Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    peça ao arqº que se debruce mais sobre criar uma arquitectura espacial mais interessante e menos tempo em alçados e 3d (igualmente sem sal nenhuma)



    Quem sabe se o coitado do arquiteto não apresentou, inicialmente, uma solução bastante mais jeitosa que esta? E quanto ao 3d, é usual o cliente pedir nos tempos que corre. Eu também não gosto de perder tempo nisso, provavelmente este arquiteto também não, mas se o cliente pede e paga...
    Já não é a primeira, nem segunda, nem terceira, nem será a última vez que começo com um projeto engraçado e acabo, pouco a pouco por perder o gosto nele com as alterações que o cliente quer. Algumas vezes consegue-se convence-lo, outras nem por isso.
  2.  # 22

    helder121

    no entanto há algo que se costuma denominar: "registo", tipo marca de água, e isso é patente seja qual for a solução, mais ou menos ao jeito do cliente.
    Concordam com este comentário: CMartin
  3.  # 23

    Colocado por: helder121Quem sabe se o coitado do arquiteto não apresentou, inicialmente, uma solução bastante mais jeitosa que esta?
    hahaha, apenas tenho esta para analisar.
    E não foi propriamente um descasca no arquitecto. mas quando vejo um planta tão mal elaborada ao lado de um 3d/alçados pseudo realistas, com materiais e coisinhas é porque se perdeu tempo com isso que tinha sido mais útil no desenvolvimento da planta.

    Embora concorde consigo nisto .. :

    Colocado por: helder121Já não é a primeira, nem segunda, nem terceira, nem será a última vez que começo com um projeto engraçado e acabo, pouco a pouco por perder o gosto nele com as alterações que o cliente quer.


    mas quanto a isto :

    Colocado por: helder121Algumas vezes consegue-se convence-lo, outras nem por isso.


    ainda bem que os DO vem aqui para darmos uma mão ao colega.. ;)
  4.  # 24

    Colocado por: antonylemosaquela chaminé fica tão mal, mas tão mal ali!!! e para não falar que torna-a mais ineficiente estar encastrada numa das paredes exteriores. deveria estar algures a meio da casa.

    a circulação é um pouco confusa e labiríntica.. a entrada da casa não tem nada de interessante e não faz sentido.. é um túnel que dá para outro túnel
    nem vou analisar mais longe pois logo por aí está mal ao que inviabiliza qq coisa que esteja bem.

    falta-lhe uma certo gosto de viver.. sal.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas


    Ainda estamos numa fase embrionária, mas concordo com a ineficiência da chaminé.
    Quanto à circulação labiríntica, é verdade que não está fantástica, mas está-se a demonstrar mais difícil do que aparentava. Agora compreendo que é mais fácil acompanhar os projectos dos outros...
  5.  # 25

    Colocado por: ****A arquitetura está horrível exteriormente , uma casa em L , para mim é algo que se estende na paisagem como uma parte , agora com primeiro andar , ainda está pior , o interior não está assim tão mau , eu não desgosto , a lareira são opções , onde é preciso algum cuidado , porque podem datar muito uma casa !

    Que entrada a "pés juntos".
    Relembro que aqueles 3d foram apenas para ganhar percepção da volumetria.
  6.  # 26

    Colocado por: N Miguel OliveiraOlá, falta o principal, contexto.

    Como é o terreno? Forma, inclinação? Onde fica a rua? Como é? Há ruido? Há construções vizinhas? Como são? E as vistas, que tal? Qual o concelho, zona do país? E fundamentalmente, qual é o seu orçamento? Sem estes "pressupostos" o seu desenho, nada me diz...

    O terreno é praticamente plano e ao nível da rua (deverá ter 1 a 2 graus de inclinação para a sua traseira, ou seja, para sul).

    A rua fica a norte. A entrada da garagem não vai conhecer o sol.

    O ruído é insignificante, visto ser uma rua perpendicular a uma estada nacional, mas com afastamento de aprox.400m.

    Há construções vizinhas, mas praticamente tudo moradias de 4 frentes e alguns terrenos agrícolas.

    Concelho de Estarreja.

    Orçamento de 150K a não incluir: arranjos exteriores, licenças, projecto e apenas pré-instalação da climatização.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: N Miguel Oliveira
  7.  # 27

    Colocado por: Pedro BarradasAcho que o piso +1( presumo que tenha quartos!?), ficaria melhor sobre a zona de quartos.. e a escada no meio da zona social.. não tem interesse algum. rever a escada com a zona de entrada formal...
    A lareira, não deveira estar num aponta da casa, muito menos em fachada exterior.
    Como já disseram, a zona social, não tem interesse espacia, mas poderia ter.

    A ante-câmara foi ideia minha para minimizar a possível passagem de gases escape para o interior, mas não faz sentido?

    Quanto ao piso +1, a ideia nasceu para ser open space para escritório e bloco de armários para arrumos, sendo uma parte em "mezzanine". O acesso seria uma escada suspensa. Ou o conceito está mal explicado ou pode não fazer muito sentido.
  8.  # 28

    Colocado por: nfpiresOrçamento de 150K a não incluir: arranjos exteriores, licenças, projecto e apenas pré-instalação da climatização.



    Vê, o contexto, a envolvente, as suas vontades e capacidades são o que dão forma à casa.
    Se tivesse começado logo por referir o orçamento de 150k (com IVA suponho), para 250m2... Poupava largos minutos aqui aos colegas do fórum. Pelo que vejo, ou recomeça a planta do zero... Ou prepare-se para juntar mais uns trocos ao orçamento.
  9.  # 29

    Colocado por: nfpiresOrçamento de 150K

    Você quer 250m2 por 150mil?
    Quem é que lhe disse que isso era possível?
  10.  # 30

    Colocado por: nfpiresO terreno é praticamente plano e ao nível da rua (deverá ter 1 a 2 graus de inclinação para a sua traseira, ou seja, para sul).

    A rua fica a norte. A entrada da garagem não vai conhecer o sol.




    Sendo assim, parece ter um terreno com bastante potencial. Traseiras mais privadas e banhadas pelo sol. Boa!

    Porque pretendia uma casa em L? Tem que ver com a forma do terreno? Ou foi só porque sim?
  11.  # 31

    Colocado por: marco1nfpires

    tal como advertiu essa planta ainda tem muito para trabalhar
    não se percebe para que tanto 1ºandar, vá esquecendo isso dos pés direitos duplos, é um conselho.
    a wc social e lavandaria ali mesmo na zona "nobre" virada para o exterior , não é a melhor solução
    a suite
    a wc comum
    o circulo das acessibilidades desenhado a sobrepor-se á porta, será que esse técnico conhece mesmo o decreto 163?
    e várias coisas que outros users já disseram, tal como que terreno tem que relação tem a casa com o mesmo,....
    quem sabe se a entrada fosse pelo corredor onde está a zona técnica, ou seja por esse lado da casa,

    Concordo o facto do 1ºA estar grande, mas independentemente disso já expliquei o seu objectivo e cria um certo equilíbrio para compensar entrada da garagem.
    Na configuração atual, o WC social e lavandaria ficavam arrumados naquela posição. A lavandaria próximo da cozinha agrada-me.

    Conheço muito vagamente o decreto 163, mas deixo isso para a arquitecta.

    Quanto à entrada pelo lado da zona técnica, é uma hipótese...
  12.  # 32

    Colocado por: nfpiresA ante-câmara foi ideia minha para minimizar a possível passagem de gases escape para o interior, mas não faz sentido?


    Depende, você costuma ter o carro a trabalhar, com o portão fechado?

    Parece-me um não-problema.
    Concordam com este comentário: nfpires
  13.  # 33

    Colocado por: CMartin
    Olá nfpires,
    O que tem no Piso 1, a casa é rés do chão ? Pé dreito duplo ?

    Concordo com o que disseram os restantes, embora sinceramente vinha com ideias de contrariar o que aqui foi dito quando primeiro vi o tópico esta manhã, e todos a negativo. Mas não posso porque, têm razão, também na minha opinião. Acima de tudo, acho que a falta de gosto de viver, de sal, como referido pelo Antony é notória.
    E, concordando com o que todos já disseram, e essa falta de amor e de Conceito, umas ideias a àcrescentar à de todos :
    - A entrada em corredor pode ser eliminada se passar a cozinha para o extremo direito onde agora tem a sala de estar ou no lugar da de refeições, e ao entrar para a casa teria a visão do lado direito toda em aberto, desobstruída, mantendo ainda assim, a cozinha fechada, não tem problema. Desta forma também, poderia associar a lavandaria à cozinha, ficando adjacente a ela, em vez de ficar frente à entrada principal,

    Podia a escada estar na entrada formal de facto, e, sim, até porque a garagem não precisa de antecâmara...

    O conceito da casa nasceu como R/C e depois surgiu a ideia de colocar o 1º em mezzanine, daí o pé direito duplo.

    A proposta de passar a cozinha para o extremo direito já existiu, mas fica a deixa.
    O que não quero, é um acesso à cozinha via sala, pois vemos a cozinha como elemento central. Usando a gíria futebolística, acaba por ser o nº 8.
    •  
      marco1
    • 29 novembro 2019 editado

     # 34

    nfpires

    veja esta planta que tem a cozinha precisamente no vértice do L
    https://www.archdaily.mx/mx/02-347174/villa-jesolo-lido-jm-architecture
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nfpires
      floor.jpg
  14.  # 35

    Orçamento de 150K a não incluir: arranjos exteriores, licenças, projecto e apenas pré-instalação da climatização.


    Duvido que faça essa casa por esse valor.

    Cumprimentos
  15.  # 36

    Parece-me também que a protecção solar naqueles vãos com tanto vidro é insuficiente?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nfpires
  16.  # 37

    Colocado por: nfpiresAgora compreendo que é mais fácil acompanhar os projectos dos outros...
    heheh, é verdade. a criança quando chora não é connosco.. mas pronto.. em fase embrionárioa penso que este tipo de 'descasque' é bem vindo. ainda há muito tempo para corrigir as coisas.

    boa sorte.
    Concordam com este comentário: nfpires
  17.  # 38

    Colocado por: nfpiresRelembro que aqueles 3d foram apenas para ganhar percepção da volumetria.
    um esquiço a caneta numa toalha de mesa consegue-se isso

    Colocado por: nfpiresA ante-câmara foi ideia minha para minimizar a possível passagem de gases escape para o interior, mas não faz sentido?
    faz e não faz... podia perfeitamente englobar nesse espaço a lavandaria por exemplo...

    Colocado por: nfpiresA lavandaria próximo da cozinha agrada-me.
    a lavandaria próxima dos quartos irá agradar muito mais a quem lava a loupa.. ou isso tb é vc? isto n é nenhum apartamento, é uma moradia. pessoalmente não queria que me rogassem pragas cada vez que se lava a roupa à conta de por a lavandaria longe dos quartos

    Colocado por: nfpiresO que não quero, é um acesso à cozinha via sala, pois vemos a cozinha como elemento central. Usando a gíria futebolística, acaba por ser o nº 8.
    se vê a cozinha como elemento central, torna-a em elemento central, façam qom que seja o elemento à volta do qual a casa gira.. coisa que não se percebe na solução inicial. nem pouco mais ou menos. neste momento tens um nº8 em campo a quem ninguem passa a bola, nem consegue fazer distribuição de jogo. não me parece ser um elemento chave na sua casa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nfpires
  18.  # 39

    Pedimos casa para custar 150k, posso dizer que 200k não vão chegar! Essa casa, esqueça mesmo por 200k
  19.  # 40

    Colocado por: N Miguel OliveiraVê, o contexto, a envolvente, as suas vontades e capacidades são o que dão forma à casa.
    Se tivesse começado logo por referir o orçamento de 150k (com IVA suponho), para 250m2... Poupava largos minutos aqui aos colegas do fórum. Pelo que vejo, ou recomeça a planta do zero... Ou prepare-se para juntar mais uns trocos ao orçamento.

    Tem uma certa razão, mas independentemente do reajuste ao layout, já era objectivo reduzir área. Também convém relembrar que só para garagem estão 41m2 e o preço é completamente diferente. Além disso, ainda excluí custos significativos.

    Colocado por: N Miguel OliveiraPorque pretendia uma casa em L? Tem que ver com a forma do terreno? Ou foi só porque sim?

    É uma questão de gosto pessoal e sendo de tipologia R/C, será a melhor forma de maximizar a exposição solar.
    O terreno é rectangular.
 
0.0291 seg. NEW