Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: GT_racingNao deite ja a toalha ao chão... hade ser algo muito fácil... ainda nao meti os solares se nao ja estava por dentro disso e mandava lhe uma solucao pronta a montar...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:vitocril


    OK, muito agradecido, vou aguardar e, simultaneamente, vasculhar. Porem se alguém quiser explanar algo DIY a custos reduzidos, agradeço.
    cumps
  2.  # 2

    Colocado por: vitocril
    ASSimoes,
    acho que, pelas minhas contas, terei o sistema pago em cerca de 4,5 a 5 anos,
      OWL.JPG

    Sim, andará por ai
    Concordam com este comentário: vitocril
  3.  # 3

    Colocado por: vitocril?????

    e o que acontece ao excedente??

    É uma questão muito pertinente :)
    Não acontece nada ao excedente pois não há, ou seja, ajusta a potência do sistema para que a produção seja igual ao consumo.
    Há países onde não é permitida a injeção na rede, daí a necessidade de haver estes sistemas. No nosso país, deixam e a EDP agradece :)
    Se tivermos uma noção dos nossos consumos, dimensiona-se a produção solar aos consumos e terá pouco excedente. Quando tem excedente, faz o que está a pensar fazer: aproveita.
    A mudança de hábitos pode tb ajudar. Por exemplo, colocar a máquina de lavar a trabalhar no pico de produção. É uma questão de medir, estudar e fazer contas. Há aqui um tópico sobre auto-consumo onde há muita informação útil.
    A solução que está a ponderar faz sentido e tem custos relativamente baixos.
    Concordam com este comentário: vitocril
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vitocril
  4.  # 4

    Colocado por: ASSimoes
    Sim, andará por ai
    Concordam com este comentário:vitocril


    faltou dizer que o sistema está instalado desde Janeiro de 2017 mas na monitorização, acho que faltam cerca de 3 meses, após um problema com o OWL PV que fez reset da contagem no servidor.
    cumps
  5.  # 5

    Colocado por: ASSimoesSe tivermos uma noção dos nossos consumos, dimensiona-se a produção solar aos consumos e terá pouco excedente. Quando tem excedente, faz o que está a pensar fazer: aproveita.
    A mudança de hábitos pode tb ajudar. Por exemplo, colocar a máquina de lavar a trabalhar no pico de produção. É uma questão de medir, estudar e fazer contas.

    Sim, já faço isso tudo com electrodomésticos classe +++ e programáveis, a MLL trabalha com a água directa do sistema solar por isso de uma maneira geral lava durante o dia so o tempo não estiver muito "cinzento", caso contrario programa-se para lavar á noite tentando desencontrar com o carregamento do VE. Já a de LR e Secar roupa é sempre no vazio e programada a terminar de manhã.



    Colocado por: ASSimoesHá aqui um tópico sobre auto-consumo onde há muita informação útil.
    A solução que está a ponderar faz sentido e tem custos relativamente baixos.

    vou tentar explorar.
    cumps
    Concordam com este comentário: ASSimoes
  6.  # 6

    Colocado por: GT_racing

    Sei que ha, amperimetros com saída a relé. Trazem manuais, é só dizer a partir de que corrente quer ativar a saida a relé. Estamos a falar de aparelgos ai por 20euros... com uma pinça que mete no cabo que sai do conversor dos paineis para a rede... ou seja monitoriza o que está a gerar...

    Depois como é que passa isso para ligar o ac, ja preciso de ajuda mas isso é o sinal, é um genero de interruptor que fecha quabdo tem de ligar o AC e abre qnd é para os desligar...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:vitocril




    Aonde ha disto, ando para ai a um ano a procura a preços razoaveis
    • zed
    • 2 dezembro 2019

     # 7

  7.  # 8

    50/60€ e faz a festa
    E eu cada vez mais fan da Shelly!
    Concordam com este comentário: zed
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vitocril
  8.  # 9

    Colocado por: ASSimoes50/60€ e faz a festa
    E eu cada vez mais fan da Shelly!
    Concordam com este comentário:zed
    Estas pessoas agradeceram este comentário:vitocril

    boas, pode apresentar-me um esquema que eu pudesse utilizar para ligar os AC á distancia? também posso regular temperaturas e modos?
    cumps
    • zed
    • 5 dezembro 2019

     # 10

    Precisa de um medidor de consumos, de produção, e ainda de um emissor infravermelhos para controlar os ACs e um sistema para controlar isso tudo. Não convém desligar o AC cortando-lhe a electricidade, digo eu, não há-de fazer nada bem ao equipamento..

    Não tem um termoacumulador para AQS? Direcione o excedente para uma resistência dentro do mesmo, fica com um sistema mais simples e quem sabe mais eficaz. Há no mercado aparelhos que desviam só o excedente para uma resistência.

    Quanto é que tem de excedente mesmo? Chega para correr o AC ou vai acabar por gastar mais electricidade por ter o AC ligado quando está fora? Já fez simulações e contas ou as contas não interessam muito?
  9.  # 11

    Ja explorou a solução "SONOFF"?

    Ou entao algo como "Ambi Climate 2"
  10.  # 12

    Se alguma vez optar por adquirir wifi para ar condicionado Daikin atenção que a aplicação da Daikin para Android só suporta controlo local. É impossível controlo remoto, mesmo usando uma VPN privada, isto porque a aplicação da Daikin exige que TM e AC estejam na mesma subnet.

    Mas é possível usar o wifi da Daikin para gerir o AC com outras aplicações. Eu uso o openHAB, que me permite gerir quer o AC quer outros dispositivos com uma única aplicação, em local ou em remoto (para remoto tenho uma VPN).
  11.  # 13

    Bom dia,

    Em relação à app da daikin só suportar controlo local, acho que não é bem assim. Tenho daikin e duas das unidades vinham com wifi. O instalador configurou me a App e conseguia aceder em casa e fora de casa através da app para dar comandos ao AC. Esta instalação aconteceu em 2017 e neste momento só não o consigo fazer pq mudei recentemente de router e ainda não consegui configurar os acs para o novo router.
    Concordam com este comentário: moody_blue
  12.  # 14

    Viva, para os ACs acederem ao wifi cá de casa o router tem de ter WPS activo. Se bem me lembro o processo é:
    1) Abre-se a tampa do AC para se poder aceder ao módulo de WiFi
    2) Prime-se o botão WPS no router
    3) Prime-se o botão SETUP no módulo de WIFi do AC durante alguns segundos
    Obrigado pela correcção que fez, de facto os Daikin permitem acesso remoto, mas tem de ser através do "site" do fabricante, o que para mim é um método inseguro e por isso não uso. A únicas portas que tenho abertas no router são as do openVPN e Plex, ambas com certificado de segurança.
    • zed
    • 6 dezembro 2019

     # 15

    Colocado por: moody_bluecertificado de segurança


    O que é isto?
  13.  # 16

    Certificado de segurança=Security Certificate: são emitidos por entidades credíveis para garantir a autenticidade. Por exemplo, o nosso cartão de cidadão tem um "security certificate" que permite garantir que a nossa assinatura digital é credível.

    No meu caso o openVPN, software que eu uso para gerir as ligações remotas, rejeita pedidos de ligação remota que não apresentem um dado "security certificate" (e o mesmo faz o Plex). Também é possível emitirem-se "security certificates" para garantir a autenticidade de websites, como por exemplo os da banca electrónica.

    Claro que não quer dizer que lá por eu ter um security certificate estou 100% seguro. Há sempre o risco de me roubarem o telemóvel e daí desferirem um ataque, mas a forma mais usual de ataque informático é enviar um mail que parece ser autêntico, com um anexo que parece ser autêntico, mas que quando aberto desencadeia um ataque à rede interna. Uma coisa é a minha rede ser atacada, o que resolvo em menos de um dia, outra coisa é a rede da empresa ser atacada, o que pode levar vários dias a resolver, e durante esse tempo, se a rede da empresa é usada para permitir acessos remotos à nossa casa, sejam eles alarmes, estufas de pellets, ares condicionados, etc., ficamos impedidos de aceder remotamente aos nossos dispositivos.
  14.  # 17

    Tenho uma dessas para vender

    Como nova, com garantia de mais de 1 ano.

    https://www.daikin.pt/pt_pt/products/BRP069A62.html
      Screenshot_20191206_203850_com.android.chrome.jpg
  15.  # 18

    Qual o valor?
  16.  # 19

    Colocado por: nhenriquesQual o valor?


    Mandei por MP
 
0.0253 seg. NEW