Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa Noite,
    Tenho uma moradia em Cascais e gostava de substituir o telhado por um piso adicional sem telhado numa arquitectura mais moderna. Qual a viabilidade deste tipo de projecto? Alguém aconselha um arquitecto que seja bom e não seja caro?
    Obrigado,
    MJSR
  2.  # 2

    Colocado por: MJSRibeiro. Qual a viabilidade deste tipo de projecto?

    Só os serviços de urbanismo da câmara poderão informar se essa pretensão poderá ser exequível.

    Depois se a resposta na reunião,for positiva.Terá de contratar arquitecto para a execução do projecto que irá ser submetido à apreciação da câmara.
    Só em burocracia e projectos-(topografia, arquitectura, engenharia) deve contar com uns 12mil euros.
    A área do novo piso seria de quantos M2?
    E seria para fazer que tipo de divisões e quantas (WC,Quartos...)?
  3.  # 3

    tem este gabinete perto de si que o poderá orientar perfeitamente
    ADROatelier cujo contato está aqui https://forumdacasa.com/account/143564/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ADROatelier
  4.  # 4

    Colocado por: MJSRibeiroAlguém aconselha um arquitecto que seja bom e não seja caro?


    bom e barato vai demorar muito tempo :-)

    rápido e barato não vai fazer bem.

    rapido e bom vai ser caro.



    tem ai dois problemas.

    o primeiro problema é o problema legal, ver se o pdm permite aumentar a area de construção. isso marca uma reunião na camara e eles dizem se o pdm permite ou não, não gasta muito dinheiro para saber isso, apenas tempo, uma manha ou uma tarde.

    o outro problema, é a estrutura da casa actual. não é apenas tirar o telhado subir as paredes e fazer mais um piso. A estrutura da casa actual (pilares, sapatas, vigas) não foi feita a pensar neste piso extra. Inclusive a placa do telhado não foi pensada para ter um piso habitável em cima. Ou seja vai ter que reforçar a estrutura toda para fazer essa obra. É possivel, mas é coisa para ficar praticamente ao preço de uma casa nova.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, N Miguel Oliveira
  5.  # 5

    Muito obrigado a todos, deram-me informação muito útil para pensar melhor neste desejo. Vou começar por averiguar a viabilidade junto da câmara. Uma vez mais muito obrigado e boas festas para todos.
  6.  # 6

    Boa noite, MJSRibeiro

    Estou neste momento a acompanhar uma obra em Cascais (no bairro do Rosário) de um projecto de reabilitação de que sou autor.
    Caso queira podemos conversar para ver da viabilidade do que pretende.
    Cumprimentos,

    Rafael Fortes, Arq.
    [email protected] | 963614228
  7.  # 7

    Colocado por: pauloagsantos

    bom e barato vai demorar muito tempo :-)

    rápido e barato não vai fazer bem.

    rapido e bom vai ser caro.



    tem ai dois problemas.

    o primeiro problema é o problema legal, ver se o pdm permite aumentar a area de construção. isso marca uma reunião na camara e eles dizem se o pdm permite ou não, não gasta muito dinheiro para saber isso, apenas tempo, uma manha ou uma tarde.

    o outro problema, é a estrutura da casa actual. não é apenas tirar o telhado subir as paredes e fazer mais um piso. A estrutura da casa actual (pilares, sapatas, vigas) não foi feita a pensar neste piso extra. Inclusive a placa do telhado não foi pensada para ter um piso habitável em cima. Ou seja vai ter que reforçar a estrutura toda para fazer essa obra. É possivel, mas é coisa para ficar praticamente ao preço de uma casa nova.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas


    Coisa para ficar praticamente ao preço de uma casa nova também nem tanto...
  8.  # 8

    Colocado por: MJSRibeiroum arquitecto que seja bom e não seja caro

    Nenhum arquitecto bom é caro.
    Concordam com este comentário: Mk Pt
  9.  # 9

    Colocado por: Belhinho
    Nenhum arquitecto bom é caro.
    Concordam com este comentário:Mk Pt


    Pois só os maus: Taveira,Troufa, Siza...
  10.  # 10

    Colocado por: Palhava

    Pois só os maus: Taveira,Troufa, Siza...
    está a confundir caro com custar muito dinheiro..
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  11.  # 11

    Colocado por: antonylemosestá a confundir caro com custar muito dinheiro..


    Não sei distinguir.
  12.  # 12

    isso é um bom projeto para ser feito em aço e osb
  13.  # 13

    Colocado por: Palhava

    Não sei distinguir.
    uma coisa fraca que custe muito dinheiro (ou mesmo pouco) é cara, uma coisa de boa qualidade que custe muito dinheiro não é caro.
    Concordam com este comentário: Mk Pt, CMartin, Joao Dias
    •  
      Mk Pt
    • 16 dezembro 2019 editado

     # 14

    Colocado por: antonylemosuma coisa fraca que custe muito dinheiro (ou mesmo pouco) é cara, uma coisa de boa qualidade que custe muito dinheiro não é caro.
    Concordam com este comentário:Mk Pt

    É isto^
    Caro é pagar 1€ por algo mau.

    Numa obra gastar 10.000€ ou 15.000€ em projectos pode sair mais barato que gastar 2.500€.
    Claro que pagar mais não é sinónimo de ficar melhor servido, mas é garantido que pagando barato de certeza que bem servido não fica.

    No entanto há sempre os espertos que pensam que poupar no que é mais importante numa obra (projectos e fiscalização/acompanhamento) é boa ideia.
    São estes espertos que ignoram como é fácil em obra gastar dezenas de milhares a mais em betão, aço e outras coisas por causa de projectos mal pensados/desenvolvidos/dimensionados e/ou com erros ou omissões.

    Depois os preços são conhecidos/acordados previamente, caro é ficarem mal servidos. Ficando bem servido nada é caro, pode é estar fora da capacidade financeira de alguns (ou muitos).


    Um Porsche é um bom carro, mas custa acima da capacidade financeira da maioria. É para quem pode, não para quem quer.
    Não é caro, é bom e faz-se pagar por isso.

    E com isto não estou a defender os honorários elevados dos arquitectos 'famosos'.
    Concordam com este comentário: antonylemos
  14.  # 15

    Colocado por: antonylemosuma coisa fraca que custe muito dinheiro (ou mesmo pouco) é cara


    Para mim isso é outra coisa.
    Barrete.
    Concordam com este comentário: rjmpires
  15.  # 16

    Colocado por: Entrecampos

    Para mim isso é outra coisa.
    Barrete.
    Concordam com este comentário:rjmpires

    Para mim, muitas vezes, mas muitas mesmo, é tão simplesmente a disposição de fazer a vontade ao cliente. Postura com a qual não me identifico e logo não a defendo.
    O que não falta por ai é pessoal a querer galinha gorda por pouco dinheiro...
  16.  # 17

    Colocado por: antonylemosestá a confundir caro com custar muito dinheiro..
    Concordam com este comentário:Joao Dias

    Quando o entendimento desta máxima for transversal a todos, 99,9% dos DO trafulhados deixam de existir a par dos equivalentes 99,9% do universo de biscateiros que por ai andam.
    Mas é dificil, não impossivel, mas dificil.
 
0.0213 seg. NEW