Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    bom dia companheiros,

    a moradia que comprei tem instalação de aquecimento central a Gás.
    e estamos a ponderar trocar por algo mais económico.
    andamos a ver o que mais justifica uma vez que os valores para investir não são muitos.
    estamos indecisos se valera a pena uma caldeira a pellets e aproveitar a instalação do aquecimento central (+/- 50 elementos) ou recuperador a lenha.
    a moradia é um andar moradia 1º andar com 140m2. a nivel de isolamento sei que tem capoto no exterior e janelas com vidro duplo. foi uma moradia restaurada no ano de 2016.
  2.  # 2

    E com esse isolamento e restauro, já sentiu frio ou necessidade de grande aquecimento? Que zona do país?

    Eu fiz essa modificação de gás para pellets. Em termos de eficiência é muito superior, mas tente estudar outras possibilidades como bombas de calor ou de inércia. Digo isto porque depender da electricidade, se por exemplo tiver paineis solares, pode compensar...as pellets estão interessantes, mas o preço não se vai manter por muitos anos..
  3.  # 3

    Colocado por: JotaPE com esse isolamento e restauro, já sentiu frio ou necessidade de grande aquecimento? Que zona do país?

    Eu fiz essa modificação de gás para pellets. Em termos de eficiência é muito superior, mas tente estudar outras possibilidades como bombas de calor ou de inércia. Digo isto porque depender da electricidade, se por exemplo tiver paineis solares, pode compensar...as pellets estão interessantes, mas o preço não se vai manter por muitos anos..

    obrigado pela resposta. de verão não sentimos falta de nada para arrefecer uma vez que a casa é bastante fresca. E no inverno não é muito fria mas sente se a falta de qualquer coisa para aquecer o ambiente.
  4.  # 4

    este sistema de aquecimento é viável?

    alguém que possa dar o testemunho?

    obrigado
      difuzair2.png
  5.  # 5

    Colocado por: sergiocardoso
    obrigado pela resposta. de verão não sentimos falta de nada para arrefecer uma vez que a casa é bastante fresca. E no inverno não é muito fria mas sente se a falta de qualquer coisa para aquecer o ambiente.


    Veja se esse "qualquer coisa" compensa o investimento. Diria que mantendo os radiadores que tem, a adaptação de uma caldeira a sério nunca fica abaixo de 3000€. Tem esse valor presente? Está disposto a ir mais além? Menos?

    De qualquer forma eu assumi essa intenção. Gasto mais do que gostaria em aquecimento, mas também estou a melhorar termicamente, de forma gradual, o isolamento da casa... Veremos.
  6.  # 6

    Colocado por: sergiocardosobom dia companheiros,

    a moradia que comprei tem instalação de aquecimento central a Gás.
    e estamos a ponderar trocar por algo mais económico.
    andamos a ver o que mais justifica uma vez que os valores para investir não são muitos.
    estamos indecisos se valera a pena uma caldeira a pellets e aproveitar a instalação do aquecimento central (+/- 50 elementos) ou recuperador a lenha.
    a moradia é um andar moradia 1º andar com 140m2. a nivel de isolamento sei que tem capoto no exterior e janelas com vidro duplo. foi uma moradia restaurada no ano de 2016.

    Que tipo de gás?
    Concordam com este comentário: larkhe
  7.  # 7

    Botano

    Colocado por: ASSimoes
    Que tipo de gás?
    Concordam com este comentário:larkhe
  8.  # 8

    Tem Lenha ou vai comprar?



    Caldeira a pellets e melhor
  9.  # 9

    Caldeira a pellets é mais cómoda se tiver alimentação automática.
    Com radiadores, pode tb usar bomba calor de HT; é mais cara mas não tem de andar a limpar cinzas...
    Tudo tem pros e contras. Primeiro decida quanto quer gastar e depois veja que soluções há para esse orçamento.
 
0.0131 seg. NEW