Iniciar sessão ou registar-se
    • VMS
    • 21 dezembro 2019

     # 1

    Caros Foristas

    Tenho algumas árvores (pinheiros) de pequeno e médio porte, num terreno urbano (integrado num loteamento).

    Para proceder ao abate destas árvores, é necessário pedir autorização a alguma entidade oficial?
      Corte_arvores.JPG
  1.  # 2

    Aproveite agora que está vento. As árvore têm tendência em cair
    • VMS
    • 21 dezembro 2019 editado

     # 3

    Para meu azar, estas são das que tem tendência a ficar de pé.
  2.  # 4

    De vez em quando caem

    • VMS
    • 21 dezembro 2019

     # 5

    Mas isso é uma queda precedida de falta grave. Não dará direito a cartão vermelho?
  3.  # 6

    Sei que há um documento que se preenche para limpar e cortar árvores, agora não sei se è necessário para cortar meia dúzia de árvores num terreno urbano

    http://www2.icnf.pt/portal/icnf/faqs/prag-doe/nmp/nematod-mad-pinho/P13-Pretendo-abater-desramar-pinheiros-transportar-madeira-proveniente-abate-destas-arvores-que-documentos-necessito
    Estas pessoas agradeceram este comentário: VMS
    • VMS
    • 21 dezembro 2019

     # 7

    Pois... aquela parte onde diz "em todo território continental", não parece dar lugar a exclusões.

    Obrigado pelo esclarecimento
  4.  # 8

    Colocado por: VMSé necessário pedir autorização a alguma entidade oficial?
    não
    Estas pessoas agradeceram este comentário: VMS
  5.  # 9

    Colocado por: rjmpiresSei que há um documento que se preenche para limpar e cortar árvores, agora não sei se è necessário para cortar meia dúzia de árvores num terreno urbano

    http://www2.icnf.pt/portal/icnf/faqs/prag-doe/nmp/nematod-mad-pinho/P13-Pretendo-abater-desramar-pinheiros-transportar-madeira-proveniente-abate-destas-arvores-que-documentos-necessito
    Estas pessoas agradeceram este comentário:VMS
    isso é para outra coisa... tem a ver com a doença nos pinheiros
    Estas pessoas agradeceram este comentário: VMS
  6.  # 10

    Se o regulamento ( e alvará) do loteamento nada diz apenas tem de cortar
    Estas pessoas agradeceram este comentário: VMS
    • VMS
    • 21 dezembro 2019

     # 11

    O alvará do loteamento, não menciona nada sobre este assunto.

    Eu, neste Portugal de infindáveis leis, decretos e regulamentos que não lembram a ninguém, nem me admirava que assim tivesse de ser.

    Melhor assim. Menos burocracia.

    Obrigado a todos pelos esclarecimentos.
  7.  # 12

    https://www.portugalchama.pt/limpeza.html
    Estas pessoas agradeceram este comentário: coisalinda, VMS
  8.  # 13

    Boa noite, desculpem desenterrar esta discussão.
    Também tenho umas árvores de porte médio e grande (30 metros) no meu terreno. Pretendo começar a construir em breve. Devo contratar uma empresa especializada? Ou poderá o construtor, que ficar encarregue da construção, abate-las?
    Obrigado desde já
    Concordam com este comentário: joaomgf
  9.  # 14

    Devia era procurar um madeireiro para lhe comprar as arvores
  10.  # 15

    Já contactei muitos e ninguém quer. E o valor que as empresas especializadas pedem para abater é um absurdo
  11.  # 16

    Ofereça ao empreiteiro..há sempre quem queira lenha

    Se for colocar lareira em casa equacione ficar já com metade da lenha.

    Agora se são árvores de 30m em terreno com casas próximas que não dão para mandar abaixo com giratórias vai ter que chame uma empresa especializada para lá ir com alpinistas-lenhadores
  12.  # 17

    Pois o problema é justamente esse. Fica próximo de outras casas e não me parece que se consiga fazer com uma giratória (as árvores para além de altas são largas).
  13.  # 18

    e que árvores são? pinheiros também?
  14.  # 19

    Boa tarde,
    Vou aproveitar este post, já que tenho um enorme pinheiro manso no terreno que comprei. Para abater o mesmo tive de pedir autorização à Câmara, uma vez que se trata de uma espécie protegida. Já pedi orçamento a duas empresas e o mais barato que consegui foi 900€, alguém conhece alguma empresa especializada com preços mais em conta? O terreno situa-se em São Domingos de Rana, Concelho de Cascais.
    Não questionei ainda a Câmara, mas fiquei a pensar se a mesma não tem algum serviço de abate mediante um pagamento? Alguém sabe isso?
  15.  # 20

    E se o terreno tiver pinheiros e o alvará indicar que não se pode tocar na vegetação? O que pode acontecer se mandar cortar os pinheiros? Estou a preparar projeto para o terreno e queria cortar porque sinceramente não quero as árvores perto da moradia. Tenho receio de ter chatices posteriormente quando for entregar o projeto na camara.
 
0.0221 seg. NEW