Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos, antes de mais quero agradecer a todos os profissionais arquitetos que me possam ajudar a esclarecer uma dúvida, e passo a citar.
    Estou em negociações com um terreno plano que está mais baixo 0,80cm que o nível da estrada que é a frente principal do terreno, eu só pretendo fazer moradia térrea sem cave, a minha dúvida é saber se é possível realizar e quais as melhores soluções, na foto não sei se conseguem perceber, a parte onde se vê o estacionamento é a frente principal e única, o resto é terreno urbano todo ao mesmo nível, o lote tem 650m2, e aproveito para fazer outra pergunta, da para fazer a moradia térrea que pretendo, a casa que se vê em fachada sem janelas é zona de loteamento, mas o lote que estou a negociar ja não faz parte.
    Fico a aguardar as vossas sugestões, um bem haja a todos, e boas festas. JSolemar.
      29EA8CE7-C4BF-430A-8973-49D41C8B0C10.jpeg
  2.  # 2

    Aterra e nívela o terreno. Não faz cave.
    Quanto a saber se é ou não viável ter o seu programa somente em piso 0, depende dos parâmetros urbanísticos para esse lote.

    Veja qual a área de implantação
    . Se isso estiver num loteamento. Tem de consultar o quadro síntese do mesmo. Não estando. Tem de perguntar na câmara se poderá até edificar.
    Concordam com este comentário: jsolemar
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jsolemar
  3.  # 3

    Aterrar a área toda dos 650m2 do terreno ou só a área da casa? E se toda a era aonde vou buscar tanto (entulho)? a área de construção é de 294m2, de implantação desconheço.
  4.  # 4

    Colocado por: jsolemarAterrar a área toda dos 650m2 do terreno ou só a área da casa?

    Vê e discute essas ideias existênciais com o arquitecto que desenvolver o projecto consigo.
    Concordam com este comentário: jsolemar
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jsolemar
  5.  # 5

    Caro Pedro, as suas informações ajudaram, só que para aterrar tudo é necessário à volta de 500m3 de terras, como disse o arquiteto pode ajudar, mas se ainda não fiz a aquisição é porque tenho estas dúvidas, e não me queria arrepender de ter feito o negócio se o arquiteto me vier a dizer que é difícil realizar o que pretendo, e acho que nenhum profissional da área me vai informar sem ter a certeza de fazer o projeto, isto é o que eu penso, posso estar enganado...
  6.  # 6

    Colocado por: jsolemara área de construção é de 294m2


    Ainda que a documentação diga isso,apenas a palavra da câmara municipal respectiva tem efeito vinculativo,de acordo com a legislação e o PDM em vigor actualmente.

    Eu só comprava depois se ir ao departamento de urbanismo falar com o técnico responsável pela zona e verificar o enquadramento para saber se é possível fazer a construção pretendida.
    Concordam com este comentário: jsolemar, N Miguel Oliveira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jsolemar
  7.  # 7

    Colocado por: jsolemaracho que nenhum profissional da área me vai informar sem ter a certeza de fazer o projeto, isto é o que eu penso, posso estar enganado...

    exacto...
    por isso tem de contactar um arquitecto e ver com ele as potencialidades / restrições do terreno. Essa consultadoria pode e deve ser efectuada antes da aquisição do terreno.
    Com sorte aí num gabinete da zona, nem lhe levam nada. No Gabinete onde trabalho esse tipo de consultas prévias, é cobrada a taxa de 50€/h + IVA. Se houver deslocação, soma mais essa parcela.

    Boa sorte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jsolemar
  8.  # 8

    Obrigado, é o que vou fazer.
  9.  # 9

    está agendado uma reunião na câmara no departamento PDM , mas só para confirmar, porque o CPCV tem uma cláusula que me protege caso não dê para fazer o que quero, o problema é mesmo os -0,80cm que há do nível da estrada para o terreno...
  10.  # 10

    jsolmar

    é um problema dentro da sua optica e saber, por isso é que os técnicos habilitados existem.para resolver essas questões, que neste caso chega quase a ser uma não questão.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, jsolemar, N Miguel Oliveira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jsolemar
  11.  # 11

    Eu concordo com o Marco, pode ser uma não questão para quem não se importar que haja qualquer tipo de escadas ou degraus, eu no meu caso, pretendo que seja uma moradia térrea e plana à volta, daí eu estar a questionar quais as possibilidades de minimizar essa situação, todas as ideias aqui no fórum com a vossa experiência profissional irão ajudar me a tomar a melhor decisão, apesar dela ser só minha, mas com a vossa ajuda...
  12.  # 12

    É tão complicado arranjar um sítio para vazar entulhos que se for o caso há-de aparecer quem o faça gratuitamente para encher...
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, jsolemar
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jsolemar
  13.  # 13

    Colocado por: jsolemarimportar que haja qualquer tipo de escadas ou degraus


    Não precisa de degraus, aterra e está feito. Mas antes passe na CM, e/ou num gabinete de projecto.
    Concordam com este comentário: jsolemar
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jsolemar
  14.  # 14

    e insiste…
    quais degraus, acha que um desnível de 80 cm é algo que exija andar com escadarias por ai alem?
    como já referi, há outros aspetos muito mais importantes na escolha de um terreno de que essa questão.
    por exemplo: a exposição solar, o tipo de solo, os afastamentos permitidos pelo regulamento para essa zona, os índices de construção de impermeabilização, o facto de poder ou não abrir janelas a 3 m das extremas, questões de privacidade em relação á envolvente, etc.…
    olhe em tempos fiz um projeto em que quase todo o terreno foi subido cerca de 50 cm e ficou tudo plano, e a terra para encher foi de borla.
    Concordam com este comentário: jsolemar
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jsolemar
  15.  # 15

    Quando não somos da área, só vemos o que está à vista, daí eu só olhar para essa diferença de nível do terreno, mas concordo plenamente com todos, e pode não ser assim um ( bicho de sete cabeças) como eu prevejo.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  16.  # 16

    Colocado por: jsolemarQuando não somos da área


    Marca reunião num gabinete de Arquitectura da zona, como que de um advogado se tratasse, pense no que quer ter e em que quer gastar, de como gosta de viver a sua vida e onde é terreno. Qualquer Arquitecto lhe explica quais as vantagens e desvantagens desse lote e se é ou não um bom negócio. Se achar melhor, até vá como ele à reunião da Câmara.
    Concordam com este comentário: jsolemar, Pedro Barradas, DVilar
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jsolemar
  17.  # 17

    Quero agradecer a todos vocês que me ajudaram a perceber como lidar com esta situação que tenho para resolver, já tenho agendado para a câmara e no PDM, e vou falar com um arquiteto e prever encher aí máximo o que poder.
    Caso haja outras ideias agradeço que as publiquem, mas as que me deram foram bastante construtivas.
    Boas festas a todos., Um Bom Natal.
    Jorge Martins
  18.  # 18

    Se fizer um desvao na área de implantação, são menos 294m2 que tem de aterrar.
    A minha casa está acima do solo natural cerca de 80cm.
    Concordam com este comentário: J_MatSolemar
  19.  # 19

    Colocado por: jsolemaro problema é mesmo os -0,80cm que há do nível da estrada para o terreno...
    se for apenas isso, então não tem qualquer problema, a casa nem precias de pousar no solo, pode perfeitamente estar elevada esses 80cm se de jeito

    veja as opções com o técnico que escolher
    Concordam com este comentário: jsolemar
  20.  # 20

    Colocado por: jsolemaro problema é mesmo os -0,80cm que há do nível da estrada para o terreno...

    Na melhor das hipóteses vai ter que escavar mais 1,00m para encontrar terreno firme e assentar as sapatas.
    Faz um desaterro integral da zona de implantação, fica com um desvão sanitário de 1,80 a 2,00m.
    A custo quase zero tem uma cave para onde pode transferir todas aquelas divisões que no rés do chão lhe custam 1.000@€ m2.
    A terra desse desaterro serve para nivelar o piso exterior ao nível do rés do chão.
    Ou seja, esses 80cm de desnível servem para com um bom projeto poupar uns valentes milhares de euros
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jsolemar
 
0.0197 seg. NEW