Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 421

Colocado por: JoelM

E uma mão cheia de exemplos (seus) é representativo do país inteiro... Exacto...

Claro que não é, só te estou a dizer que o que o MVA disse, não está de todo ao nivel dos "sonhos" que tu disseste. Não disse que vai acontecer, aliás, para meu bem, espero que não.
  2.  # 422

Algumas são, outras não. O que te quero dizer é que não é o portugues médio, como tu ou eu, que anda a movimentar o Real Estate de tal forma.
    • MVA
    • 20 janeiro 2020

# 423

Colocado por: AMVPDesculpe, mas como?

Os salários tb vão ter esse ritmo? Pode ter toda a razão apenas acho tão inacreditável.. mas tudo é possível.

Não, claro que não. As casas vão subir 14% ao ano, enquanto que os salários irão subir 1% ao ano.
    Comprar casa será um luxo cada vez mais inacessível aos Portugueses, por muito que vos doa, esta será a realidade.
    Os nossos filhos jamais terão possibilidade de ter casa própria (excetuando as heranças).

Refiro-me obviamente a habitações em zonas urbanas (bem como rurais, mas sendo limítrofes dessas zonas urbanas).
    As habitações nas zonas urbanas serão um exclusivo para estrangeiros, hotéis, serviços como AirBnB, etc.
    Aos portugueses resta-lhes retornar ao campo rural, mesmo trabalhando nas cidades.
    Isto porque mesmo em zonas francamente más como a Damaia ou a Baixa-da-Banheira, daqui por meia duzia de anos não se consegue arranjar um T2 dos anos 70 a cair de podre por menos de 300 mil euros.
    • AMVP
    • 20 janeiro 2020

# 424

Não é uma questão de não se perceber de economia, é mais a dificuldade em aceitar que os nacionais, em grande maioria, deixam de ter possibilidade de viver em zonas próximas dos locais de trabalho, do meio onde têm suporte familiar, etc, etc.

É pensar que num país pequeno como o nosso, com cidades que são aldeias ou vilas noutros países os naturais têm igualmente de fazer 300km diários.

enfim.. deve estra tudo certo, é o mercado.
    • AMVP
    • 20 janeiro 2020

# 425

Colocado por: MVA

Não, claro que não. As casas vão subir 14% ao ano, enquanto que os salários irão subir 1% ao ano.
    Comprar casa será um luxo cada vez mais inacessível aos Portugueses, por muito que vos doa, esta será a realidade.
    Os nossos filhos jamais terão possibilidade de ter casa própria (excetuando as heranças).

Refiro-me obviamente a habitações em zonas urbanas (bem como rurais, mas sendo limítrofes dessas zonas urbanas).
    As habitações nas zonas urbanas serão um exclusivo para estrangeiros, hotéis, serviços como AirBnB, etc.
    Aos portugueses resta-lhes retornar ao campo rural, mesmo trabalhando nas cidades.
    Isto porque mesmo em zonas francamente más como a Damaia ou a Baixa-da-Banheira, daqui por meia duzia de anos não se consegue arranjar um T2 dos anos 70 a cair de podre por menos de 300 mil euros.

Eu sei que os salários não vão subir a esse ritmo, mas é difícil de aceitar esse cenário.
  3.  # 426

Colocado por: TicMic

Dou-te uma mão cheia de exemplos em Braga na casa dos 150% em menos de 5 anos...

Claro que se comprou uma casa em braga á 5 anos quando ainda estávamos meio a sair da crise e a vender hoje pode ganhar essa percentagem ou mais, pois existe uma forte procura por parte de brazileiros na zona de braga, mas uma coisa é existirem bons negócios outra é o preço geral do M2 subir para o dobro, isso é irreal existem sempre bons negócios para quem sabe e tem tempo e dinheiro.

Conheço um caso de um Frances que estava cá a troika e veio a portugal comprar 3 hotéis, e eu pensei o gajo ou é maluco ou sabe mais alguma coisa que a maioria não sabe, na altura comprou em saldo agora se vender vende a ganhar muito mais do dobro.
  4.  # 427

AMVP, certo só estará pra quem está do lado mais forte da moeda, só estará pra aqueles que beneficiam desta situação. Pra alguns de nós, comuns mortais, a tendência é piorar e salve-se quem puder. Já existiram tempos muito piores... na dificuldade vamos ter que nos adaptar! Eu felizmente comprei casa; mesmo que a euribor suba novamente pra valores malucos, com mais ou menos sacrificios vou continuar a conseguir pagar, mas não sabemos o dia de amanhã. Ninguém está imune a cair em dificuldades sérias.
    Concordam com este comentário: AMVP
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mica
  5.  # 428

Exatamente o que aqui está. A vida não vai ser fácil para os que fiquem por cá. Portugal não presta para trabalhar, mesmo com emprego especializados. Em breve vai acabar o café a 0,65 cents no centro, a diária a 5€, etc etc

Como diz o outro, ninguém está a ser arauto da desgraça, está-se a falar da probabilidade, que está completamente contra aquilo que nós queremos/esperamos.
    • MVA
    • 20 janeiro 2020

# 429

Colocado por: AMVP
    Eu sei que os salários não vão subir a esse ritmo, mas é difícil de aceitar esse cenário.

Ninguém da classe média Inglesa e Francesa consegue viver em Londres, Manchester ou Paris, Lyon, etc., isto já há mais de 30 anos que é assim lá. Obviamente que isto iria transpor-se para Lisboa, Porto, Coimbra, Aveiro, Braga, etc.
  6.  # 430

Colocado por: MVAIsto porque mesmo em zonas francamente más como a Damaia ou a Baixa-da-Banheira, daqui por meia duzia de anos não se consegue arranjar um T2 dos anos 70 a cair de podre por menos de 300 mil euros.

vamos ficar mais caros que Paris?
  7.  # 431

Ninguém da classe média Inglesa e Francesa consegue viver em Londres, Manchester ou Paris, Lyon, etc., isto já há mais de 30 anos que é assim lá. Obviamente que isto iria transpor-se para Lisboa, Porto, Coimbra, Aveiro, Braga, etc.

Mais uma vez, tenho de concordar. Vamos perder todas estas luxurias que temos de estar em 5 minutos no trabalho...
    Concordam com este comentário: desofiapedro, N Miguel Oliveira
  8.  # 432

Colocado por: rsvaluminio

vamos ficar mais caros que Paris?

Arranja-me lá o T2 à mesma distancia temporal da Damaia - Centro de Lisboa à distancia do tal T2 em paris ao centro deste por 300k que eu arranjo comprador e ainda encaixo 5%.
  9.  # 433

Colocado por: ****

pode é ser um predio sem elevador e com 30 m2 , meus caro é um t2 .....

Se for numa zona problemática até pode ter elevador mas a classe média normal não quer lá viver.
  10.  # 434

Ja estamos igual , ou até mais caros !

O que é completamente absurdo, a isso se chama uma bolha, podem dar a volta que derem é uma bolha, todos os bens essenciais podem ser especulados até o dia em que o mercado corrige, ou a bem ou a mal.
    • AMVP
    • 20 janeiro 2020

# 435

Outra dimensão, são centros urbanos muito maiores e com muito mais população.

Agora… é um facto que Lisboa é uma capital que junto à costa, isso é mais difícil de ter na Europa. Quero eu dizer com isto que se juntam dois factores: Capital e Turismo que procura praia e bom tempo.
    Claro que há os outros (milhares) que procuram educação, saúde e segurança para a família e filhos (eu estou mais habituada a esta última realidade).
  11.  # 436

Colocado por: AMVP

Outra dimensão, são centros urbanos muito maiores e com muito mais população.

Agora… é um facto que Lisboa é uma capital que junto à costa, isso é mais difícil de ter na Europa. Quero eu dizer com isto que se juntam dois factores: Capital e Turismo que procura praia e bom tempo.
    Claro que há os outros (milhares) que procuram educação, saúde e segurança para a família e filhos (eu estou mais habituada a esta última realidade).

Pronto, o que tu tens de entender é que Portugal também caminha para lá. Ele só te falou de Londres e paris, mas podes colocar aqui bruxelas, zagreb, ou até split. Podes colocar aqui qualquer cidade italiana onde exista turismo qb. No fundo, podes colocar aqui qualquer cidade que possa ser considerada cidade.
    • AMVP
    • 20 janeiro 2020

# 437

Colocado por: TicMic

Pronto, o que tu tens de entender é que Portugal também caminha para lá. Ele só te falou de Londres e paris, mas podes colocar aqui bruxelas, zagreb, ou até split. Podes colocar aqui qualquer cidade italiana onde exista turismo qb. No fundo, podes colocar aqui qualquer cidade que possa ser considerada cidade.

Deve ser esse o salto que me falta dar. Vivia numa aldeia junto a uma vilinha e agora tenho de fazer o upgrate para uma Cidade média junto a uma Capital.
    Huuum… acho que não gosto…
    • AMVP
    • 20 janeiro 2020

# 438

pode é ser um predio sem elevador e com 30 m2 , meus caro é um t2 .....

Em Portugal não é possível um T2 com 30m2, pois não?
    pelo menos para já...
  12.  # 439

Portugal não é só Lisboa e Porto ou Braga...

Pois não! Mas são as zonas mais apetecíveis para trabalhar e estudar!
    • MVA
    • 20 janeiro 2020 editado

# 440

Acha que o aumento de turistas vai ser 14% ao ano para ocuparem essas casas?

A 31 de Dezembro de 2019 existiam em Portugal 597 hoteis de 4 ou 5 estrelas.
    A 31 de Dezembro de 2020 prevê-se um aumento de 51 novos hoteis com estas estrelas. Portanto um aumento de 9%.

E os AL (alojamento local) andam claramente a aumentar acima dos 2 digitos ao ano. Tinham 88245 camas em 2018, o que representa um aumento de aproximadamente 35% em relação a 2017 (65679 camas nesse ano).

Os aeroportos portugueses andam com crescimentos altíssimos, na ordem dos 15% ao ano.

Portanto, sim. Os turistas não vão parar de chegar às paletes ao nosso país.

0.0860 seg. NEW