Iniciar sessão ou registar-se
    • HRO
    • 5 dezembro 2019

     # 1

    boa tarde,
    preciso colocar um PIP para saber sobre o q posso construir num terreno que tenho em vista para comprar.
    na câmara disseram-me que preciso de colocar um "pré-projecto" com assinatura de um arquitecto.
    Alguém me sabe dizer (aproximadamente) qto custará um "pré-projecto" de uma casa ?
    e outros custos associados? PIP?etc.

    Obrigado
    Att.
    HRO
  1.  # 2

    na camara informaram-no mal
    para saber o que pode fazer num terreno não precisa de PIP para nada
    basta consultar o PDM e até pedir gratuitamente na camara a classificação do solo ( urbanística) referente a esse terreno, chama-se direito á informação e está na lei.

    alias um PIP só o vai comprometer á partida com uma solução
    Concordam com este comentário: fcla, antonylemos, pauloagsantos, Palhava
    Estas pessoas agradeceram este comentário: balinho, Palhava, HRO
  2.  # 3

    Exacto. Peça um direito à informação.
    Pergunte na câmara como o fazer. Não precisa de técnico, nem projectos.
    Aliás, para instruir um pip, necessita realmente de um estudo prévio de arquitectura, mas não precisa ser subscrito por nenhum técnico.
    Concordam com este comentário: Palhava
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HRO
  3.  # 4

    Também pode marcar uma reunião na câmara com o técnico da câmara responsável por essa zona. Nessa reunião o técnico explica-lhe todos os condicionantes e índices constructivos desse terreno.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HRO
  4.  # 5

    Colocado por: marco1na camara informaram-no mal
    para saber o que pode fazer num terreno não precisa de PIP para nada
    basta consultar o PDM e até pedir gratuitamente na camara a classificação do solo ( urbanística) referente a esse terreno, chama-se direito á informação e está na lei.

    alias um PIP só o vai comprometer á partida com uma solução
    Concordam com este comentário:fcla,antonylemos
    E pode marcar uma consulta com engº/arqº técnico do departamento de urbanismo na CM
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HRO
  5.  # 6

    Colocado por: antonylemosE pode marcar uma consulta com engº/arqº técnico do departamento de urbanismo na CM

    Que lhe vai recomendar a elaboração de um PIP assinado por um dos amigos que tem um gabinete na zona ...
    Cala-te boca!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HRO
  6.  # 7

    e condiciona-lo á partida...talvez
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HRO
    • HRO
    • 6 dezembro 2019

     # 8

    Mto Obrigado pelos vossos comentários...
    foi exactamente o que fiz, mas o terreno tem varias condicionantes, os índices de construção não são uniformes em toda a área.
    o PIP seria para aproveitar tentar que a CM aprove a utilização de IC de Área de Edificação Dispersa com o um acrescento de IC de Espaços de Uso Múltiplo Agro-Florestal. Sei que não tenho aprovação garantida, mas só compraria o referido terreno com esta condição.
    e por isso gostaria de saber os custo associados ao tal "pré-projecto" com a área coberta total,e áreas de impermeabilização , e outras "tecnicidades" tendo em conta os referidos IC.
    mais uma vez mto obrigado
    ATT.
    HRO
  7.  # 9

    Colocado por: HROPIP seria para aproveitar tentar que a CM aprove a utilização de IC de Área de Edificação Dispersa com o um acrescento de IC de Espaços de Uso Múltiplo Agro-Florestal.

    iSSO, NÃO ME PARECE NADA VIÁVEL.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HRO
    • HRO
    • 6 dezembro 2019

     # 10

    o Arqº da CM disse pra colocar o PIP para tentarmos essa hipotese, o terreno tem mais de 6000m2. e daria 80m2 na AED e dos 120m2 da EUMA-F. aproveeitar uns 70m2 e conseguir uma casa de 150m2... de 1 so piso.ate pq nao está isolado...tem casas do outro lado da rua , e de ambos os lados.
  8.  # 11

    não compreendo porque na camara não lhe disseram para instruir um pedido simples de áreas e implantação á tutela ( penso que RAN, não ) diretamente, precedido por reunião prévia. As regras á partida para esses cálculos estão definidas e fazer isso via camara acho que é só perder tempo e estar á partida com formalizações que podem condicionar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HRO
    • HRO
    • 6 dezembro 2019

     # 12

    Obrigado Marco1, penso q seja pelo facto do terreno ser uma situação limite...penso q seja por isso.
  9.  # 13

    Colocado por: zedasilva
    Que lhe vai recomendar a elaboração de um PIP assinado por um dos amigos que tem um gabinete na zona ...
    Cala-te boca!
    Estas pessoas agradeceram este comentário:HRO
    se não se pode recorrer aos técnicos que estão lá para isso, e obter informação correta, que diabo estão eles lá a fazer?

    Colocado por: HROo Arqº da CM disse pra colocar o PIP para tentarmos essa hipotese
    .. se cada vez que quer comprar um terreno tiver de fazer um PIP...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HRO
    • HRO
    • 6 dezembro 2019

     # 14

    eu compreendo, mas eu e esposa gostámos mto do local...
    por isso é q estou a dar-me a este trabalho...
    obrigado
  10.  # 15

    Colocado por: HROos custo associados ao tal "pré-projecto"


    São praticamente os custos de um projecto de arquitectura ...mais de 5 mil euros com certeza.
    • HRO
    • 9 dezembro 2019

     # 16

    Colocado por: Palhava

    São praticamente os custos de um projecto de arquitectura ...mais de 5 mil euros com certeza.


    --> obrigado, nao é preciso toda a parte de interiores, penso q seja apenas ares gerais, impermeabilizações, alturas... e nao a parte tecnicamente mais minuciosa de instalações, gases, electricidade,aguas,esgotos, etc...

    Obrigado
  11.  # 17

    é um projeto de arquitetura para todos os efeitos

    como eu já referi tente contornar isso e fazer apenas um pedido de áreas simples á tutela.
 
0.0201 seg. NEW