Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 301

    Colocado por: FFADEu que ganho bem acima da média nacional (que não é grande coisa), adorava ir ganhar o mesmo para uma cidade como Viseu, Braga, etc. Só em renda, ui ui ui...

    Na minha área, apenas há Lisboa e Lisboa. Também gostava de ir para fora. Andar aqui a alimentar chulos, isto não tem remédio. Esta semana soube que o NB pôs uma casa no e-leilões por uma dívida de 15k, mas andam a perdoar milhões a clubes de futebol e berardos e coutinhos...
    Concordam com este comentário:desofiapedro


    Isto! Isto é que me irrita! O Zé Povinho, que trabalhou uma vida inteira, ai dele se não pagou o IMI naquele ano, ai dele! Ai dele se ousou comer em vez de pagar uma conta, ai dele! Mas os outros com dividas milionárias são perdoados... as vezes penso nisso e digo bolas vou ao banco pedir milhões de euros, quero ver se alguém vem atrás de mim. Neste país safa-se quem conhece o sistema. Os outros ficam a apanhar papéis.
  2.  # 302

    Colocado por: DonaRutemacinblack:
    "Agora achar normal que em 5 anos, o aumento que houve nas habitações só acham normal 2 tipo de pessoas: os que beneficiam com isto, e os que já estão tranquilos na vida e nem lhes aquece nem arrefece os aumentos porque já compraram/alugaram e agora riem-se porque fizeram bons negócios. Já a minha geração e a que aí vem, que vivam com o ordenado mínimo num barraco, porque não dá para mais"

    O meu ponto de vista:

    Quem está bem de vida, como diz, ja deve ter mais 10/15 anos (ou mais) que você, e na altura, qdo tinham a sua idade, tb era dificil.
    Agora eu tenho muitas contas a pagar e filhos a cargo, o que piora a situação comparando com a sua. Consigo poupar e comprar (o que se pode).

    A sua geração, com canudo, só é do ordenado minimo se não fizer NADA! Com o canudo de Engenharia vai muuuuuuito longe. Tenho um familiar em Africa (chato) e outro na Oceania (chato)... Nao quer atravesar fronteiras? Opção sua! Vai ter muita concorrencia no Porto.

    Com 20 anos eu tinha colegas na UNI com mais de 40/50 anos, a estudar à noite (eu tb estudei, em parte), a lutar por um canudo para subirem na carreira e ganharem mais. Esses nao iam jogar cartas para o bar...

    Não faltam barracos que depois de obras viram palacios! (Eu comprei uma há 5 anos, feia como um "bode". Ninguem a queria! Fui a unica a fazer uma oferta!)

    Se nao quer sair do Porto, compre um AP usado se nao der para mais. O importante é ter uma casa sua e nao pagar renda ao senhorio. Depois pensa no T2, e por aí adiante.

    Arrendar, a meu ver, é deitar dinheiro ao lixo (e eu sou senhoria)!
    Neste momento estou deslocada do Porto e moro numa casa arrendada, antiga, daquelas do tempo das sanita coloridas, lindas maravilhosas, está a ver? As casas novas/modernas/bem localizadas aqui na zona tb são mesmo caras! Só mesmo para quem pode (e quer)! Eu faço 45min a 1 hora de casa ao trabalho. :)

    Cada um faz o que quer ao seu dinheiro. Cada um sabe o quanto custa ganha-lo.
    Não me rio de ninguém!
    Só lamento que as pessoas não vejam que nao vao ser jovens para sempre.

    Trabalhar e poupar, para si, começa agora, com o canudo na mão! Muita sorte, é o que lhe desejo!
    Daqui a 10/15 anos vai ouvir alguem (como voce agora) a queixar-se exatamente da mesma forma.

    Por curiosodade, qual o valor que pretende gastar? Em que zona do Porto?


    Agradeço o seu comentário, e certamente o meu pensamento irá mudar, mas certamente continuarei a não achar normal os preços atuais praticados.

    Adiante, quanto à sua questão, como ainda não sei o que fazer à vida sem ter todos os elementos do IRS na mão, que pelo OE2020 será em Julho. Aí vou de novo aos bancos tentar ver o que se consegue. Mas não queria ultrapassar os 100 mil de empréstimo (logo se verá o que o imobiliário terá para oferecer nessa altura). Caso tenha de alugar, o teto máximo será os 450€, que representa 25% do orçamento familiar, pois assim conseguirei poupar dinheiro para comprar um imóvel logo que possível.
  3.  # 303

    Colocado por: ****

    E tu pensas que emigrar é a solução ? Tu a trabalhar sozinha num país europeu , não conseguias comprar a mesma casa e viver .
    Concordam com este comentário:Luis Santos Duarte


    Verdade. Custa tanto pagar uma casa aqui em Inglaterra como em Portugal. O motivo está no preço mega inflacionado das casas. Aqui um T1 meio amanhado custa 200 mil.
    Um casal aqui demora mais ou menos o mesmo tempo a pagar uma casa que um casal em Portugal. Cerca de 35 anos.


    Eu andei às voltas com isto na cabeça imenso tempo, de comprar casa aqui mas eu e a minha mulher decidimos antes reconstruir a casa de campo do meu pai. Com os nosso rendimentos conseguimos pagar tudo no máximo em 15 anos. A contar com as nossas despesas mensais aqui.
  4.  # 304

    Colocado por: desofiapedroE não Miguel, nem toda a gente neste Portugalinho pequenino tem a vida que quer!!!! Tem a vida que este país permite ter!!!! Não basta fazer por si, há muita gente a quem não chega fazer por si.

    Parem de generalizar...



    Mas generalizar é o que mais temos feito.
    São "todos" uns chulos, uns mentirosos, pouco profissionais, corruptos, etc. etc.

    No dia, em que o sector da construção esteja regulado como deve de ser, que se pague o valor justo, que os seguros e licenças estejam em dia, que não se fuja ao IVA, aos estratagemas, aos estágios gratuitos, ao trabalho ao negro nas obras, nos gabinetes, que se apliquem efectivamente os materiais prescritos, que se dê tempo para amadurecer um projecto, para que seque o betão como deve de ser, em que não se gaste em acidentes de trabalho, que se invista verdadeiramente na segurança nas obras, que não se facilite nas vistorias camarárias ou do fiscal, ou na revisão do carro... que as ferramentas sejam as adequadas, etc. etc. etc...
    veremos que a construção cá, hoje, no fundo é barata! Se não há a intenção de emigrar ou conhecer outras realidades, se todos queremos viver no Porto ou em Lisboa... para quê comparar tanto? É o mercado a funcionar, se há quem compre, há que venda.
    Se o aluguer está caro, construa novo, reabilite, compre uma caravana. Sem interessados, os alugueres baixam.

    Não estou a contra-argumentar, no geral, concordo com o que diz.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  5.  # 305

    Colocado por: Luis Santos Duarte

    Verdade. Custa tanto pagar uma casa aqui em Inglaterra como em Portugal. O motivo está no preço mega inflacionado das casas. Aqui um T1 meio amanhado custa 200 mil.
    Um casal aqui demora mais ou menos o mesmo tempo a pagar uma casa que um casal em Portugal. Cerca de 35 anos.


    Eu andei às voltas com isto na cabeça imenso tempo, de comprar casa aqui mas eu e a minha mulher decidimos antes reconstruir a casa de campo do meu pai. Com os nosso rendimentos conseguimos pagar tudo no máximo em 15 anos. A contar com as nossas despesas mensais aqui.


    Mas aqui só demonstra a diferença no poder de compra, que consegue pagar as suas despesas aí, e reconstruir uma casa aqui ao mesmo tempo. E quando voltar vem confortável com um pé de meia jeitoso possivelmente.
    Concordam com este comentário: Luis Santos Duarte, N Miguel Oliveira
  6.  # 306

    Colocado por: macinblack
    Fique com a sua opinião, eu fico com a minha. Não temos a mesma visão das coisas, por isso não vale a pena discutirmos mais este assunto.


      Tudo bem.
      O meu último conselho é que se quer comparar realidades diferentes, englobe tudo nessa equação.
      Porque apenas compara o melhor de uns com o pior de outros. Um bem haja.
    •  # 307

      Colocado por: macinblackMas aqui só demonstra a diferença no poder de compra, que consegue pagar as suas despesas aí, e reconstruir uma casa aqui ao mesmo tempo.


      Obvio. A grande diferença é que o Sr. Luís saiu da sua zona de conforto para conseguir tal proesa.
      E o macinblack acha que seria normal fazer o mesmo sem sair de Valongo.
      Concordam com este comentário: Luis Santos Duarte
      Estas pessoas agradeceram este comentário: Luis Santos Duarte
    •  # 308

      Colocado por: ****Voltando ao choradinho ................ e nisto nós portugueses temos o fado ......

      A historia começa com o era uma vez .

      A empresa manda-me fazer uma equipa para um PROJETO E CONSTRUÇÃO em África , ponho um anuncio e aparecem alguns técnicos( todos portugueses ) , depois de entrevistar um a um e alguns chorarem da situação profissional, familiar, etc , e quando digo chorarem é mesmo lagrimas, lá eu escolho 5 , faço os vistos , reconheço papeis , vacinas e lá partem eles.

      Chegam ao aeroporto do país , la estou eu e alguns carros para os receber e levar , é ai que começa o meu calvário, primeira pergunta onde fica o hospital mais perto , ate aqui tudo bem , segunda pergunta qual a velocidade da internet ( todas as noites tenho que falar com a família e não pode passar um dia ), e eu ( assoprava) , chegamos a casa com 6 quartos e duas empregadas a tempo inteiro , começa a segunda guerra , Porque os quartos nao têm is para cada um( um dos que chorou?) , voltei a explicar , isto é Africa e nos não vemos morar aqui mas sim trabalhar , têm cama comida e roupa lavada( ja tinha explicado o mesmo antes de virem) , começa a novela eu tenho PHD , nunca vou dormir nestas condições , la se passou a noite .

      De manhã aitribuicão dos carros , rave 4 para cada um , mas não satisfeitos começa a guerra de novo , cada um queria um land cruiser , lá se vai direito ao escritorio , e começa a 3 novela , esta muito calor, o pc é lento, as cadeiras não são as adequadas ,esta novela mexicana durou 1 mês , enquanto eu recrutava novas pessoas , e farto destes gajos , e até paguei do meu bolso algumas viagens e papeis , para não me chatear com empresa .

      Gente que não tinha trabalho foram ganhar limpos entre 4000 e 6000 usd , cama comida, roupa lavada , e viagens a portugal de 3 em 3 meses . Mas mesmo assim estava tudo mal .

      E ja näo conto a novela das botas de segurança que tinha que ser NIKe como o Ronaldo .


      Com isto quero dizer trabalhem e não chorem .....


      Eu trabalho e não choro. estou no meu 6º emprego, e todos eles saí das respetivas empresas com acordo mútuo e a bem, sendo sempre eu a demitir-me com uma causa justificável, tanto que se voltar a qualquer uma dessas empresas, serei bem recebido como já fui. Não me acomodo, mas também não acho que tenha de sair do país para ter uma vida digna, e respeito quem o queira fazer para ganhar mais.

      Continuo a afirmar que a realidade do mercado imobiliário está desadequado para a realidade do país, seja por impostos, ou seja por que alguém acha que o seu T0 com 40m2 vale 1200€...
    •  # 309

      Colocado por: macinblack

      Mas aqui só demonstra a diferença no poder de compra, que consegue pagar as suas despesas aí, e reconstruir uma casa aqui ao mesmo tempo. E quando voltar vem confortável com um pé de meia jeitoso possivelmente.
      Concordam com este comentário:Luis Santos Duarte


      Ah claro que sim. Sem comparação. Mas como já referiram, não se pode levar uma vida como a maior parte leva em Portugal.

      Os emigrantes portugueses aqui, jardineiros, fazem fila ao inicio e final do dia nos cafés Portugueses. Almoçam fora todos os dias mas ao final do mês o dinheiro é ela por ela. Porque estão habituados ao estilo de vida que tinham em Portugal.

      Eu levo uma vida mais recatada por opção. Porque prefiro pensar a longo termo.

      Para lhe dar um exemplo, eu consegui finalmente comprar o carro dos meus sonhos. Um Mercedes-Benz CLS Shooting Brake, ano de 2016.

      Em Portugal provavelmente nunca o teria.
    •  # 310

      Colocado por: Luis Santos Duarte

      Ah claro que sim. Sem comparação. Mas como já referiram, não se pode levar uma vida como a maior parte leva em Portugal.

      Os emigrantes portugueses aqui, jardineiros, fazem fila ao inicio e final do dia nos cafés Portugueses. Almoçam fora todos os dias mas ao final do mês o dinheiro é ela por ela. Porque estão habituados ao estilo de vida que tinham em Portugal.

      Eu levo uma vida mais recatada por opção. Porque prefiro pensar a longo termo.

      Para lhe dar um exemplo, eu consegui finalmente comprar o carro dos meus sonhos. Um Mercedes-Benz CLS Shooting Brake, ano de 2016.

      Em Portugal provavelmente nunca o teria.


      É exatamente o seu exemplo que procuro. Pode ser que os outros users aqui do forum abram a pestana no que toca ao desnível e vejam a diferença do poder de compra incomparável entre países.
    •  # 311

      Colocado por: N Miguel OliveiraUma vez mais, são escolhas. Foi obrigado a ter filhos?
      Não tenho por opção, apenas estava a exemplificar. De qualquer maneira pode acontecer sem ser opção ;)

      Colocado por: N Miguel OliveiraEntão, se constrói 80m2 por 900€/m2+IVA, mais 15k€ para projectos, são 103'560€, mais terreno. Acha muito?
      Por acaso acho. Se o terreno custar 35 k são 138K por uma casa de 80 m2. Não é má, mas não deixa de ser uma casa comedida.
    •  # 312

      Colocado por: macinblack

      Agradeço o seu comentário, e certamente o meu pensamento irá mudar, mas certamente continuarei a não achar normal os preços atuais praticados.

      Adiante, quanto à sua questão, como ainda não sei o que fazer à vida sem ter todos os elementos do IRS na mão, que pelo OE2020 será em Julho. Aí vou de novo aos bancos tentar ver o que se consegue. Mas não queria ultrapassar os 100 mil de empréstimo (logo se verá o que o imobiliário terá para oferecer nessa altura). Caso tenha de alugar, o teto máximo será os 450€, que representa 25% do orçamento familiar, pois assim conseguirei poupar dinheiro para comprar um imóvel logo que possível.


      Apenas um exemplo:
      Neste momento existem 18 imoveis na Maia, para venda, de 79k a 100k ( fonte: idealista).
      Não vi em que zona ficam, mas seleccionei apenas 'cidade da Maia'.
      Fica na zona que precisa, certo?
      Boas compras. :)
    •  # 313

      Colocado por: JoelM

      Por aqui (noruega) os empréstimos não podem ser maiores do que 30anos, normalmente o pessoal paga em 25 anos.


      Aqui a média é 30-35 anos. Isso do pagar em 25 anos já lá vai..
      • FFAD
      • 15 janeiro 2020

       # 314

      Engraçado é que está aqui uma discussão gira sobre produtividade e muito provavelmente, a maioria está a trabalhar...
    •  # 315

      Colocado por: macinblack

      Agradeço o seu comentário, e certamente o meu pensamento irá mudar, mas certamente continuarei a não achar normal os preços atuais praticados.

      Adiante, quanto à sua questão, como ainda não sei o que fazer à vida sem ter todos os elementos do IRS na mão, que pelo OE2020 será em Julho. Aí vou de novo aos bancos tentar ver o que se consegue. Mas não queria ultrapassar os 100 mil de empréstimo (logo se verá o que o imobiliário terá para oferecer nessa altura). Caso tenha de alugar, o teto máximo será os 450€, que representa 25% do orçamento familiar, pois assim conseguirei poupar dinheiro para comprar um imóvel logo que possível.


      Apenas um exemplo:
      Neste momento existem 18 imoveis na Maia, para venda, de 79k a 100k ( fonte: idealista).
      Não vi em que zona ficam, mas seleccionei apenas 'cidade da Maia'.
      Fica na zona que precisa, certo?
      Boas compras. :)

      Rendas dessas só se for para uma "ilha". :(
    •  # 316

      Colocado por: ****A empresa manda-me fazer uma equipa para um PROJETO E CONSTRUÇÃO em África
      Conclusão, o **** escolheu mal a equipa, ahah
    •  # 317

      Colocado por: macinblack

      Agradeço o seu comentário, e certamente o meu pensamento irá mudar, mas certamente continuarei a não achar normal os preços atuais praticados.

      Adiante, quanto à sua questão, como ainda não sei o que fazer à vida sem ter todos os elementos do IRS na mão, que pelo OE2020 será em Julho. Aí vou de novo aos bancos tentar ver o que se consegue. Mas não queria ultrapassar os 100 mil de empréstimo (logo se verá o que o imobiliário terá para oferecer nessa altura). Caso tenha de alugar, o teto máximo será os 450€, que representa 25% do orçamento familiar, pois assim conseguirei poupar dinheiro para comprar um imóvel logo que possível.


      Apenas um exemplo:
      Neste momento existem 18 imoveis na Maia, para venda, de 79k a 100k ( fonte: idealista).
      Não vi em que zona ficam, mas seleccionei apenas 'cidade da Maia'.
      Fica na zona que precisa, certo?
      Boas compras. :)

      Rendas dessas tb encontrei:

      https://www.idealista.pt/imovel/30225265/

      Se são ou não ao seu gosto, isso já é outra história .
    •  # 318

      Colocado por: JoelMPor aqui (noruega) os empréstimos não podem ser maiores do que 30anos, normalmente o pessoal paga em 25 anos.
      Logo na Noruega ha maior poder de compra. Em portugal só vão até aos 40 anos, porque caso contrário a maioria não conseguiria pagar, logo não haveria habitação nova, logo a habitação existente estaria ainda mais inflacionada
    •  # 319

      Colocado por: DonaRute

      Apenas um exemplo:
      Neste momento existem 18 imoveis na Maia, para venda, de 79k a 100k ( fonte: idealista).
      Não vi em que zona ficam, mas seleccionei apenas 'cidade da Maia'.
      Fica na zona que precisa, certo?
      Boas compras. :)

      Rendas dessas só se for para uma "ilha". :(


      Será só para começar a ver em Agosto, para já é apenas estudo de mercado.
      Eu estou a considerar todos estes concelhos: Porto, Matosinhos, Gondomar, Maia, Valongo, Paredes e St. Tirso, mau é se não arranjo um T1 ou até um T2 com sorte até 450€, isto significa que verei futuramente mais pessoas a viver na rua nos próximos meses.
    •  # 320

      Colocado por: macinblack

      Será só para começar a ver em Agosto, para já é apenas estudo de mercado.
      Eu estou a considerar todos estes concelhos: Porto, Matosinhos, Gondomar, Maia, Valongo, Paredes e St. Tirso, mau é se não arranjo um T1 ou até um T2 com sorte até 450€, isto significa que verei futuramente mais pessoas a viver na rua nos próximos meses.

      E você a dar-lhe... cada um se deita na cama que fez.
      Siga a linha do metro, para norte, que encontra até na Povoa de Varzim um T2 por 450. Tem a A3 para Sto Tirso mesmo ao lado. É fazer o TPC bem feito.
     
    0.0680 seg. NEW