Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite,

Antes de mais peço desculpa pela ignorância mas recentemente mudei me para um apartamento com uns 20 anos com recuperador de calor comum e não tenho qualquer experiência para lhe tirar o devido proveito.

A porta encontra se a selar bem, existe um regulador de ar e por dentro, existe uma correia que abre e fecha a saída de fumos.

Com alguma pesquisa já percebi que preciso de deixar a entrada de ar aberta para o acender, até deixo a porta entre aberta que faz puxar ainda melhor sem problema de fumo vir para a sala. A parede por cima da lareira lentamente aquece bem e sai ar quente pelo respiro também..

A minha dúvida é como realmente criar mais calor com ele. Certo que aquece essa parede e junto ao vidro há um calor considerável mas ainda não senti a sala a aquecer como imaginava que pudesse acontecer.

Experimentei comprar uns kg de sobro (julgo, arde lentamente e faz boa brasa) para testar e com dois ou 3 troncos o calor não se faz sentir. Devo fechar a entrada de ar depois de acesa? Parece me que tende a perder força na queima e ameaça apagar.
    A corrente que fecha a saída de fumos deve permanecer sempre aberta ou entre aberta? Nunca fechada na totalidade? Estou na duvida se aberta faz o calor dissipar se e o não permanecer na sala. A solução é mais lenha? :)
    Estarei a fazer algo de errado no processo? Agradeço dicas!
  2.  # 2

Viva,
    Mais lenha e queimar devagar devagarinho.....
    quando se esgotar a primeira carga, "siga" com a segunda

Fotos, sempre muito importante.

Os recuperadores, são melhores que as lareiras abertas para aquecer, uma vez que consomem muito menos lenha.

Regule a "altura" do fogo com a entrada de ar e a saída de fumos, mantenha a chama em movimento lento .
  3.  # 3

fotos
    • rb17
    • 2 janeiro 2020 editado

# 4

Boas, Aproveitando o tópico, queria aqui expor o que se passa com o recuperador da casa dos meus pais. Trata-se de um bodart and gonay sem ventilação. Deve ter uns 15 anos, tendo em conta a idade do apartamento, ainda que este seja o primeiro inverno que estão a utilizar, fruto da mudança. O recuperador tem chama muito forte mesmo com o registo de ar completamente fechada, o que se reflete no consumo. A experiência que tenho refere-se a um solzaima orion que funcionava muito bem e não era muito gastador, todavia notava diferenças na intensidade do fogo ao abrir/fechar a entrada de ar. No caso deste bodart and gonay não existe qualquer diferença quer esteja aberto ou fechado, parece que lhe estao a soprar. Apenas queima eucalipto e sobro. Alguém tem ideia do que se possa passar? Obg
      IMG_20200102_195707.jpg
  4.  # 5

A páginas tantas, faltam peças !!

Esses modelos tinham um termostáto de queima ( que regulava a intensidade do fogo ), e o pescoço de cavalo era regulável em função da altura da chaminé, já é um recuperador algo "automático".

Será melhor encontrar o manual do equipamento, o fabricante ainda existe.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rb17
    • rb17
    • 3 janeiro 2020 editado

# 6

Colocado por: mtavaresA páginas tantas, faltam peças !!

Esses modelos tinham um termostáto de queima ( que regulava a intensidade do fogo ), e o pescoço de cavalo era regulável em função da altura da chaminé, já é um recuperador algo "automático".

Será melhor encontrar o manual do equipamento, o fabricante ainda existe.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:rb17

Do que consegui encontrar, parece ser o modelo funny-fire, pelo menos o design é em tudo idêntico e as dimensões coincidem.
    Link do catálogo (não diz grande coisa)
    http://www.bgfires.com/files/fichiers_communs/en/BG_Catalog_2013.pdf
    O manual segue em anexo, ainda que encontrei umas pequenas diferenças, nomeadamente e de acordo com a consulta que fiz, as partes 2 e 3 ("baffle" e distribuidor), apenas vejo a 2. Aliás pude constatar com atenção que por cima dessa peça estava concentrada um bom punhado de cinza. O deflector da chaminé, que é uma espécie de gaveta, esse também existe. Por cima desse não me pareceu ver mais nada, ou seja, só vi o tubo que liga a chaminé sem qualquer obstrução. Já agora o que é exatamente o "pescoço de cavalo" e qual parte que corresponderia no manual? obrigado

0.0127 seg. NEW