Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 401

Colocado por: MVAEntão nos concursos de bolsas das áreas onde há pouca empregabilidade, como por exemplo as ciências sociais, são 20 candidatos para cada vaga de bolsa.

Mesmo nas ciências naturais há imensos candidatos. Conheço um que o ano passado não conseguiu bolsa (biologia) e tinha terminado o curso com média de 17 valores na U. Porto.

Já em engenharia com 14 valores já se consegue bolsa.

Mas com engenharia pouca gente lá quer ficar
  2.  # 402

Colocado por: TicMic

Mas com engenharia pouca gente lá quer ficar

Se for Mecânica, Eletrotécnica e Informática, mal acabam o mestrado querem sair para melhores condições financeiras. Depois há alguns que ficam porque gostam de investigação e querem seguir carreira académica.
  3.  # 403

Colocado por: macinblack

Se for Mecânica, Eletrotécnica e Informática, mal acabam o mestrado querem sair para melhores condições financeiras. Depois há alguns que ficam porque gostam de investigação e querem seguir carreira académica.

Acrescenta polímeros, materiais, têxtil, telecomunicações... Neste momento é transversal que a área da engenharia tem saída, mas os salário são menores que bolsas, regra geral. Tem é uma progressão que a bolsa não tem
    • FFAD
    • 16 janeiro 2020

# 404

Colocado por: larkheUma boa parte das bolsas existentes são criadas a medida de alguem já em vista, não se iludam que são concursos limpos....

Tenho um amigo licenciado em Engenharia informática que em pouco tempo (menos de dois anos) triplicou o ordenado em três movimentos de emprego...
  4.  # 405

Colocado por: FFAD

Tenho um amigo licenciado em Engenharia informática que em pouco tempo (menos de dois anos) triplicou o ordenado em três movimentos de emprego...

Eu comecei a trabalhar em 2016, já troquei duas vezes, só parei desde 2018, e dupliquei o ordenado. Só não tripliquei ainda porque gosto de onde estou agora e tou satisfeita com o que ganho, apesar de saber que outro sitio me podia pagar prai mais uns 1000. Por agora vou ficando por esta empresa, tá demais o bar desta praia :)

PS: Eu sou Mestre
    • FFAD
    • 16 janeiro 2020

# 406

Colocado por: desofiapedro

Eu comecei a trabalhar em 2016, já troquei duas vezes, só parei desde 2018, e dupliquei o ordenado. Só não tripliquei ainda porque gosto de onde estou agora e tou satisfeita com o que ganho, apesar de saber que outro sitio me podia pagar prai mais uns 1000. Por agora vou ficando por esta empresa, tá demais o bar desta praia :)

E Faz bem, por vezes o dinheiro não é tudo. Mas o bar da outra praia também pode ser bom...
  5.  # 407

Colocado por: FFAD

E Faz bem, por vezes o dinheiro não é tudo. Mas o bar da outra praia também pode ser bom...

Sim, e por isso é que vou ficar por aqui mais 1, 2 anos, e caso não se evolua muito mais financeiramente vou bater as asinhas um bocado pra outro lado. Se vir que não é bom volto, aqui desde que não me dê a travadinha nem a mim nem a eles, sei que terei a porta sempre aberta pra voltar.
  6.  # 408

Pessoal,

Estamos a fugir ao tópico...
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  7.  # 409

Colocado por: Doctor ZPessoal,

Estamos a fugir ao tópico...

Tem razão Doctor Z.

Anda aí uma noticia que as rendas em Lisboa estão a baixar...
  8.  # 410

Então, pelo que vejo, se todos têm melhorado o seu salário nos últimos anos, qual é o espanto de vermos os valores imobiliários a subirem também? Ou é a proporção desses aumentos que está desfasada?

Há 10 anos, será que a renda pesava mais? (% do salário)

Há 10 anos, será que a poupança(*) ao final do mês era maior ou menor que agora?
    * % do salário que sobra ao final do mês
  9.  # 411

Colocado por: N Miguel OliveiraEntão, pelo que vejo, se todos têm melhorado o seu salário nos últimos anos,
    As pessoas têm melhorado o salário porque eles foram ao fundo entre 2011-2015, só começando a recuperar depois de então. Muitas classes profissionais ainda não voltaram aos valores de então. Para além que o aumento no preço do imobiliário não foi feito na mesma proporção nem tempo que a recuperação dos ordenados (do meu ponto de vista).

Haverá naturalmente outras que pouco foram afectadas pela crise.
    Concordam com este comentário: Luis Santos Duarte, desofiapedro
  10.  # 412

Mas qual aumento de salários? Os juros é que estão baixos, o que faz com que os activos financeiros fiquem mais caros.
  11.  # 413

Colocado por: nunompMas qual aumento de salários?

Os referidos nos últimos 30 comentários...

Mas se calhar, eram aumentos de inicio de carreira, não sei... Eu é que ia lendo "agora ganho o dobro, agora o triplo..." Bolsas mais ou menos bem pagas, etc...

Quando comecei a ler este tópico tinha a ideia que "estávamos" pior, mas afinal...

Outra questão, já que fala dos juros, será que se não dependessemos tanto dos bancos, se estes fechassem mais a torneira, os preços das casas estariam como estão?
    Não acham estranho esta total dependência do crédito?
    Se eu soubesse que nenhum casal poderia pedir mais do que 150'000€ a um banco, será que punha à venda alguma casa mais cara do que isso?

Sobre o tópico, está a passar agora na sic noticias: "o preço das casas subiu mais que o preço das rendas".
  12.  # 414

Colocado por: N Miguel Oliveira

Os referidos nos últimos 30 comentários...

Mas se calhar, eram aumentos de inicio de carreira, não sei... Eu é que ia lendo "agora ganho o dobro, agora o triplo..." Bolsas mais ou menos bem pagas, etc...

Quando comecei a ler este tópico tinha a ideia que "estávamos" pior, mas afinal...

Outra questão, já que fala dos juros, será que se não dependessemos tanto dos bancos, se estes fechassem mais a torneira, os preços das casas estariam como estão?
    Não acham estranho esta total dependência do crédito?
    Se eu soubesse que nenhum casal poderia pedir mais do que 150'000€ a um banco, será que punha à venda alguma casa mais cara do que isso?

Sobre o tópico, está a passar agora na sic noticias: "o preço das casas subiu mais que o preço das rendas".

O problema é que a economia portuguesa, e quem sabe, a europeia, vive tempos complicados, com pouca (nenhuma?) inovação tecnológica. As obrigações soberanas pagam perto de zero, a aversão ao risco é gigante. O que sobra? Imobiliário e turismo. Se fecha a torneira, lá vão os bancos atrás.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: N Miguel Oliveira
    • MVA
    • 20 janeiro 2020

# 415

Para os arautos da desgraça:

https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/precos-das-casas-em-portugal-subiu-14-em-novembro-537269

https://sol.sapo.pt/artigo/683560/taxa-de-juro-do-credito-habitacao-desceu

Eu continuo a achar que uma casa que hoje vale 300 mil euros, em 2025 essa mesmíssima casa não irá custar menos de 500 a 600 mil euros.
    • MVA
    • 20 janeiro 2020 editado

# 416

Colocado por: JoelM

100% em 5 anos? Talvez em sonhos...

Basta manter o actual ritmo de crescimento de 14% ao ano que ao fim de 5 anos dá um crescimento acumulado de quase 100%

O que eu acredito que irá acontecer.
    • AMVP
    • 20 janeiro 2020

# 417

Colocado por: MVA

Basta manter o actual ritmo de crescimento de 14% ao ano que ao fim de 5 anos dá um crescimento acumulado de quase 100%

Desculpe, mas como?

Os salários tb vão ter esse ritmo? Pode ter toda a razão apenas acho tão inacreditável.. mas tudo é possível.
  13.  # 418

Colocado por: MVA

Se assim for vendo e mudo de país.

Para sua previsão respondo com um provérbio velhinho.

Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe.

Se a sua previsão estiver certa não temos um bolha temos temos um balão, a não ser que os ordenados tripliquem o que não me parece real infelizmente.
    Concordam com este comentário: zed
  14.  # 419

Colocado por: JoelM

100% em 5 anos? Talvez em sonhos...

Dou-te uma mão cheia de exemplos em Braga na casa dos 150% em menos de 5 anos...
  15.  # 420

Colocado por: rsvaluminio

Se assim for vendo e mudo de país.

Para sua previsão respondo com um provérbio velhinho.

Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe.

Se a sua previsão estiver certa não temos um bolha temos temos um balão, a não ser que os ordenados tripliquem o que não me parece real infelizmente.

Estamos sempre com esta cena dos ordenados. Porra, ainda não percebemos que os ordenados não tem nada que ver com a inflação do imobiliário? O pessoal não tem as mínimas bases de economia e a única coisa que lê são comentários de facebook?

A procura aumentou, a oferta diminuiu. Chegaram grandes massas provenientes do estrangeiro a portugal e não há imóvel para estes todas. Portugal ficou na moda. Em lisboa ha o efeito ryanair, easy jet, etc etc. Portugal é destino turistico incrível aos olhos de quem cá não vive.

Vejam o brasil? Há meros apartamentos de 1 milhão de euros lá e os salários são miseráveis nas classes mais baixas. Infelizmente, portugal também está a caminhar para uma pais de assimetrias. Quem está a comprar e a mexer com as casas não são propriamente os "portugueses" classe media, mas aqueles que tem algum dinheiro acumulado. Aquele que a mortágua queria ir buscar.

0.0938 seg. NEW