Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos,

    Tenho alguns quartos que devido a condensação por vezes ganham uns bolores. Gostaria de pintar esses quartos com alguma tinta de qualidade que fosse resistente a humidades por condensação e a fungos.

    Bastará adicionar aqueles aditivos anti-bolores a uma tinta de interior, ou sugerem alguma tinta melhor para este fim?

    Obrigado a todos
  2.  # 2

    Colocado por: ****Pense primeiro numa forma de ventilar a casa.
    Concordam com este comentário:Empreiteiro


    Sim, mas para alem disso queria aplicar uma tinta que ja oferecesse alguma resistencia a esses fatores
  3.  # 3

    eu apliqueo o inverno passado uma que acho que é semi acetinada (se nao me falha a memoria)
    Parece meio plastificada
    e este inverno até ver não tenho os bolores normais
    Pode notar-se raro, é ver algumas pingas da condensação escorrerem pela parede
    mas nada que abrir a janela um par de horas não resolva
    Foi na Barbot, mas penso que é igual se veres na CIN
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dmoreno1
    • IAR
    • 2 janeiro 2020 editado

     # 4

    Tenho um problema semelhante em algumas divisões do apartamento.

    E já estou a planear uma pintura, lá mais para o verão. Portanto interessa-me também, este tópico.

    Esta semana, andei a tentar erradicar o bicho com este produto:

    REMOVEDOR FUNGOS E BOLORES UHU (garrafa azul)
    https://www.aki.pt/tintas-e-drogaria/produtos-de-limpeza/limpeza-sanitarios-juntas/descalcificar/removedorboloresefungosairmaxuhu500ml-p40849.aspx

    Mas não obtive sucesso a 100%. Só consegui uma limpeza superficial, que já não é mau. A coisa já está muito impregnada e as manchas castanhas mantêm-se.
    • IAR
    • 2 janeiro 2020

     # 5

    Os fungos formaram-se lentamente ao longo de 5 anos.
    Depois de termos notado algumas manchas pequenas nos quartos e em especial na casa de banho, nos últimos 2 anos tentámos minimizar a situação com a utilização de desumidificadores, daqueles que se usam com recargas. Valem o que valem. Absorvem imensa água mas no âmbito global, este tipo de solução não tem um impacto muito grande, na minha humilde opinião.

    O que não sabíamos, por falta de observação direta, era que, nos quartos, por detrás dos móveis que estavam encostados às paredes mais frias (do prédio) a situação começava a ser caótica (fungo em crescimento).

    Em retrospectiva, julgo que uma das causas deste problema (através da condensação), é que nos últimos invernos, usámos sempre as unidades de A/C que temos em todas as divisões, para manter o ambiente quentinho. Em diferentes horários, tanto de dia como de noite. Nos dias ou noites mais frias, o A/C ficava ligado durante imensas horas. E naturalmente, devido ao frio, não se abriam as janelas para arejar.

    Ainda assim, este tópico não é do meu domínio. E gostava de saber se outras pessoas tiveram experiências semelhantes (com o A/C) e como é que lidam com isso.

    Este Inverno, até ao momento, ainda não começámos a usar os A/C. Mas com o frio a apertar nestes dias, queremos começar a fazê-lo.
    • zed
    • 2 janeiro 2020

     # 6

    Pode usar o A/C para aquecer, isso não é a causa. Tem é de ventilar as divisões para retirar a humidade em excesso.

    Quanto mais frio no exterior menos tempo precisa de abrir janelas e mais vale tudo aberto uns 10 minutos do que frestas abertas por largas horas.
    Concordam com este comentário: Ndomingos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: IAR, casinhaDaAvo
  4.  # 7

    Colocado por: zedPode usar o A/C para aquecer, isso não é a causa. Tem é de ventilar as divisões para retirar a humidade em excesso.

    Quanto mais frio no exterior menos tempo precisa de abrir janelas e mais vale tudo aberto uns 10 minutos do que frestas abertas por largas horas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:casinhaDaAvo

    No meu caso acho que tenho vindo a falhar nisto... Tenho deixado as janelas com as frestas abertas nais de 10h, que é o período em que estou fora de casa
    Vou ver se começo a alterar isso...
  5.  # 8

    Vinilmatte da Cin
    • IAR
    • 2 janeiro 2020

     # 9

    Colocado por: zedPode usar o A/C para aquecer, isso não é a causa. Tem é de ventilar as divisões para retirar a humidade em excesso.

    Quanto mais frio no exterior menos tempo precisa de abrir janelas e mais vale tudo aberto uns 10 minutos do que frestas abertas por largas horas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:IAR,casinhaDaAvo


    Obrigado! A unica forma que tenho de ventilar é abrindo as janelas. E não tenho desumidificador, apesar de agora começar a pensar adquirir um (por causa de semelhante problema, na casa de banho).

    Repara que se tiver o A/C a funcionar de noite, com a familia a dormir, ninguém vai abrir janelas. E dessa forma, vai ficar o A/C a funcionar durante horas. Não estarei a contribuir novamente para o problema?

    E mesmo durante o dia, se tiver o A/C a trabalhar (a aquecer) faz sentido abrir as janelas durante uns 10 ou 15 minutos? E com que frequência (ao longo do dia)?
    • IAR
    • 2 janeiro 2020

     # 10

    Colocado por: casinhaDaAvo
    No meu caso acho que tenho vindo a falhar nisto... Tenho deixado as janelas com as frestas abertas nais de 10h, que é o período em que estou fora de casa
    Vou ver se começo a alterar isso...


    De facto, todos nós temos os nossos hábitos. Uns bons, outros menos bons. A conversa e troca de experiências no fórum ajuda-nos a ver formas diferentes (e melhores) de fazer as coisas e a implementar rapidamente.

    É por isso que faço imensas questões. Não há vergonha em aprender!
    • zed
    • 2 janeiro 2020 editado

     # 11

    Colocado por: IARRepara que se tiver o A/C a funcionar de noite, com a familia a dormir, ninguém vai abrir janelas. E dessa forma, vai ficar o A/C a funcionar durante horas. Não estarei a contribuir novamente para o problema?

    O A/C em modo de aquecimento não lhe vai causar condensações, não sei onde foi buscar essa ideia. Em modo de arrefecimento até ajuda a desumidificar, isto no verão.

    E mesmo durante o dia, se tiver o A/C a trabalhar (a aquecer) faz sentido abrir as janelas durante uns 10 ou 15 minutos? E com que frequência (ao longo do dia)?

    Faz se quiser retirar o ar húmido da casa. É isso ou os bolores, tem de escolher... Desligue o aquecimento durante o período em que tem as janelas abertas e depois vai ter de aquecer o ar frio que entrou na casa—ao aquecer esse ar vai também baixar a humidade relativa do mesmo, o que contribui para o seu objectivo.

    Para saber quanto tempo ventilar o melhor é usar um higrómetro conforme aconselharam no outro tópico, isso vai depender dos seus hábitos e das características da sua habitação. Mas também pode ir experimentando... Quanto maior a diferença de temperatura entre interior e exterior menos tempo precisa de ter tudo aberto.
  6.  # 12

    Colocado por: dmoreno1Bom dia a todos,

    Tenho alguns quartos que devido a condensação por vezes ganham uns bolores. Gostaria de pintar esses quartos com alguma tinta de qualidade que fosse resistente a humidades por condensação e a fungos.

    Bastará adicionar aqueles aditivos anti-bolores a uma tinta de interior, ou sugerem alguma tinta melhor para este fim?

    Obrigado a todos


    Os outros utilizadores já lhe disseram também coisas válidas, como é a questão da ventilação, pois é muito importante.

    Relativamente à tinta, poderá, por exemplo, aplicar a tinta Atlas Salta:
    https://www.facebook.com/EurobuildNetwork/posts/2411032952543894
    • IAR
    • 3 janeiro 2020 editado

     # 13

    Colocado por: zed
    O A/C em modo de aquecimento não lhe vai causar condensações, não sei onde foi buscar essa ideia. Em modo de arrefecimento até ajuda a desumidificar, isto no verão.


    Eu estava convencidíssimo que o A/C em modo de aquecimento contribuía para a condensação. E que teria sido a sua utilização (nos invernos anteriores) durante horas e horas durante o dia, em algumas divisões, sem arejar apropriadamente, um dos principais factores de surgimento dos fungos.

    Também tenho em mente, dos invernos anteriores, de acordarmos de manhã, e ter a parte inferior do vidro do quarto, com gotinhas de água.
    • IAR
    • 3 janeiro 2020

     # 14

    E definitivamente vou seguir o conselho do higrómetro.

    Esta tarde já estive a pesquisar.
    Há um modelo da Xiaomi com um preço acessível.
 
0.0199 seg. NEW