Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite,

Antes de mais peço desculpa pela ignorância mas recentemente mudei me para um apartamento com uns 20 anos com recuperador de calor comum e não tenho qualquer experiência para lhe tirar o devido proveito.

A porta encontra se a selar bem, existe um regulador de ar e por dentro, existe uma correia que abre e fecha a saída de fumos.

Com alguma pesquisa já percebi que preciso de deixar a entrada de ar aberta para o acender, até deixo a porta entre aberta que faz puxar ainda melhor sem problema de fumo vir para a sala. A parede por cima da lareira lentamente aquece bem e sai ar quente pelo respiro também..

A minha dúvida é como realmente criar mais calor com ele. Certo que aquece essa parede e junto ao vidro há um calor considerável mas ainda não senti a sala a aquecer como imaginava que pudesse acontecer.

Experimentei comprar uns kg de sobro (julgo, arde lentamente e faz boa brasa) para testar e com dois ou 3 troncos o calor não se faz sentir. Devo fechar a entrada de ar depois de acesa? Parece me que tende a perder força na queima e ameaça apagar.
    A corrente que fecha a saída de fumos deve permanecer sempre aberta ou entre aberta? Nunca fechada na totalidade? Estou na duvida se aberta faz o calor dissipar se e o não permanecer na sala. A solução é mais lenha? :)
    Estarei a fazer algo de errado no processo? Agradeço dicas!
  2.  # 2

Viva,
    Mais lenha e queimar devagar devagarinho.....
    quando se esgotar a primeira carga, "siga" com a segunda

Fotos, sempre muito importante.

Os recuperadores, são melhores que as lareiras abertas para aquecer, uma vez que consomem muito menos lenha.

Regule a "altura" do fogo com a entrada de ar e a saída de fumos, mantenha a chama em movimento lento .
  3.  # 3

fotos
    • rb17
    • 2 janeiro 2020 editado

# 4