Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    O que se tem passado no mês de Março 2008 nesta imobiliária:

    os clientes diminuiram em relação ao mês de Fevereiro.
    Dos que quiseram contratar os serviços da imobiliária (comprar casa, efectivamente), metade viu o seu empréstimo ser "chumbado" no Banco.
    Perante este cenário a imobiliária, prevê, com a agravante da subida das Taxas de Juro, ontem, um cenário ainda pior para o mês de Abril.

    Perante a questão: os vendedores têm de baixar em muito o preço de venda, se quiserem vender a casa nos próximos tempos, porque é que as imobiliárias tb não baixam as suas comissões? Tenho reparado que as imobiliárias praticam as mesmas comissões que praticavam na época das "vacas gordas"...

    Resposta da imobiliária: antes pelo contrário, vamos ter de aumentar as comissões para ver se ganhamos alguma coisa

    Então: o proprietário baixa a casa ao máximo, perde imenso dinheiro para conseguir ver-se dela, as imobiliárias em vez de ajudarem a vender, só pensam no lucro...
  2.  # 2

    Não me parece culpa das imobiliárias a dificuldade na venda das casas!
    Mesmo mantendo a comissão, habitualmente entre os 3 e os 5%, a imobiliária já ganha menos, dado que é uma percentagem e não um valor fixo, logo, na realidade as imobiliárias também ganham menos dinheiro por motivo da crise, apesar de estarem a efectuar o mesmo trabalho (por acaso até nem é o mesmo trabalho, dado que agora têm mais, devido a terem muito mais visitas por artigo, mais investimento em publicidade, mais tempo perdido, logo, mais custos para a mesma função...).
    Igual argumento para Arquitectos e Engenheiros que têm honorários calculados em tabelas percentuais.
    Sinceramente, não me parece ser o caminho lógico o de, apesar de terem menos volume de negócios, reduzirem o valor dos seus serviços, pelo que lamento, mas não partilho da mesma opinião... embora a resposta de que serão as próprias imobiliárias a terem de aumentar às comissões para fazerem face às perdas nos ganhos, seja também incoerente com a realidade do mercado.
    Resumidamente, a comissão faz todo o sentido ser a mesma!
    Mas se alguém encontrar uma imobiliária que esteja disposta a vender com comissão inferior, informe-me pf que eu preciso vender a minha casa ;)
  3.  # 3

    Ferncarv, tenho a minha casa em 15 imobiliárias e só 3 é que trabalham com a comissão de 5%, não 3%, nem 4% é mesmo 5%. Quanto ao trabalho, como já disse, tem havido menos clientes, logo, as imobiliárias não têm tido assim tanto trabalho...

    Curiosamente, são as imobiliárias que cobram comissões mais altas que têm trazido mais visitas ao meu imóvel. Mas diga-se de passagem, a triagem às vezes tem sido muito mal feita.
  4.  # 4

    Continuando o tópico.

    Ontem falei com outra imobiliária. Perguntei qual era o plafon de procura dos clientes.
    Resposta: Para um T2, entre os 70.000euros e os 75.000euros.(Este mês Março 2008)

    Há dois anos, o mesmo plafon ía até aos 80.000euros.

    Tb me disse que nunca tinha visto tal situação em Portugal, uma pessoa comprar uma casa e passados dois anos para a vender ter de baixar em muito o valor de venda, tendo como consequência prejuízo.
  5.  # 5

    Pois... a diferença entre imobiliárias nas comissões já é outra coisa, talvez, isso sim, discutível...

    Mas repare no que constatou: há quem cobre menos mas no entanto as visitas provavelmente são proporcionais ao valor da comissão...
    A venda, principalmente de um imóvel, está dependente de variadíssimos factores, entre eles: a oferta existente na zona, a zona, o estado do mesmo, o valor por ele pedido (mais concretamente a relação preço/oportunidade) e, não menos importante, o estado da economia, entre outros, claro.
    O que se verifica neste momento é que tudo joga contra quem pretende vender, e como todos os factores são complementares, basta um deles estar negativo para que os outros sejam levados por arrasto.
    É realmente pena haverem tantas pessoas que ficaram com as expectativas goradas no que diz respeito ao investimento que fizeram no imóvel, e falo particularmente daquelas que tentam negociar a sua habitação habitual. Sempre foi vendida a ideia que um imóvel é um investimento para a vida! Mentira.
    E agora é que essa mentira se revela mais claramente. Um imóvel é e sempre foi um passivo, desde que as pessoas recorram a uma instituição bancária para o obter. É no entanto um activo para o banco! O imóvel degrada-se, é ultrapassado, por consequência, desvaloriza! O dinheiro emprestado não... o banco não quer a casa, o seu negócio é o dinheiro. Mas estranhamente as pessoas continuam a achar que a compra de casa própria é um bom investimento... farto-me de rir! Realmente é um bom investimento para todos os envolvidos, menos para quem adquire com hipoteca. Quando (e se) uma pessoa conseguir pagar a casa, passadas muitas décadas, o seu "investimento" já não vale nada, mas nessa altura já vai ser tarde, passou uma vida inteira a pagar um empréstimo ilusório. (É nesta altura que me soltam os cães... eh, eh)
    E para que tudo isto?! Bem, as alturas de crise servem para colocar um pouco de ordem nos excessos, e neste momento as casas estão a ficar (note que disse estão a ficar, não que já estão) nos valores adequados à sua situação, ou seja, um T2 usado não pode obviamente ser comparável em preço a um novo, mesmo que com as mesmas características. Analisando todos os factores que referi, se está numa zona central, por exemplo, um novo vale mais que um usado nesse mesmo local. Logo, se as casas têm evoluído a nível de acabamentos, tecnologia, design, é natural que havendo muita oferta, um usado para ser competitivo tenha que ter o seu valor desvalorizado relativamente a um novo, ou dito doutra forma, se um novo ganha em todas as frentes e têm tido uma evolução no preço muito reduzida, então é lógico que são os usados que têm de descer.
    Sabe, já aconteceu o mesmo com os carros! O meu primeiro carro custou-me 500 contos, em 2ª mão, e ainda o consegui vender passados 13 meses por 620... Agora, nem uma inversão destes valores seria de considerar...
    Sem que me tenha pedido qualquer conselho, deixe-me só dar-lhe esta dica: fale com um mediador em quem tenha confiança. Não importa o "tamanho", tem é de ser de confiança. Peça-lhe então uma opinião realista do valor de venda para o imóvel em questão. O valor realista é o valor adequado ao momento e ao negócio. Nesta altura do "campeonato", vender abaixo do valor de compra pode ser um óptimo negócio! Basta que a realização do seu negócio lhe proporcione partir para outro negócio que lhe trará mais valias. Por exemplo, de que é que serve tentar vender um imóvel por 80, se o valor certo é 70? O tempo que demora a vender (se vender) não compensa provavelmente a perda de outro negócio que poderia ficar também por 70 mas que nessa altura já estará por 80 ou mais. É fácil, posso estar a vender batatas a 10 cêntimos o quilo, o que é muito baixo, mas se isso me permitir realizar dinheiro e comprar depois cerejas a 5 cêntimos, ainda fico a ganhar... ;)
  6.  # 6

    Já falei com 3 imobiliárias.
    Duas delas dizem-me 70.000euros, a outra como já mencionei, entre 70.000 e 75.000.
    Desde que coloquei à casa à venda(principio do ano) já baixei o valor da casa 3 vezes ( 7.500euros). Se no principio tivesse colocado o imóvel logo neste valor, já o tinha vendido! É o que faz ficarmos à espera que as coisas mudem, o pode ser que apareça o tal cliente...
 
0.0118 seg. NEW