Iniciar sessão ou registar-se
    • Leny
    • 26 dezembro 2019

     # 1

    Olá boa tarde, divorciei me há dias e foi no dado usufruto da casa pelo período de dois anos, uma vez que metemos a casa a venda. A pergunta é dúvida é a seguinte estamos a habitar na casa e agora o meu ex não quer pagar as despesas mensais( água net, luz) e temos uma filha com 18 anos. Como devo fazer? Ele usa a casa uns dias dorme outros não, a roupinha já não lha lavo. Tenho eu de pagar? Obrigado preciso de ajuda rapido
  1.  # 2

    Os contratos são todos em seu nome?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Leny
    • Leny
    • 26 dezembro 2019

     # 3

    Sim
    • Leny
    • 26 dezembro 2019

     # 4

    Estão todos em meu nome, e agora tenho q o governar?
  2.  # 5

    O usufruto foi-lhes dado pelo tribunal?
    Não foi falado o assunto das despesas comuns?
    • AMVP
    • 26 dezembro 2019

     # 6

    Para além do pagamento imagino que a situação não deve ser fácil, até para a menina.

    Não é possível ao ex sair? Mesmo que pague as despesas é suportável para si, pergunto apenas porque às vezes paga-se pelo descanso. Não digo isto por achar correto mas a pensar no seu bem estar e da menina, claro bem estar emocional e dentro do possível.
    • size
    • 26 dezembro 2019

     # 7

    Colocado por: Leny
    Como devo fazer? Ele usa a casa uns dias dorme outros não, a roupinha já não lha lavo. Tenho eu de pagar? Obrigado preciso de ajuda rapido


    Como deve fazer ?

    Tendo sido dado a si o usufruto da casa, converse com ele numa noite que ele vá dormir na casa, ...no sentido de ele ter que abandonar o acesso, sob pena, de ter que mudar fechadura da porta, se não cumprir.
    • Leny
    • 26 dezembro 2019

     # 8

    Não foi mencionado nada de despesas pela conservadora somente o usufruto para ambos, e eu compro alimentação, etc para nos duas, ele vem comido ou com comida para o frigorífico, banhinho e eu a pagar?
    • Leny
    • 26 dezembro 2019

     # 9

    Como a minha filha é maior nada foi mencionado mas anda na universidade não trabalha
    • AMVP
    • 26 dezembro 2019

     # 10

    Desculpe, li mal (confundi anos com meses).

    Sendo assim, e se a filha falar com o pai? Acha que resultaria?
  3.  # 11

    Coitada dessa menina
  4.  # 12

    Não sei o que a lei ditará nesses casos, mas se o seu ex marido for um homem com algum carácter, obviamente que mais cedo ou mais tarde vai cair na razão e pagar a parte das despesas que lhe compete. Não faz sentido nenhum que tenha de ser a ex-mulher a sustentar as despesas dele. Tente apelar ao bom senso junto dele, mas é uma situação difícil, pelo menos enquanto o divórcio envolver ressentimentos.

    Entretanto pode mudar a passe da internet, pode ser que de ao ex um banho de humildade.
  5.  # 13

    Nestas situações, penso que vir ao fórum é só mais numa questão de opiniões.
    Penso que o mais sensato seria falar com o seu ex e se as coisas não forem resolvidas, fale com o seu advogado.

    Contudo é uma situação recente. Não espere meses. Converse com o seu ex por forma a esclarecer que há contratos em seu nome, e como ele está a usufruir deles terá que contribuir. Se ele for marreta pode até dizer que 50% é muito... Mas mostre-lhe que 50% é o lógico, que a filha é dos 2 e que não deve entrar nas contas, e que é impossível contabilizar o tempo que utiliza uma lâmpada na sala, por exemplo.
    Ou então exija 30% e diga-lhe que paga a parte da filha... Para evitar ficar sem nada. Não ameace não fale em tom ameaçador, não se mostre superior pois convém não piorar a situação.

    Espero que lhe corra tudo bem!
    É uma situação de dias, não espere que a fatura chegue e apresente os valores sem mais nem menos. Fale primeiro.
    Concordam com este comentário: Capuchinha
  6.  # 14

    Colocado por: casinhaDaAvoPenso que o mais sensato seria falar com o seu ex e se as coisas não forem resolvidas, fale com o seu advogado.


    Subscrevo na íntegra.
    A diplomacia, o uso de inteligência emocional, de serenidade traz mais e melhores frutos que qualquer pose mais aguerrida, mesmo que exista razão emocional para tal.

    Leny, diga ao seu ex que mesmo que o vosso casamento não tenha tido o final de "felizes para sempre", resultou numa enorme bênção na vida de ambos que é a vossa filha, e que gostaria que os anos que passaram juntos, todo esse capítulo, essa viagem, fosse encerrada com nota de ouro, com respeito, se possível alguma semente de empatia e amizade. Porque poderão deixar de ser marido e mulher, mas serão sempre família, pois são pai e mãe de uma jovem, e um dia serão avó e avô.
    Depois de um prêambulo assim, diga-lhe que vocês as duas precisam que ele coopere.
    • Leny
    • 27 dezembro 2019

     # 15

    Obrigado, acho q entrou na razão, vai embora sem contribuir, mas é melhor assim, sossego para ambas apesar da dificuldade.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: casinhaDaAvo
  7.  # 16

    Colocado por: LenyObrigado, acho q entrou na razão, vai embora sem contribuir, mas é melhor assim, sossego para ambas apesar da dificuldade.


    Desejo-lhe as maiores bênçãos nesta nova etapa de vida.
  8.  # 17

    Vai usufruir da casa por 2 anos e depois como é ? Vai ter que procurar novo abrigo ?
 
0.0185 seg. NEW