Iniciar sessão ou registar-se
    • cmg
    • 28 setembro 2009

     # 1

    Boa tarde, eu e o meu marido estamos a adquirir uma segunda casa para férias, cuja escritura se irá realizar esta semana. Hoje liguei para a conservatória a solicitar os valores a pagar no dia da escritura (IMT, etc...), e fiquei chocada quando me disseram que teria de pagar em relação ao IMT uma taxa de 6,5% sobre o valor do imóvel (87000€). Andei-me a informar aqui e ali e todos me dizem que isso é impossível, que a taxa a aplicar neste casa seria de 1% (tal como encontrei em todas as pesquisas que fiz na internet).
    Alguém me poderá informar informar sobre este assunto?
  1.  # 2

    Deve haver algum engano, será um escritório ou loja que está a adquirir?
    http://www.casayes.pt/LinkClick.aspx?fileticket=%2BaznkhUEksU%3D&tabid=224&language=pt-PT
    • cmg
    • 28 setembro 2009

     # 3

    Colocado por: MetaHouseDeve haver algum engano, será um escritório ou loja que está a adquirir?
    http://www.casayes.pt/LinkClick.aspx?fileticket=%2BaznkhUEksU%3D&tabid=224&language=pt-PT


    Trata-se de um prédio urbano em propriedade total, destinado a habitação (vivenda isolada e murada de 1951 com terreno).
    • cmg
    • 28 setembro 2009

     # 4

    Será que a nível de finanças e conservatória consideram casa secundária para férias como sendo "Aquisição de outros prédios urbanos e outras aquisições onerosas"? Porque só assim é que se poderá aplicar a taxa de 6,5%, não é?
    •  
      FD
    • 29 setembro 2009

     # 5

    Pelo que diz, tudo indica que pague 1%... os 6,5% pagam-se, por exemplo, em terrenos urbanos.
    Tem consigo a caderneta predial do imóvel? Será que a moradia está registada nas finanças?
    • ccgs
    • 29 setembro 2009

     # 6

    Estava precisamente a pensar o mesmo que FD.

    A unica razão para lhe pedirem 6.5% é se a casa não estiver inscrita nas finanças, e assim é considerado terreno urbano.
    • cmg
    • 1 outubro 2009

     # 7

    Agradeço a todos a vossa intervenção e dicas, após alguma pesquisa e de muitas contrariedades por parte de vários funcionários de várias repartições de finanças, chegamos à conclusão que foi um erro por parte do Notário. Mas apenas não nos foi cobrado o IMT sobre a taxa dos 6,5%, por insistência nossa, apresentação das tabelas de IMT da nossa parte, e muita confrontação com funcionários de várias repartições de finanças e notário que não estão bem informados, mas que também não parecem querer informarem-se devidamente. É realmente muito triste viver num país como este onde ninguém nos defende a não ser nós próprios. Tenho-vos a dizer que esta pequena luta poupou-me (+ ou -) 5000€, ou seja se tivesse pago o IMT a 6,5% teria pago aproximadamento 8000€, com a taxa a 1% paguei apenas 2300€.
    Agradeço-vos imenso.
 
0.0125 seg. NEW