Colocado por: MVAEntão nos concursos de bolsas das áreas onde há pouca empregabilidade, como por exemplo as ciências sociais, são 20 candidatos para cada vaga de bolsa.
Mesmo nas ciências naturais há imensos candidatos. Conheço um que o ano passado não conseguiu bolsa (biologia) e tinha terminado o curso com média de 17 valores na U. Porto.
Já em engenharia com 14 valores já se consegue bolsa.
Colocado por: TicMic
Mas com engenharia pouca gente lá quer ficar
Colocado por: macinblack
Se for Mecânica, Eletrotécnica e Informática, mal acabam o mestrado querem sair para melhores condições financeiras. Depois há alguns que ficam porque gostam de investigação e querem seguir carreira académica.
Colocado por: larkheUma boa parte das bolsas existentes são criadas a medida de alguem já em vista, não se iludam que são concursos limpos....
Colocado por: FFAD
Tenho um amigo licenciado em Engenharia informática que em pouco tempo (menos de dois anos) triplicou o ordenado em três movimentos de emprego...
Colocado por: desofiapedro
Eu comecei a trabalhar em 2016, já troquei duas vezes, só parei desde 2018, e dupliquei o ordenado. Só não tripliquei ainda porque gosto de onde estou agora e tou satisfeita com o que ganho, apesar de saber que outro sitio me podia pagar prai mais uns 1000. Por agora vou ficando por esta empresa, tá demais o bar desta praia :)
Colocado por: FFAD
E Faz bem, por vezes o dinheiro não é tudo. Mas o bar da outra praia também pode ser bom...
Colocado por: Doctor ZPessoal,
Estamos a fugir ao tópico...
Colocado por: N Miguel OliveiraEntão, pelo que vejo, se todos têm melhorado o seu salário nos últimos anos,As pessoas têm melhorado o salário porque eles foram ao fundo entre 2011-2015, só começando a recuperar depois de então. Muitas classes profissionais ainda não voltaram aos valores de então. Para além que o aumento no preço do imobiliário não foi feito na mesma proporção nem tempo que a recuperação dos ordenados (do meu ponto de vista).
Colocado por: nunompMas qual aumento de salários?
Colocado por: N Miguel Oliveira
Os referidos nos últimos 30 comentários...
Mas se calhar, eram aumentos de inicio de carreira, não sei... Eu é que ia lendo "agora ganho o dobro, agora o triplo..." Bolsas mais ou menos bem pagas, etc...
Quando comecei a ler este tópico tinha a ideia que "estávamos" pior, mas afinal...
Outra questão, já que fala dos juros, será que se não dependessemos tanto dos bancos, se estes fechassem mais a torneira, os preços das casas estariam como estão?
Não acham estranho esta total dependência do crédito?
Se eu soubesse que nenhum casal poderia pedir mais do que 150'000€ a um banco, será que punha à venda alguma casa mais cara do que isso?
Colocado por: MVA
Basta manter o actual ritmo de crescimento de 14% ao ano que ao fim de 5 anos dá um crescimento acumulado de quase 100%
O que eu acredito que irá acontecer.
Colocado por: MVA
Basta manter o actual ritmo de crescimento de 14% ao ano que ao fim de 5 anos dá um crescimento acumulado de quase 100%
O que eu acredito que irá acontecer.
Colocado por: JoelM
100% em 5 anos? Talvez em sonhos...
Colocado por: rsvaluminio
Se assim for vendo e mudo de país.
Para sua previsão respondo com um provérbio velhinho.
Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe.
Se a sua previsão estiver certa não temos um bolha temos temos um balão, a não ser que os ordenados tripliquem o que não me parece real infelizmente.