Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde a todos,

Estou a remodelar uma casa, e vou colocar tecto falso (pladur) na sala. A sala é em L, com uma zona para refeições e outra para estar.
    O "chefe" da obra sugeriu colocar:
    - na zona de refeições, no tecto falso, 4 luzes embutidas, e no meio ficar um fio para colocar candeeiro suspenso por cima da mesa de refeições;
    - na zona de estar/TV, colocar 6 luzes embutidas no tecto falso.

Eu concordei na altura, e creio que ja devem estar feitas, no interior do tecto falso, as ligações todas para dar seguimento assim...
    É pena porque do que li agora aqui no forum, o Pedro Barradas sugeria colocar 3 luzes no meio da sala de jantar para incidir sobre a mesa, e parece-me uma óptima sugestão (porque não pensei nisso antes???).. infelizmente, já não devo ir a tempo de alterar..

Mas mantendo o esquema inicial, com o qual concordei no início da obra, serão demasiadas luzes?
    E quanto a diâmetro das luzes? existem directrizes quanto a isto (por m2 de espaço) ou é meramente estético/gosto? Se inicialmente tinha pensado colocar das de 15cm, como vejo (nos espaços comerciais), agora acho que é um grande exagero! :) e se calhar mais vale tamanho médio ou pequeno.. ou seja, ou 120mm ou mesmo 85mm (com "dispersao de luz" de 120 graus).

Envio em anexo (se é que fiz isto bem...) um esquema da sala, com as portas e janelas-portas existentes, onde vai ficar o sofá, mesa, etc.

Quando à zona do sofá, confesso que me faz muita confusão ter luz em cima dos olhos a ver TV, tenho sempre que desligar a luz dessa zona, ou então ter quase "nas costas".

Obrigada a todos por qualquer input.
  2.  # 2

Caso não se perceba bem no PDF (dado o desenho primitivo que foi o possível, ehehehe):

Zona de estar, planta rectangular, 574cm X 327cm, vai levar com 6 luzes embutidas, distribuídas uniformemente (3 perto das paredes maiores).

Zona de jantar, planta rectangular, 311cm x 417 cm, vai levar com 4 luzes embutidas nos cantos (+/-) e no centro vai ser para colocar candeeiro suspenso.

Obrigada

0.0082 seg. NEW