Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: RicardoPortoEntão se já tem empreiteiro, pague-lhe 1 dia de trabalho para ele lhe ensinar a fazer o ferro e ler desenhos.

Colocado por: CMLS265JACLoureiro, não é a questão de se querer ou não esclarecê-lo. Mas o que pretende fazer não se resolve com o esclarecimento de 2 ou 3 coisas. Eu julgo que, por enquanto, a construção civil é muito mais do que bricolage.

muito obrigado por nada. estou a ver que aqui é só gente prestável...
    nem todos podem fazer um contrato de chave na mão. eu se quero um tecto vou ter que me esfolar. eu sei que não é bricolage, mas também não é "rocket science".
    Muito obrigado pelo tempo despendido nas resposta (mesmo que tenha sido só para não dizer nada).
    Por mim considero este tópico fechado. obrigado.

PS. peço desculpa se ofendi alguém.
  2.  # 22

Como engenheiro de estruturas, apesar de não conhecer o contexto do projeto, posso dizer-lhe que tem aí umas coisas "impecáveis"... Viva o cype caraças...

Ps: para não restarem dúvidas, estou a ser irónico.
  3.  # 23

Como engenheiro de estruturas, apesar de não conhecer o contexto do projeto, posso dizer-lhe que tem aí umas coisas "impecáveis"... Viva o cype caraças...

A culpa não é do cype...
  4.  # 24

Colocado por: JACLoureiroo único esclarecimento que tive foi o do Pedro Barradas em ralação aos estribos.

e de como se escreve Viga ;)
  5.  # 25

Colocado por: fredcunhaComo engenheiro de estruturas, apesar de não conhecer o contexto do projeto, posso dizer-lhe que tem aí umas coisas "impecáveis"... Viva o cype caraças...

Ps: para não restarem dúvidas, estou a ser irónico.

Pode exemplificar essas coisas "impecáveis"?
  6.  # 26

Já vi bem pior...
    Sem sequer saber contexto sobre a inserção do pórtico e do muro (que pode ter influência sobre as dimensões escolhidas e as cargas a atuar), as únicas coisas que eu vejo um bocado fora são:
    - Armadura exagerada para a secção de betão escolhida;
    - Estribos muito variados, poderia uniformizar tudo a ferro de 8 mm e espaçar a 15, 20 ou 25 cm, dependendo do esforço transverso.
    - A armadura do muro também poderia ser uniformizada, provavelmente com ferro de 8mm ou 10mm.
  7.  # 27

Colocado por: helder121
    A culpa não é do cype...

Não é do programa e sim de quem está entre a cadeira e o monitor claro, mas que é um software que faz algumas asneiras é.

Colocado por: sandra1974
    Pode exemplificar essas coisas "impecáveis"?

Como disse não conheço o contexto do projeto, mas se forem casos de vigas e muro-cave de situação "usual" olhando para esses desenhos diria que (e sublinho que não conheço o contexto):

- A viga tem amarrações da armadura (varões) superior insuficientes (a dobra dos tais 32 e 25 cm);
    - O facto da amarração ser 32cm pode indiciar que a armadura (varões) está sobredimensionada, ou seja em excesso);
    - Duvido que aja necessidade para colocar tanta armadura em todo o comprimento da viga, quer em cima quer em baixo, deveriam existir varões a fazer todo o comprimento e depois reforços nos locais mais esforçados;
    - O muro não tem amarrações suficientes (dobras de 21cm e 26cm no topo);
    - Se for um típico muro cave, e face à reduzida quantidade de armadura parece ser, usualmente uma espessura de 20cm é suficiente;
    - Utilizar armadura com afastamento de 30 (tem varões de 12 afastados de 30) não faz sentido pois é mais propenso ao aparecimento de fissuras no betão, seria preferível adoptar a mesma quantidade de armadura mas com varões mais pequenos e com menor afastamento (por exemplo 10 afastados de 20cm);
    - Varões de 6 com afastamento de 20 de armadura horizontal... Incompreensível (mas não surpreende já que o cype não tem em conta a retracção/deformações impostas, o projetista é que tem de contabilizar isso).

Volto a repetir que não conheço o contexto do projeto, mas à primeira vista parece ser um projeto que saiu directo do programa sem grandes cuidados ou análises nem preocupações com a carteira do cliente.

E como dizia o grande Variações, "Quando a cabeça não tem juízo, o Dono de Obra é que paga..."
  8.  # 28

Arranje alguém que lhe faça a cofragem ( mão de obra), um armador de ferro, compre você o ferro e o betão e garanto lhe que dessa forma comparativamente a um Empreiteiro de chave na mão vai poupar muitos milhares de euros.
  9.  # 29

Dizem que o mercado de trabalho está sob tensão.
    Arrisca-se a começar o serviço e ficar sem mão de obra no dia seguinte.

0.0143 seg. NEW