Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia povo,

    Já há algum tempo que tenho em mente em comprar um terreno e ir fazendo a minha própria casa, 28 anos e solteiro também sei que custa aos meus pais e agora precisam de descanso. Tirando as apresentações venho então esclarecer os passos que me levam ao terreno em questão e todas as dúvidas.

    Aqui na minha zona há um terreno rústico sem qualquer frente que está à venda à anos visto que sem ser os supostos vizinhos, ninguém consegue lá construir (2ª imagem, terreno marcado a vermelho). Como o preço dele está muito baixo, eu tenho andado de olho nele e como gosto de mexer em programas de desenho, até já desenhei o estilo da minha própria casa com as medidas dispostas pelo google maps.

    As casas da frente são já bastante antigas, até que a mais pequena (2ª imagem, marcada a amarelo) tem cerca de 5x5 mts, mas já consegui entrar em contacto com a dona delas e ela aceita vender só essa pequena mais o bocado de terreno de trás para fazer frente com o do meio.

    Como já vi vários posts aqui e sempre que tinha dúvidas pesquisava cá, para saber se o terreno rústico dava para construir fui à câmara e a menina disse que não havia qualquer problema, só há uma pequena parte na traseira do terreno de trás que não dá, mas também não tenciono fazer uma casa a ocupar aquilo tudo. Na altura que lhe perguntei se aquele terreno dava para construir, falei que a casita da frente, que será para deitar abaixo para fazer a entrada para o terreno onde quero construir, só tinha cerca de 5x5 mts e ela disse que seria melhor falar com um engenheiro da câmara para ele dizer se há viabilidade para construir e então marcou uma reunião com o engenheiro.

    Quando tive a reunião com o senhor engenheiro, um homem 5 estrelas, ele falou para fazer um pedido de informação prévia porque como ia ficar outra habitação na frente do terreno, ao apresentar o projecto este poderia não ser aprovado por causa dessa mesma habitação. Contudo ele disse para enviar o pedido de informação prévia com a forma como eu já tinha desenhado a casa e outra com a casa encostada à parte de baixo para estar mais de frente à entrada para, caso a primeira não seja aceite, eles possam analisar se desta forma já dá.

    Agora já ouvi várias pessoas dizer que isso tem que ser feito por um riscador ou arquitecto, mas aqui no grupo já li que houve pessoas que eles próprios fizeram o rascunho de como queriam e enviaram por eles próprios (esta última para mim até era o melhor por causa de poupar mais uns trocados).

    Gostava de ter a vossa opinião e desculpem o texto tão grande mas tentei expor o máximo que consegui para ser o mais claro possível.
      desenho casa.jpg
      terreno casa.jpg
  2.  # 2

    Colocado por: brunopedrosaJá há algum tempo que tenho em mente em comprar um terreno e ir fazendo a minha própria casa,


    já foi mais fácil ir fazendo uma casa, agora as coisas estam mais para ou faz a casa ou não faz.

    ainda esta semana tive conhecimento de uma pessoa que andava à rasca porque tinha a casa em tosco, e tinha que a acabar até junho de 2020, porque a camara já não aceitava mais nenhuma porrogação da licença de construção. Tinha pedido a primeira em 2012.


    quando ao resto já aparecem por aqui pessoas com mais conhecimentos do que eu, mas o facto de ser um terreno de 2ª linha, nas traseiras de outros terreno pode complicar o processo.
  3.  # 3

    Colocado por: pauloagsantos

    já foi mais fácil ir fazendo uma casa, agora as coisas estam mais para ou faz a casa ou não faz.


    Eu digo para ir fazendo mas é em mente porque depois de ter o terreno em meu nome e projecto aprovado, quero no máximo em 2 anos estar lá que é quando começa a cair a primeira prestação do banco pelo que o gerente de conta me disse. Não quero estar a pagar um empréstimo e ainda com as obras por fazer.
  4.  # 4

    Colocado por: brunopedrosaNão quero estar a pagar um empréstimo e ainda com as obras por fazer.

    Período de carência.É possível?
  5.  # 5

    Colocado por: pauloagsantos

    já foi mais fácil ir fazendo uma casa, agora as coisas estam mais para ou faz a casa ou não faz.

    ainda esta semana tive conhecimento de uma pessoa que andava à rasca porque tinha a casa em tosco, e tinha que a acabar até junho de 2020, porque a camara já não aceitava mais nenhuma porrogação da licença de construção. Tinha pedido a primeira em 2012.


    quando ao resto já aparecem por aqui pessoas com mais conhecimentos do que eu, mas o facto de ser um terreno de 2ª linha, nas traseiras de outros terreno pode complicar o processo.


    Que peça uma licença especial.
  6.  # 6

    Colocado por: Palhava
    Período de carência.É possível?


    Não sei, mas podendo e num prazo de dois anos acho que dá muita folga para fazer tudo. Tendo já a ideia de casa em mente não quero andar sempre a adiar porque até em questão de orçamentos pode variar muito
  7.  # 7

    Colocado por: brunopedrosaNão sei, mas podendo e num prazo de dois anos acho que dá muita folga para fazer tudo. Tendo já a ideia de casa em mente não quero andar sempre a adiar



    Olá, desculpe a frontalidade, mas se pensa desta forma, a meu ver, começa logo com o pé esquerdo. O desenho que fez é muito mau, mais parece que quer fazer corridas de carro entorno da casa... Respeita alguma norma esta casa? E olhe que 2 anos passam a voar... Sobretudo agora que é dificil encontrar gente disponivel...

    Fale com um Arquitecto, explique-lhe o que quer e quanto quer gastar...
  8.  # 8

    Oh, Bruno... Arranje um arquitecto.
    Aliás, qq arquitecto competente, em sede de reunião prévia consigo, que esteja habituado a meter projectos nessa câmara informa o logo da viabilidade ou não do que pretende.


    Isto para lhe dizer, muito simpaticamente... Que esse eng não sabe nada de licenciamento... Ou é para lhe sacar mais uns cobres.
    Normalmente os projectos com desenhos dos clientes é sempre mais caro.

    Reúna na câmara e exponha o seu caso... Pode ser à partida inviável.
    Boa sorte
  9.  # 9

    Colocado por: N Miguel Oliveira
    Olá, desculpe a frontalidade, mas se pensa desta forma, a meu ver, começa logo com o pé esquerdo. O desenho que fez é muito mau, mais parece que quer fazer corridas de carro entorno da casa... Respeita alguma norma esta casa? E olhe que 2 anos passam a voar... Sobretudo agora que é dificil encontrar gente disponivel...

    Fale com um Arquitecto, explique-lhe o que quer e quanto quer gastar...


    Em volta da casa é um caminho pedestre, um passeio em volta da casa, mas isto é apenas um esboço do que gostava de ter, sei que há muitas coisas que um arquitecto deverá alterar
  10.  # 10

    Colocado por: Pedro BarradasOh, Bruno... Arranje um arquitecto.
    Aliás, qq arquitecto competente, em sede de reunião prévia consigo, que esteja habituado a meter projectos nessa câmara informa o logo da viabilidade ou não do que pretende.


    Isto para lhe dizer, muito simpaticamente... Que esse eng não sabe nada de licenciamento... Ou é para lhe sacar mais uns cobres.
    Normalmente os projectos com desenhos dos clientes é sempre mais caro.

    Reúna na câmara e exponha o seu caso... Pode ser à partida inviável.
    Boa sorte


    O que fiz não é um projecto, sei que isso requer muito mais estudo do que aquilo que eu tenho.

    Pelo que o engenheiro da câmara me disse, como a entrada é encostada a um canto e é preciso a construção ter uma frente virada para a estrada/caminho, posso ter que alterar a posição da casa e mesmo assim podem não aceitar, daí ele dizer para fazer um pedido de informação prévia. Ele disse que quanto mais informação tivesse no "esboço" seria mais rápido para a câmara decidir, senão podia acontecer em comprar os 2 terrenos e ficar com eles sem poder construir por causa das casas em frente, mas como ele falou numa espécie de esboço, queria saber o que é preciso para fazer esse pedido, se preciso mesmo de uma espécie de projecto ou um esboço nesse género se é suficiente.
  11.  # 11

    Tem de entregar um projecto de arquitectura simplificado. O simplificado é somente porque dispensa alguns desenhos de pormenor e peças escritas administrativas.

    O projecto tem de cumprir com a legislação em vigor... Rgeu, código civil, Sci, acessibilidades, PDM, rmue, etc... E etc.
  12.  # 12

    Colocado por: brunopedrosana minha zona há um terreno rústico


    Colocado por: brunopedrosaQuando tive a reunião com o senhor engenheiro, um homem 5 estrelas, ele falou para fazer um pedido de informação prévia porque como ia ficar outra habitação na frente do terreno, ao apresentar o projecto este poderia não ser aprovado por causa dessa mesma habitação.


    Só um PIP custa uns 5mil euros...e demora em média 1 ano a conceber e ser analisado.
    Qual a câmara?

    Colocado por: brunopedrosasenão podia acontecer em comprar os 2 terrenos e ficar com eles sem poder construir


    Para depois poder dar-se o pior...
  13.  # 13

    E já sabe qual o tecto de endividamento que pode atingir?

    Qual o budget para a construção?
 
0.0167 seg. NEW