Iniciar sessão ou registar-se
    • @Paval
    • 26 dezembro 2019 editado

     # 1

    Olá a todos,

    Gostaria de saber que sebes podem ser plantadas através de estaca e quais delas têm maior facilidade de cobrir o espaço, bem como da sua manutenção (corte e rega).

    Muito obrigado e continuação de boas festas. ;)
  1.  # 2

    depende da altura que pretende.
    rosmaninho alecrim pega bem de estaca e cresce +- 1mt
    Estas pessoas agradeceram este comentário: @Paval
    • @Paval
    • 27 dezembro 2019 editado

     # 3

    João neto obrigado pela sua resposta. O que pretendo é algo mais ou menos com 2metros.
    Numa parte do terreno coloquei Lantanas, mas tenho que cobrir outras partes do terreno onde tenho vedação, e queria algo que ficasse barato.
  2.  # 4

    barato, estacas, só estou a ver as canas...

    A sebe de Lantanas, não é muito fácil de manter e necessita de agua.... já viu a hipotese de aplicar uma sebe de melaleucas!?
  3.  # 5

    • void
    • 27 dezembro 2019

     # 6

    Se gostar de photinias pode fazer estacas.
  4.  # 7

    de estaca pegam nesta altura bastantes arbustos como o escalheiro por exemplo
    • void
    • 27 dezembro 2019

     # 8

    Colocado por: antonylemosescalheiro por exemplo


    Para fazer sebes?
    • @Paval
    • 27 dezembro 2019 editado

     # 9

    Colocado por: Pedro Barradasbarato, estacas, só estou a ver as canas...

    A sebe de Lantanas, não é muito fácil de manter e necessita de agua.... já viu a hipotese de aplicar uma sebe de melaleucas!?


    Eu tenho Lantanas numa outra casa e não necessita de muita manutenção em água... Ela é bicho forte e aqui onde as plantei já estão a rebentar todas.
    Agora precisava mesmo era de mais tipos de sebes.
  5.  # 10

    Colocado por: voidSe gostar de photinias pode fazer estacas.


    Gosto dessa sebe... Ela pega por estaca?
  6.  # 11

    Colocado por: void

    Para fazer sebes?


    Pois... Acho que para serve não da.
    • void
    • 27 dezembro 2019

     # 12

    Colocado por: @Paval

    Gosto dessa sebe... Ela pega por estaca?


    Sim
  7.  # 13

    Há anos testei várias plantas de forma a criar uma "rede" de ocultação natural, para termos mais privacidade na nossa varanda.

    A grande vencedora é a Pelargonium Graveolens ou gerânio limão. Pega que é uma beleza: corta-se um raminho, enfia-se na terra, sem quaisquer cuidados e pimbas, já está. Resiste ao jardineiro mais amador, não é nada exigente. Quando molhada, solta uma aromática fragância que dizem afastar os "maus" insectos, mas as abelhas adoram cá vir, especialmente em época de floração.

    Comprámos uma pequena plantinha, metemo-la numa floreira maior e rectangular: está da minha altura. Tenho mais alguns vasos com "filhas", não tenho mais porque falta o espaço. Acredito que se lhe pudesse dar mais que um vaso, ainda crescia mais. Há uns tempos que não a podava, já quase que me ocupava a varanda toda.
  8.  # 14

    Colocado por: void

    Para fazer sebes?
    sim, depende da função da sebe, um escalheiro é um arbusto relativamente baixo. apenas perguntaram sobre especies a plantar, não disseram a função da mesma sebe... até pode fazer sebes com macieiras e outras árvores de fruto
    Concordam com este comentário: void
  9.  # 15

    Colocado por: @Paval

    Pois... Acho que para serve não da.
    porquê? o que não faltam são sebes de escalheiro.. tornam-se extremamente bonitos na altura da primavera.. e é garantido não passar ladrões por elas.. não necessitam de redes...

    https://www.google.com/search?q=crataegus+monogyna+hedge&client=firefox-b-d&sxsrf=ACYBGNQYQmbBX-s1-k59-C3uXznClD_cgA:1577459578418&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwjZucbujtbmAhWoyoUKHR53ByQQ7AkoAXoECA0QDQ&biw=1920&bih=925
    • void
    • 27 dezembro 2019 editado

     # 16

    Colocado por: antonylemossim, depende da função da sebe, um escalheiro é um arbusto relativamente baixo. apenas perguntaram sobre especies a plantar, não disseram a função da mesma sebe... até pode fazer sebes com macieiras e outras árvores de fruto
    Concordam com este comentário:void


    Tem razão :)
    As sebes podem podem ter várias funções e em função disso é que se deve escolher as plantas.

    O escalheiro (pilriteiro) pega de estaca?
  10.  # 17

    Colocado por: voidAs sebes podem podem ter várias funções e em função disso é que se deve escolher as plantas.

    O escalheiro (pilriteiro) pega de estaca?
    eu se fosse uma sebe para proteger de intrusão e também não permitir a passagem de animais metia escalheiro.

    sim pega, tem é de ser feito agora durante a dormência do arbusto com umas boas estacas de 30/40cm, pode ser feito com ou sem hormonas. também se pode ser feito por alporquia que é simples, mas apenas plantas no segundo ano. mas é uma boa técnica pois com as dos alporques preenches os vazios onde não pegaram de estaca.

    Ps, existem várias especies de escalheiro(pirliteiro) é escolher ... e está a fazer uma boa ação por usar especies autoctones com alguma raridade pois cada vez mais têm o habitat reduzido pelas invasivas e plantações de eucaliptos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: void
    • void
    • 27 dezembro 2019

     # 18

    Não sabia que pegavam de estaca.
    O meu avô usava como porta enxertos de árvores de fruto.
    O azevinho também faz uma sebe bonita e densa, e também é autóctone.
  11.  # 19

    Colocado por: voidNão sabia que pegavam de estaca.
    O meu avô usava como porta enxertos de árvores de fruto.
    O azevinho também faz uma sebe bonita e densa, e também é autóctone.
    sim, eu também uso. para maçãs e peras.

    nas zonas florestais onde as houver é fácil cortar umas estacas ou mesmo retirar com cuidado alguns pés mais novos se estiverem muito bastos.
  12.  # 20

    Colocado por: voidNão sabia que pegavam de estaca.
    O meu avô usava como porta enxertos de árvores de fruto.
    O azevinho também faz uma sebe bonita e densa, e também é autóctone.
    sim é verdade.. mas é mais dificil de propagar. e cresce muito...
 
0.0192 seg. NEW