Iniciar sessão ou registar-se
    • mami
    • 30 setembro 2009

# 1

Olá!
    Preciso de ajuda, tenho alguns problemas que penso que me impedem de obter crédito habitação.
    Tenho 30 anos, os meus pais compraram uma casa quando eu tinha 19 anos para conseguirem o crédito bonificado, compraram-na em meu nome. Acontece que algumas vezes falharam os pagamentos, estando de momento os pagamentos em dia. Por outro lado, tenho neste momento um crédito automóvel que terminará em Junho de 2010. Nessa altura não terei qualquer divida (a não ser a casa que os meus pais tiveram a "feliz" ideia de comprar em meu nome). Portanto a minha pergunta é a seguinte, perante isto o que me é possivel fazer para obter um crédito habitação? O imovel em questão custa 80000€, trabalho, o meu vencimento é de 750€.
    Obrigada
    •  
      FD
    • 30 setembro 2009

# 2

Colocado por: mamiPortanto a minha pergunta é a seguinte, perante isto o que me é possivel fazer para obter um crédito habitação? O imovel em questão custa 80000€, trabalho, o meu vencimento é de 750€.

Qual é a prestação actual da casa que compraram em seu nome? E quanto tempo falta para que acabe o empréstimo?
  1.  # 3

" Acontece que algumas vezes falharam os pagamentos"

Mas o seu nome na lista negra do banco portugal acho que ja ninguem lhe tira. O que pode levantar problemas.

Cumprs
    •  
      FD
    • 30 setembro 2009

# 4

Colocado por: gfrmartinsMas o seu nome na lista negra do banco portugal acho que ja ninguem lhe tira. O que pode levantar problemas.

Depende de há quanto tempo é que tal aconteceu.

23. Durante quanto tempo é guardada na CRC a informação mensal sobre as responsabilidades de crédito?
    A CRC do Banco de Portugal conserva os dados mensais de responsabilidades de crédito dos beneficiários por um prazo de 10 anos, findo o qual são apagados.

http://www.bportugal.pt/publish/cadernos/responsabilidades_credito.pdf
  2.  # 5

penso que não deve condenar os seus pais...não sei mas podem ter sido tempos difíceis
  3.  # 6

Se tinha 19 quando foi comprada a casa, e agora tem 30, pelo meio é que houve falhas no pagamento. Logo ainda consta na CRC como tendo falhas nos pagamentos.

Cumprs
  4.  # 7

Colocado por: gfrmartinsSe tinha 19 quando foi comprada a casa, e agora tem 30, pelo meio é que houve falhas no pagamento. Logo ainda consta na CRC como tendo falhas nos pagamentos.

Cumprs

Sim, podem constar... Mas se os problemas tiverem sido liquidados, não será por esse motivo que perderá a possibilidade de pedir um crédito!
    O mais provável é que conste que já teve, mas que foram pagos, o que faz com que actualmente não os tenha!

Agora, o que me parece que vai acontecer no seu caso, é que vai ter que solicitar um empréstimo como se fosse para uma 2ª habitação (tipo casa de férias), visto que já tem uma hipoteca de um imovel em seu nome, na qual decerto consta que tem a finalidade de habitação própria permante... Se isto já constar, não poderá dar a mesma indicação, logo, as condições do crédito serão diferentes...

Mas o melhor que pode fazer é falar directamente com o banco com que já trabalha (será a melhor escolha, à partida, para pedir
    o crédito, se bem que deverá pedir várias simulações especificas para o seu caso!), por exemplo, para o email institucional, a expor a situação, e a perguntar quais as condições que se aplicariam!
  5.  # 8

Boas,

Penso que o seu nome já não estará na "lista negra" do Portugal desde que regularizada a situação e não tenha existido novos incumprimentos. Mas pode sempre ligar para o Banco de Portugal, e eles dão-lhe directamente essa informação.

Quanto à questão do crédito, acredito que a questão de habitação secundária ou permanente não se colocará (sendo a sua situação, no limite pode ter duas casas e mudar a sua morada).

Os problemas parece-me que virão do facto de:

- montante já existente em seu nome (o que fará deteriorar os rácios de endividamento em função dos seus rendimentos);
    - a ser aceite, vai ter sempre algumas limitações em negociar o spread;

QUal o prazo com que os seus pais contrataram os referidos 80.000 €? Nesta altura o capital em dívida já estará menor.

Pode é também vir a ter problemas na isenção de IMI.

Penso que pode sempre ver se é possível fazer novos registos e mudar o crédito para nome dos seus pais. Tem um custo, mas liberta o seu nome.

Cumprimentos,

RG

http://montedoregato.blogspot.com

0.0090 seg. NEW