Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas, alguém sabe se é possível alterar o regime de taxa de juro crédito habitação de fixa para variável? Obg
  2.  # 2

    Com tanta informação fica fácil responder-lhe.

    Pergunte no seu banco, cada caso é um caso.
  3.  # 3

    assim a seco duvido.

    já foi agarrado na teia, agora o banco não vai largar a presa sem dar luta.
  4.  # 4

    Quase de certeza que sim, pode se tudo, senão for a bem é a mal , pode é não gostar da nova taxa de juro proposta
  5.  # 5

    Se o banco se mostrar renitente em último recurso pago os 2% e mudo de banco. No caso de aceitarem poupava esses 2% e todas as outras custas no novo banco.
    Concordam com este comentário: Nasa1989
  6.  # 6

    Colocado por: Vitor MartinsSe o banco se mostrar renitente em último recurso pago os 2% e mudo de banco. No caso de aceitarem poupava esses 2% e todas as outras custas no novo banco.


    tem que pegar numa folha excel e fazer todas as contas para ver se compensa.

    fixou a taxa do crédito habitação durante quantos anos?
  7.  # 7

    Se o banco se mostrar renitente em último recurso pago os 2% e mudo de banco. No caso de aceitarem poupava esses 2% e todas as outras custas no novo banco.
  8.  # 8

    30 anos, já passaram 3. (36 meses). Mudar compensa mas se alterassem o regime para taxa variável ficava mais em conta.
  9.  # 9

    Colocado por: Vitor Martins30 anos, já passaram 3


    era apenas para confirmar se tinha fixado a 5 ou 10 anos ou se tinha sido o prazo na tototalidade. parece que foi o caso. o banco arranjou um cliente para 30 anos, que para o deixar de ser vai pagar 2% do capital em divida.

    o banco fez um bom negocio, voce acho que não.
  10.  # 10

    A dúvida é mesmo se os bancos aceitam negociar o regime da taxa. Mesmo pagando esses 2%, em 4/5 anos esse gasto compensa. Ah, o prazo são os 30 anos taxa fixa.
  11.  # 11

    Possível é, mas fácil não será. O banco tem todo o interesse em continuar com a situação actual...
    Infelizmente para si o Santander deixou de fazer transferências gratuitas de taxa fixa. Até há alguns meses fazia e assumia os 2%...agora nenhum banco o faz.
  12.  # 12

    Colocado por: Vitor MartinsA dúvida é mesmo se os bancos aceitam negociar o regime da taxa. Mesmo pagando esses 2%, em 4/5 anos esse gasto compensa. Ah, o prazo são os 30 anos taxa fixa.


    negociar dificilmente. a solução passara por "transferir" o crédito para outro banco. O que implica um novo crédito com o pagamento das depesas iniciais todas e a liquidação desse crédito actual com a penalização dos 2%.

    mediante o valor em divida a coisa deve ficar em 4000 a 5000€
  13.  # 13

    Vou tentar negociar com o atual. Estive a fazer simulações e, com uma TAN de 1.30% (perfeitamente realista), spread de 1.46%/ Euribor a 12 meses, no espaço de 1 ano (12 meses) a poupança é superior ao valor dos 2% a pagar por amortização antecipada. Depois também há bancos que isentam de taxas a transferência de créditos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: luissilvestre
  14.  # 14

    Nos dias que correm,uma TAN de 1,30%, com a Euribor a 12 meses a -0,272%, pressupõe um spread de 1,572%.
    •  
      luisDS
    • 19 dezembro 2019 editado

     # 15

    Olhe que, logo que o Santander acabou com as transferências gratuitas de taxa fixa, coloquei-lhes um processo de um cliente e sugeri que eles oferecessem as comissões e pagassem 0,5% do reembolso, ficando o cliente somente com o encargo da diferença, 1,5%, e a resposta superior foi não. Entretanto não voltei a tentar nem no Santander nem em nenhum outro, mas é possível que algum aceite este negocio. Já o seu banco... Depois de pensar um bocadinho eis o raciocínio mais provável do seu banco: "Se rejeitarmos a alteração pode ser que ele fique connosco ou não. Se aceitarmos, ou lhe damos uma taxa realmente competitiva e ganhamos pouco, ou então tentamos ganhar mais, sendo bastante provável que o cliente após uns dias peça uma transferência de credito, uma vez que vai facilmente arranjar propostas mais competitivas e só recebemos 0,5% em vez dos 2%."
    Mas pronto, tentar não custa. Boa sorte!
  15.  # 16

    Colocado por: luisDSNos dias que correm,uma TAN de 1,30%, com a Euribor a 12 meses a -0,272%, pressupõe um spread de 1,572%.

    Era a isso que me referia, ter um spread de 1.5%/1.57% não é irrealista.
  16.  # 17

    Colocado por: Vitor Martins
    Era a isso que me referia, ter um spread de 1.5%/1.57% não é irrealista.


    Se o seu banco lhe oferecer isso, seja ele qual for eu no dia seguinte arranjo-lhe uma transferência gratuita para 1,10% ou qualquer coisa parecida. E aí o seu actual banco vai-se agarrar ao quê???
  17.  # 18

    Atenção que eu não tenho conhecimento de um braço de ferro desses e de como terminará, mas estou em crer que será muito difícil o seu banco largar o contrato de taxa fixa sem você lhes pagar os 2%...
  18.  # 19

    Esses 2% já os dou como "perdidos". Em dois anos com uma TAN na casa dos 1.2/1.4% são recuperados. A minha questão inicial é se o banco de origem aceitará alterar taxa fixa para variável.
  19.  # 20

    qual é o banco?
 
0.0209 seg. NEW