Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Vivam, venho perguntar se alguém aqui já soube ou ouviu falar de adaptação de uma salamandra para funcionar como aquecimento central com circulação de água.

    Para ser mais claro, aluguei uma casa que tinha aquecimento central a diesel - solução que fica por um balúrdio.

    Actualmente esse aquecimento não está a ser usado, mas a casa continua a ter todo o circuito em cobre, elementos em todas as divisões, bomba de água etc .

    Naturalmente que o mais simples é retirar a caldeira a diesel e substituir por outra - neste caso, seria a lenha.

    No entanto, tenho uma boa salamandra e epergunto-me se bastaria soldar atrás uma serpentina em cobre - integrada no restante circuito e com a bomba a garantir a circulação -para ela funcionar como uma unidade de aquecimento central, ou se há questões técnicas (como o poder calorífico ou a pressão) que possam estar a escapar-me...

    No YouTube encontrei um vídeo de um tipo que aquece água numa salamandra simplesmente com uma serpentina à volta do tubo de exaustão, daí pensar que seja possível este tipo de adaptação.

    Desde já obrigado por qualquer comentário!
  2.  # 2

    dá para aquecer alguma água para cozinha e banhos.... agora para aquecer água para radiadores, não tem potencia que chegue...
    o ideal seria usar uma salamandra própria para o efeito.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: davidsousa
    • eu
    • 26 novembro 2019

     # 3

    Claro que funciona.

    Mas é muito menos eficiente que uma verdadeira caldeira a lenha. Se tiver que comprar lenha, ainda lhe fica mais cara que o gasóleo, devido à baixa eficiência do sistema.

    Pergunta: passa aí gás natural?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: davidsousa
  3.  # 4

    Agradeço os comentários.

    Esclarecendo a última questão, o que não falta aqui é lenha, o único gasto é o combustível para a Moto-serra e o transporte, daí esta ideia.

    Na realidade o sistema não é muito grande, são três quarto de 12m2 e uma sala de 32m2, mais uns 14m2 de corredor, tudo isto já com 6 conjuntos de 9 elementos cada - se é pouco isso não sei...

    A salamandra está instalada num canto da sala, onde havia uma saída de fumos que estava tapada, e um conjunto radiador que foi retirado e fechado com bujões. A ideia seria aproveitar esses dois pontos para fazer a ligação da salamandra, sem ter de colocar a unidade na garagem, onde estava a caldeira a diesel.

    Agora a parte mais importante é realmente a eficiência do calor produzido pela salamandra...
  4.  # 5

    Analisando um pouco mais a questão do calor produzido pela unidade, vejo no mercado salamandras com potências a começar nos 18-25 mas com valores máximos que estão acima dos 50.
    Sendo que esta salamandra que aqui tenho está nos 9Kw, assim a olho parece claramente insuficiente.

    Uma vez que tenho o sistema todo montado e isto implicaria apenas algum tubo de cobre e a trabalho de solda, até podia fazer a experiência só por carolice. No entanto, há um problema associado, que acabo de descobrir no site da Macolis; passo a citar: "O retorno da água à caldeira a temperaturas demasiado baixas pode causar choques térmicos, e levar à formação de condensações corrosivas que degradam rapidamente o corpo. Para evitar esta situação podem ser instaladas válvulas anti condensação circuladores anti-condensação."

    Agora, a questão teórica não deixa de ser interessante e agrada-me que o Eu diga tão taxativamente que é possível!

    Já agora, em termos práticos tinha pensado aproveitar uma espécie de forró que há nas costas da salamandra para instalar a serpentina, e depois colocar uma tampa metálica, para a serpentina ficar num espaço quase fechado e receber mais calor.
  5.  # 6

    Eu acho que devia colocar a serpentina directamente dentro do recuperador.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: davidsousa
  6.  # 7

    Colocado por: ZecterEu acho que devia colocar a serpentina directamente dentro do recuperador.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:davidsousa


    O tubo de cobre directamente ao fogo? As caldeiras a lenha/pellets sāo feitas assim? Eu sei que se cozinha em cobre mas a fornalha que ali se gera é outra coisa...
    Concordam com este comentário: hutai
    • eu
    • 26 novembro 2019

     # 8

    Em vez de inventar, porque não compra uma caldeira a lenha?

    Se o problema é o custo, pode tentar comprar uma caldeira usada. Há aos pontapés.
  7.  # 9

    O rendimento do que propõe é baixíssimo a fazer a permutação de calor no tubo de chaminé.

    Uma caldeira a lenha para aquecimento central não é uma salamandra com um bocado de cobre lá dentro, tem permutadores de calor gases/água em aço para um volume de água.

    Sim, pode haver problemas de corrosão com temperaturas de retorno demasiado baixas (e há soluções para isso).

    Eu, se fosse a si, deixava estar a salamandra onde está, e procurava soluções para colocar uma caldeira a lenha no sítio onde está a caldeira a gasóleo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: davidsousa
  8.  # 10

    Da para fazer fiz um aquecimento num fogão a lenha o senhor faz o comer e aquece a casa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: davidsousa
  9.  # 11

    Não me parece que seja assim tão fácil:

    http://www.sitiodaslareiras.com/perguntas_instalacoes_caldeiras.htm
    Estas pessoas agradeceram este comentário: davidsousa
  10.  # 12

 
0.0157 seg. NEW