Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá, primeiro quero dizer desde já que nao percebo nada sobre construção.
    Eu herdei uma moradia com cerca de 50 anos com 68m2, eu gostava de fazer umas obras (baratinhas) para a colocar "em pé", a moradia foi construida com barro em vez de cimento e não tem pilares, a madeira do tecto está tão má que em uma das partes está quase a cair mas em termos de paredes ta tudo 5*, eu estava a pensar tirar todo o telhado e mandar colocar sandwich por ser mais leve e + baratinho ( sabendo que as telhas que estão lá estão boas mas tenho medo também porcausa do peso visto que nao tem pilares).

    A minha pergunta é a seguinte, será que a mesma precisa mesmo de pilares?
    Seria possível partir apenas os cantos para colocar os pilares ou tinha de se fazer as paredes todas denovo?

    Sei que deveria falar com um especialista para ir ver como está a coisa, mas para aqueles lados é dificil encontrar pessoal que saiba/queira trabalhar e também nao conheço ninguem de lá. Obrigado
  2.  # 2

    Pode ser que não precise, se as paredes estão com boa integridade e a futura solução não introduzir esforços maiores do que os actuais. Mas pode ser que precises.

    Tem obrigatoriamente de consultar alguém que lhe faça essa avaliação, e dado que vai mexer em elementos estruturais necessita de licenciar esses trabalhos junto da Câmara Municipal.
  3.  # 3

    Ok, obrigado, outra coisa, estou a ver aqui no forum muita gente a queixar-se da telha sandwich, se quiser deixar o telhado como está, aproveitando as telhas que tenho quanto deve custar mais ou menos fazer uma nova armação para o telhado e colocar denovo as telhas? Obrigado ( Tem que ser no telhado todo pois a madeira está podre em varios sitios, recordo que tem 68m2 ) obrigado
  4.  # 4

    Depende..mas conte sempre com 4 ou 5mil.

    Se a casa está abandonada o melhor é fazer uma viga perimetral em cima da alvenaria, reforçar fundaçoes e um telhado com estrutura em aço e sanduiche.

    Mas o melhor é levar um engenheiro ao local.

    Onde fica? Ha sempre um arquiteto ou engenheiro em qualquer buraco
  5.  # 5

    Colocado por: RicardoPortoSe a casa está abandonada o melhor é fazer uma viga perimetral em cima da alvenaria, reforçar fundaçoes e um telhado com estrutura em aço e sanduiche.


    A cinta perimetral, concordo... O resto não.
  6.  # 6

    Leandro, casa em barro!? É taipa? Onde.
  7.  # 7

    Bom dia,

    Concordo com o reforço das fundações quando são reconstruções/ampliações onde se substituem lajes (de piso e/ou cobertura) em soalho por lajes de vigotas pré-esforçadas ou maciças visto neste caso o peso próprio aumentar considerávelmente e, consequentemente, os esforços na fundação.

    Neste caso, pelo que percebi, trata-se apenas de uma substituição de telhado em que o peso próprio se irá manter ou até mesmo diminuir.

    Isto é, os esforços na fundação serão praticamente os mesmos, se aguentou até agora também aguenta com estrutura metálica + painel sandwich ou estrutura em madeira + ripas e telha.


    Coloque fotos e localização (para averiguar a zona sísmica) se quiser pareceres mais direcionados.
    Cumprimentos,
  8.  # 8

    atenção ao D.L. 95/2019
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  9.  # 9

    Muitas vezes as fundações era uma pedra mais larga na base ou na perpendicular e siga.

    O comportamento sísmico destas construções é péssimo.

    Para além de ser uma garantia que a casa dura mais 50 ou 100 anos..

    Para se impermeabilizar e drenar no perímetro por fora como envolve escavações é aconselhado reforçar as fundações para não descalçar a casa
    Concordam com este comentário: antonylemos
  10.  # 10

    Colocado por: RicardoPortoO comportamento sísmico destas construções é péssimo.

    Não é assim tão mau... há de ver os estudos recentes do LNEC. Cada caso é um caso, há taipas muito boas, outras nem tanto ( como qq construção). O resto do componentes construtivos do edificado em analise fazem muita diferença....
    Se durou 250 anos.. ou bem mais, estão prontas para durar outros tantos, se devidamente mantidas e intervencionadas. Sem estragar.
    Para intervencionar estruturalmente não precisa reforçar fundações. mas pode´ra ser necessário prever trabalhos adicionais a nivel de drenagem perimetraias..
    Concordam com este comentário: José Barnabé, Anonimo1710, antonylemos
  11.  # 11

    Colocado por: LeandroSilvaA minha pergunta é a seguinte, será que a mesma precisa mesmo de pilares?
    Seria possível partir apenas os cantos para colocar os pilares ou tinha de se fazer as paredes todas denovo?
    vc tem de falar com um arquitecto para resolver essas questões, a partir do momento que quer alterar a estrutura necessita de licenciar a obra.

    eu optaria por uma cobertura em LSF.. pode nao necessitar de pilares, depende da casa e do que pretende fazer
  12.  # 12

    A zona em que está a casa é em Marinhais, Salvaterra de Magos, Santarém ainda não levei nenhum arquitecto ao local porque estou a tratar de outras coisas para a casa que se situa no mesmo terreno ( muro, esgotos, luz e agua ) e o pessoal que está a tratar disso está a espera que pare de chover.
    Eu queria gastar no maximo 4mil euros nessa casa mas estou a ver que vai ser complicado, conheçem alguma empresa que me consiga dar o orçamento gratuito nessa zona?
    No sabado vou lá e tiro umas fotos e coloco aqui.
    Obrigado desde já, pelo apoio !
  13.  # 13

    com essa verba troca o telhado mesmo à rasca e e não faz mais nada.
  14.  # 14

    Essa verba é só para o telhado, e se chegar aos 5mil não é por ai, eu preciso é mesmo das fotos para me conseguirem dar uma ajuda melhor.
  15.  # 15

    Por favor, não coloque sandwich. É que além de não ser mais barato (a não ser que coloque a sandwich sem ser a imitar telha) é feio. Nem num anexo eu gosto de ver isso.

    Fiz recentemente uma alteração num telhado e coloquei vigas, telha lusa, lã de rocha e tecto falso.

    Eu sei que por vezes o orçamento é curto, mas a mim saiu-me ela por ela.
    Se puder coloque fotos.

    Não sou engenheiro nem nada que se pareça, apenas vou lendo aqui e ali. Se as paredes estão em bom estado, quando for mudar o telhado faça um lintel. Sempre ajuda a que fiquem mais seguras.
    Concordam com este comentário: Anonimo1710
  16.  # 16

    Aqui vao 2 fotos
      z2.jpg
      z1.jpg
 
0.0188 seg. NEW