Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: ****

    e acha caro 2500 €?

    Sim acho um bocado, mas também quero ser eu a fazer porque gosto bastante de bricolage e afins. E tem um gosto especial ter uma casa em que fui eu a reconstrui-la quase toda. Manias minhas talvez.
  2.  # 22

    Por isso é que estou aqui a tirar algumas dúvidas. PPR não tenho muitas duvidas, o multicamada nunca tinha pesquisado sobre isso, mas tenho andado a ver e ler umas coisas e não parece pior.
  3.  # 23

    Colocado por: ****


    Cinfaes gostar é uma coisa perceber é outra, se correr mal não chegam os 2500€ . 😉
    Concordam com este comentário:desofiapedro


    Há alguns anos comprei uma caravana de 1995 e fiz férias nela dois anos e depois resolvi restaura-la toda, e quando digo toda foi mesmo ao ponto de ter tudo desmontado que poucas pessoas acreditavam que aquilo ia voltar a andar prq eu nunca tinha visto nenhum restauro nem sequer tinha noção como muita coisa daquilo era feito. O que é certo é que já fui de férias nela várias vezes depois do restauro e está impecável.( E não sou eu a dizer, há profissionais do ramo a confirmarem). Demoro mais tempo que um profissional é certo, mas no fim vale apena. E fazer estas coisas pra mim é um antistress. Obrigado pela compreensão
  4.  # 24

    Colocado por: CinfaesHá alguns anos comprei uma caravana de 1995 e fiz férias nela dois anos e depois resolvi restaura-la toda, e quando digo toda foi mesmo ao ponto de ter tudo desmontado que poucas pessoas acreditavam que aquilo ia voltar a andar prq eu nunca tinha visto nenhum restauro nem sequer tinha noção como muita coisa daquilo era feito. O que é certo é que já fui de férias nela várias vezes depois do restauro e está impecável.( E não sou eu a dizer, há profissionais do ramo a confirmarem). Demoro mais tempo que um profissional é certo, mas no fim vale apena. E fazer estas coisas pra mim é um antistress. Obrigado pela compreensão

    Qual a sua atividade profissional?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vpalmeira
  5.  # 25

    Colocado por: fernandoFerreira
    Qual a sua atividade profissional?

    Sou operário fabril
  6.  # 26

    E depois quando abrir uma torneira na cozinha é outra estiver a tomar duche alguém se vai queixar com água fria de certeza


    Se tiver o cuidado de ler o que escrevi com alguma atenção repara que apenas referi o diâmetro de tubagem de ligação aos aparelhos.
    Claro que se estivemos a falar de uma tubagem que ramifica para 2 ou mais aparelhos 15mm não chega...
    Todos os cálculos (para moradias normais) devem ser feitos para um nível de conforto médio o que implica que dificilmente cheguem 15 mm para 2 aparelhos devido ao coeficiente de simultaneidade dos caudais.
  7.  # 27

    E sendo moradias com mais que um piso é muito mais confortável uma rede de retorno
  8.  # 28

    Colocado por: RicardoPortovai

    Sim estamos a falar de uma moradia de rés do chão e andar sendo q no andar São duas casas de banho e no rés do chão cozinha e casa de banho.
  9.  # 29

    Se for em ppr levar o tubo de 32 até à bomba de calor, sair a 32 na água quente fazer cozinha e chegar até a 1 casa de banho e seguir a 25 até à última e fazer o retorno da mesma para quando abrir a torneira a água já tar quente na fria fazer quase igual mas chegar com o tubo de 32 a segunda casa de banho. Em multicamada pode fazer a linha principal a 32 e a de água quente a 25 colocar coletores nas divisões e puxar os tubos diretos aos pontos de água se você colocar um diâmetro inferior poderá correr o risco de estarem a tomar banho e falhar a água quente, normalmente trabalho com tubo de 25 em ppr dentro das divisões, nos não precisamos de muita pressão de água dentro de casa precisamos é de caudal suficiente para que todas as torneiras corram todas por igual. Há quem faça a linha principal de água quente em ppr de 25 e depois reduz nos pontos de água para ter mais pressão mas se tiverem 3 pessoas no banho e uma na cozinha, poderá acontecer, alguém se vai queixar com falta de água de certeza absoluta, foi o que aconteceu numa obra feita recentemente uma moradia com 3 WC e 2 cozinhas não dimensionar am bem a tubagem e eles não conseguem tomar duche todos ao mesmo tempo
  10.  # 30

    Colocado por: Fabioramod84Se for em ppr levar o tubo de 32 até à bomba de calor, sair a 32 na água quente fazer cozinha e chegar até a 1 casa de banho e seguir a 25 até à última e fazer o retorno da mesma para quando abrir a torneira a água já tar quente na fria fazer quase igual mas chegar com o tubo de 32 a segunda casa de banho. Em multicamada pode fazer a linha principal a 32 e a de água quente a 25 colocar coletores nas divisões e puxar os tubos diretos aos pontos de água se você colocar um diâmetro inferior poderá correr o risco de estarem a tomar banho e falhar a água quente, normalmente trabalho com tubo de 25 em ppr dentro das divisões, nos não precisamos de muita pressão de água dentro de casa precisamos é de caudal suficiente para que todas as torneiras corram todas por igual. Há quem faça a linha principal de água quente em ppr de 25 e depois reduz nos pontos de água para ter mais pressão mas se tiverem 3 pessoas no banho e uma na cozinha, poderá acontecer, alguém se vai queixar com falta de água de certeza absoluta, foi o que aconteceu numa obra feita recentemente uma moradia com 3 WC e 2 cozinhas não dimensionar am bem a tubagem e eles não conseguem tomar duche todos ao mesmo tempo

    Boa amigo, era mesmo isto que eu precisava. Só mais uma coisa o tubo de retorno pode vir ter a sítio da entrada do circuito ou tem algum ponto específico. O da água fria também faz retorno certo? Obrigado pela ajuda.
  11.  # 31

    Já agora, alguém tem noção de preços do material em PPR e multicamada ou será mais ou menos igual. Cumprimentos e obrigado pela a ajuda a todos.
  12.  # 32

    Colocado por: Fabioramod84O ppr se for bem soldado não há problema algum antes de começar leia e veja como se faz em multicamada não meta de aperto coloque de cravar e faça tipo coletor para não ter muitos acessórios dentro de argamassa e tem de ter a tubagem de multicamada isolada cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Cinfaes

    porque aconselha a não meter de aperto?
  13.  # 33

    Tem de ligar o retorno de água quente em todas as divisões com água, a fria não é preciso fazer retorno
  14.  # 34

    O preço varia de casa para casa mas o ppr é mais barato
  15.  # 35

    Imagine que ao pé de um bico e de aperto a moradia da carga, ou seja, poderá ser ao pé de um acessório desses o que acontece logo uma rutura de água enquanto cravado não existe esse problema, embora eu goste de trabalhar mais de coletor, sei que se houver algum problema é no ponto de água ou no coletor e com uma pequena intervenção resolve se o problema
  16.  # 36

    Entao por exemplo ligo a água quente da cozinha de seguida casa de banho e depois volta a ligar n entrada.
    O ppr é mais barato mas uma vez que o multicamada usa menos acessórios se calhar dá uma coisa pra outra digo eu.
  17.  # 37

    Sim dá uma coisa pra outra o retorno faz se da seguinte forma em multicamada nos coletores da água quente sai um tubo independente que vai até à bomba de calor em ppr na último ponto de água sai um tubo independente até à bomba de calor, de todas as divisões que tenham água quente
  18.  # 38

    Colocado por: Fabioramod84Sim dá uma coisa pra outra o retorno faz se da seguinte forma em multicamada nos coletores da água quente sai um tubo independente que vai até à bomba de calor em ppr na último ponto de água sai um tubo independente até à bomba de calor, de todas as divisões que tenham água quente

    E na entrada da bomba de calor não tenho que meter nenhuma válvula. O tubo de retorno liga no tubo de água q entra pra bomba certo? Obrigado pela paciência.
  19.  # 39

    Colocado por: Fabioramod84Sim dá uma coisa pra outra o retorno faz se da seguinte forma em multicamada nos coletores da água quente sai um tubo independente que vai até à bomba de calor em ppr na último ponto de água sai um tubo independente até à bomba de calor, de todas as divisões que tenham água quente

    Sem querer abusar muito da sua boa vontade, um desenho num papel mesmo feito á mão é que dava jeito.😊
  20.  # 40

    Boas, se procurar no youtube entende facilmente o que é o sistema de retorno de água quente. https://www.youtube.com/watch?v=5iRdgKQkByM
 
0.0220 seg. NEW