Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Fico imensamente agradecida a quem me puder ajudar a esclarecer esta situação.

    Resumidamente: Sabem qual o processo para deixar de se ser fiador dum contrato de arrendamento?

    História:
    Há 6 meses atrás, um casal brasileiro que era meu amigo desde há 1 ano e meio, pediu-me para ser fiadora dum apartamento com renda de 1000€ porque era exigido pela senhoria e eles não tinham familiares em Portugal a quem pedir.
    Inicialmente o meu instinto dizia para não aceitar porque ser fiadora é um risco elevado, mas como eles pediram imenso e não tinham mais ninguém, e o salário deles é 4x superior ao meu, assinei-lhes o contrato em boa fé.

    Infelizmente, eles trairam a minha confiança e deixou portanto de fazer sentido eu continuar com os riscos de fiador (penhora bancária, penhora de bens e nome na lista negra no banco de portugal) a pessoas com quem já não temos amizade.

    Pedi-lhes para contactarem a senhoria a pedir alteração de nome de fiador do contrato mas eles recusaram-se e disseram que eu teria que "aguentar" até ao final do contrato, que são 2 anos. Recusam-se a que eu saia como fiadora e não me dão o contacto da proprietária nem qualquer outra facilidade. Quando os ajudei, eram muito acessíveis, agora que eu é que lhes peço para me libertarem desse risco, já fecham a porta. Enfim, é mesmo triste confiar-se nas pessoas e depois isto :(

    No contrato notei que diz que os arrendatários podem enviar carta registada a pedir a sua saída quando passar 1/3 da duração do contrato (o que está próximo, pois este foi assinado em Junho).
    Em relação ao fiador só há 1 clausula e a única informação que diz é o pagamento à proprietária em caso de incumprimento dos inquilinos.

    Posto isto, sabem que direitos tenho para pedir para sair como fiadora?

    Infelizmente parece que ser-se fiador é só deveres e quase nada de direitos, enquanto que até os próprios arrendatários têm mais facilidades de saída dum contrato :(.

    Obrigada por qualquer ajuda.
  2.  # 2

    Nada a fazer, assinou contrato, tem de se aguentar, a não ser que surjam novos acordos.

    Infelizmente parece que ser-se fiador é só deveres e quase nada de direitos, enquanto que até os próprios arrendatários têm mais facilidades de saída dum contrato :(.


    Que direitos queria como fiador??
  3.  # 3

    Nasa1989, que sentido faz um arrendatário (que é quem de facto tem o usufruto da casa) poder pedir para sair da casa antes do término do contrato, mas um fiador não?
  4.  # 4

    Colocado por: shizuka4Há 6 meses atrás, um casal brasileiro que era meu amigo desde há 1 ano e meio, pediu-me para ser fiadora dum apartamento com renda de 1000€ porque era exigido
    haja coragem...

    Colocado por: shizuka4Pedi-lhes para contactarem a senhoria a pedir alteração de nome de fiador do contrato mas eles recusaram-se e disseram que eu teria que "aguentar" até ao final do contrato, que são 2 anos. Recusam-se a que eu saia como fiadora e não me dão o contacto da proprietária nem qualquer outra facilidade. Quando os ajudei, eram muito acessíveis,
    penso que em vez de pedir ajuda num forum na internet devia procurar um advogado
    Concordam com este comentário: Capuchinha, DonaRute
  5.  # 5

    Colocado por: shizuka4Nasa1989, que sentido faz um arrendatário (que é quem de facto tem o usufruto da casa) poder pedir para sair da casa antes do término do contrato, mas um fiador não?
    em resumo, não pode fazer mais nada além de rezar que não lhe deixem dívidas para pagar.
  6.  # 6

    Pq o fiador vai estar sempre ligado ao arrendatário!
    Quando esse contrato terminar, o fiador deixa de ser fiador.

    Que direitos acha que um fiador deveria ter num contrato de arrendamento?
    O contrato é feito entre senhorio e inquilino, o fiador é uma salvaguarda.

    Quanto ao contacto do senhorio, você como fiador, teria de ter uma cópia do contrato de arrendamento!
  7.  # 7

    Nasa1989, o fiador tem muito mais a perder que um arrendatário. Não só não está a usufruir do apartamento como os arrendatários, como ainda tem de pagar as dividas todas deles e ficar com o nome na lista negra do bancro de portugal sem ter culpa nenhuma (em caso de incumprimento deles).

    Enfim, se fui parva? Sim, fui, não deveria ter ajudado em boa fé. Nem mesmo familiares ou amigos próximos aceitam.
    Mas mesmo assim custa-me a acreditar que não haja forma de sair se os directamente envolvidos podem sair mais cedo.
  8.  # 8

    Colocado por: antonylemoshaja coragem...

    penso que em vez de pedir ajuda num forum na internet devia procurar um advogado


    AntonyLemos, pode haver mais pessoas num forum da net que também tenham sentido a necessidade de sairem como fiadores (antes de incumprimento por parte de arrendatários, claro).
  9.  # 9

    Você só está a pensar na sua situação, e isso está-lhe a toldar o bom senso.
    Que sentido faria um fiador, por livre e espontânea vontade, sair quando quer?
    Qualquer pessoa faria um contrato, e passado um mês retirava o fiador, e era uma festa!

    Ou você então não sabe o que é um fiador!

    Usufruir do apartamento?? LOL!

    Nunca deveria era ter aceite ser fiador, assinou o contrato, e estando ele legal, não há nada a fazer.
  10.  # 10

    Colocado por: shizuka4Mas mesmo assim custa-me a acreditar que não haja forma de sair se os directamente envolvidos podem sair mais cedo.
    fale com um advogado
  11.  # 11

    Colocado por: Nasa1989Você só está a pensar na sua situação, e isso está-lhe a toldar o bom senso.
    Que sentido faria um fiador, por livre e espontânea vontade, sair quando quer?
    Qualquer pessoa faria um contrato, e passado um mês retirava o fiador, e era uma festa!

    Ou você então não sabe o que é um fiador!

    Usufruir do apartamento?? LOL!

    Nunca deveria era ter aceite ser fiador, assinou o contrato, e estando ele legal, não há nada a fazer.


    O mesmo sentido que um arrendatário que pode sair muito antes do contrato terminar.

    A Nasa é advogada? Quais as fontes para as suas afirmações com tanta certeza e arrogância?
    Se não é profissional ou expert no assunto, nem passou pelo mesmo caso, não seja tão arrogante. Não entendo tanta antipatia e gozo com a situação.
  12.  # 12

    Pôs-se a jeito, quando aceitou ser fiador de alguém.

    Não preciso de ser advogado, para perceber que não há base legal que lhe valha, nesta altura.
    Concordam com este comentário: Doctor Z
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jtlopes
  13.  # 13

    Colocado por: Nasa1989Pôs-se a jeito, quando aceitou ser fiador de alguém.

    Não preciso de ser advogado, para perceber que não há base legal que lhe valha, nesta altura.


    Sim, é verdade, pus-me a jeito quando não tinha nada a ganhar em troca e fiz em boa fé quando me pediram.
  14.  # 14

    Mesmo sendo familiar e tendo total confiança nas pessoas, já é difícil ser fiador, então de um casal brasileiro que conhecia há ano e meio, é mesmo de loucos!
    Concordam com este comentário: Capuchinha, Doctor Z
  15.  # 15

    Colocado por: shizuka4e fiz em boa fé
    foi comida, aprenda a lição.
  16.  # 16

    Sim, eu sei :(
  17.  # 17

  18.  # 18

    Colocado por: Nasa1989Mesmo sendo familiar e tendo total confiança nas pessoas, já é difícil ser fiador, então de um casal brasileiro que conhecia há ano e meio, é mesmo de loucos!


    Acima de tudo é muito triste que as pessoas não sejam capazes de dar o devido valor ao bem que lhes fazem.

    Em relação ao papel de fiadora, há muito que na minha vida tenho um lema de vida: "aqui não se fia". A ninguém, à excepção de filhos.
    Concordam com este comentário: DonaRute, Doctor Z
  19.  # 19

    Colocado por: shizuka4com o nome na lista negra do bancro de portugal
    quanto a isto pode ficar descansada que não tem nada a ver com contractos de arrendamento, somente em contractos que envolvam créditos por entidades financeiras autorizadas e devidamente registradas.
  20.  # 20

    Colocado por: CapuchinhaTalvez ajude:

    https://www.advogadosinsolvencia.pt/mapa/como-deixar-de-ser-fiador


    Obrigada Capuchinha, mas já tinha lido esse artigo.
    Parece ser para os casos em que o fiador tem de pagar por o inquilino estar em incumprimento.

    Felizmente não é o meu caso, os inquilinos até agora têm pago as rendas. É mais como prevenção, porque se tal acontecer, penso que será mais dificil sair nessa altura do que agora.
 
0.0203 seg. NEW