesse caso conseguiria colocar um volume bem mais apetecível, mas em desvantagem tem o problema de possíveis rupturas um dia mais tarde.
  4.  # 5

    Colocado por: MindSim eu tenho pela noção que 10 mil litros não é nada e o retorno de investimento é uma miragem, mas a ideia é usar esta agua essencialmente para rega nos meses de mais calor,

    Com ou sem calor, o preço da água da companhia mantém-se, pelo que não percebo onde vai obter ganho. Ambientalmente falando, tb nada ganha pois o Cimento que vai utilizar na construção do tanque não ajuda na pegada ambiental. Mas se quer gastar por gastar, força...
    • NBA
    • 25 Novembro 2019

     # 6

    Se a canaliza-se para um poço existente até faria sentido. De outra forma é um gasto desnecessário.
    • Mind
    • 14 Fevereiro 2020

     # 7

    Obrigado pelas opiniões.

    Vou pensar melhor nesta solução, provavelmente se fizer algo (feito por mim) será um tanque que possa vir a servir de "piscina" e fazer depois aproveitamento dessas aguas. Ainda não sei bem.
    • JoelM
    • 14 Fevereiro 2020

     # 8

    Colocado por: rjmsilvaÉ um investimento que dificilmente vale a pena em termos financeiros. 10 mil litros de água da companhia custa menos de 10 euros.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Mind


    são 10K litros que pode usar quantos dias por ano? 160 dias? (dias de chuva) quantos anos? 20? 30?

    mesmo que não compensa-se monetariamente, nem tudo tem de dar lucro ou de reaver o investimento. Nos dias que correm, devia ser obrigatório esse tipo de depósitos em casas/terrenos onde é possível. não faz o mínimo sentido andar-se a regar jardim e lavar carros com agua tratada só porque é barata...
    Concordam com este comentário: Mind, MrVetable, zed, Danfmc
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mind
  5.  # 9

    Aqui ... não vale o esforço. 10m3 de agua gastas em rega em menos de 10 dias... depois ficas meses sem agua no deposito... que é na altura que precisas verdadeiramente dela
  6.  # 10

    Sistema amigo do ambiente? Então mas as águas das chuvas não entram no ecossistema à mesma ao infiltrarem se na terra? Eu não sou muito novo, mas que eu saiba dei isto ou na primária ou no 5° ano... Aproveitamento da água na minha opinião só é bom para economizar uns cobres na fatura da água, face ao investimento não creio fazer grande sentido.
    • JoelM
    • 15 Fevereiro 2020 editado

     # 11

    Colocado por: Leao91Sistema amigo do ambiente? Então mas as águas das chuvas não entram no ecossistema à mesma ao infiltrarem se na terra? Eu não sou muito novo, mas que eu saiba dei isto ou na primária ou no 5° ano... Aproveitamento da água na minha opinião só é bom para economizar uns cobres na fatura da água, face ao investimento não creio fazer grande sentido.


    Quando vai regar, que água é que usa? Ou lavar o carro? Quanto à água da chuva a infiltrar-se no terreno, depende, muitos lotes têm ligação a rede pública de águas pluviais, que mais não são auto estradas para a água chegarem aos rios, o que em casa de chuvas intensas provocam inundações muito mais depressa. Também a grande impermeabilização do solo em áreas mais urbanas faz com que a capacidade de absorção dos solos seja muito reduzida!

    A realidade no seu 5ano de escola é muito diferente da realidade de hoje em dia. Claro que um terreno no Alentejo não é o mesmo que um terreno em Braga ou em trás os montes!
  7.  # 12

    Colocado por: JoelMClaro que um terreno no Alentejo não é o mesmo que um terreno em Braga ou em trás os montes!

    Exactamente é a questão mais importante.. e o tipo de terreno, se é para horta, se para jardim, que tipo de plantações/ necessidades hidricas... etc...
    Concordam com este comentário: JoelM
  8.  # 13

    Onde eu queria chegar é que este assunto é um dos menores dos problemas da humanidade.
    Quem tem possibilidades financeiras acho muito bem que o faça. Quem não tem assim tantas facilidades, não é por aqui que o gato vai as filhozes.

    Agora também acho criminoso ter poço ou furo e não meter a água para lá.

    Ps:Eu possivelmente devo meter tubagem com as pluviais para o fundo do terreno de modo a depois meter os tubos para um poço ou furo a fazer no futuro.
  9.  # 14

    Eu fiz um com capacidade para 14k litros onde meti 5 saidas de agua para rega gota a gota na parte de cima do terreno onde vou armazenar agua para lavar carros e regar pomar, na parte de baixonto terreno vou construir outro de 10k litros para rega do pomar e animais beber, se compenca o investimento, talvez nao mas agua com cloro e lexivias para pomar nao me parece boa solucao, mas isto é so a minha opiniao
    • JoelM
    • 15 Fevereiro 2020

     # 15

    Colocado por: Leao91Agora também acho criminoso ter poço ou furo e não meter a água para lá.

    Ps:Eu possivelmente devo meter tubagem com as pluviais para o fundo do terreno de modo a depois meter os tubos para um poço ou furo a fazer no futuro.


    Sabe que pode contaminar a água do poço certo? A água da chuva ao cair no telhado e percorrer tubagens leva resíduos que não são filtrados! (dependendo do tipo de telhado até pode levar químicos ou partículas de asfalto)
  10. Ícone informação Anunciar aqui?

  11.  # 16

    Colocado por: Leao91Ps:Eu possivelmente devo meter tubagem com as pluviais para o fundo do terreno de modo a depois meter os tubos para um poço ou furo a fazer no futuro.


    Não faça isso. Pode contaminar os freáticos. Se está preocupado. Faça antes uma vala de infiltração... Depois o terreno filtrará as pluviais até ao lençol freático.
  12.  # 17

    Colocado por: Pedro Barradasvala de infiltração


    Como se faz isso?
  13.  # 18

    Google it. Depende do tipo de solos. É muito usado na descarga de águas residuais pré tratadas.
  14.  # 19

    Colocado por: Pedro BarradasGoogle it. Depende do tipo de solos. É muito usado na descarga de águas residuais pré tratadas.


    Isso eu já conhecia, mas pensei que como era para águas pluviais a coisa fosse diferente.

    As trincheiras de infiltração também seriam uma boa opção?
      trincheira.jpg
  15.  # 20

    Mind é uma boa ideia. Ter uma reserva de agua disponivel para o que der e vier é sempre bom.. o ideal é que seja um tanque a uma cota elevada para regar por gravidade sem recurso a bombas. Se conseguir emcaminhar a agua da cobertura pu parte dela por lá é o ideal. Pode até improvisar uma fonte e ter um riacho de agua pela propriedade. Reutilizar agua da chuva é uma medida sustentável e poupa recursos naturais.. Forca nisso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mind
data-ad-format="auto" data_ad_region="test">