Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Estou actualmente a construir a minha moradia na zona do baixo Mondego, no concelho de Coimbra.

    No passado sábado, no seguimento da depressão atmosférica Elsa, a Protecção Civil solicitou à população da povoação onde estou a construir a moradia que preparasse evacuação devido ao risco elevado de inundação.

    O local onde estou a construir a moradia situa-se a cerca de um quilometro de distância do rio e nunca pensei que a água chegasse àquele local em caso de cheia, no entanto, desloquei-me ao local para verificar se estava tudo normal. Chegando ao local encontrei inúmeras viaturas dos bombeiros, ambulâncias, protecção civil, cruz vermelha etc. Andavam porta a porta a solicitar às pessoas que deixassem as suas residenciais devido ao risco de cheia.

    Fiz algumas pesquisas e encontrei alguns artigos de arquivo que referem que aquela zona esteve inundada em 2001, algo que desconhecia até então. Passado algumas horas rebentou o dique na zona de Montemor-o-Velho que levou ao estado de calamidade que ainda se encontra ao dia de hoje.

    A ordem dos Engenheiros emitiu um comunicado há uns dias onde aponta o dedo ao governo, refere que houve “nos últimos dez anos um desinvestimento na manutenção das infra-estruturas do país que só podia conduzir a situações desta natureza”. Em boa verdade, na última década vê-se o dinheiro público a ser canalizado para salvar bancos e o resto é o que se vê.

    Segundo a minha interpretação, esta catástrofe poderia muito bem ter acontecido uns quilómetros acima, na zona onde estou a construir a moradia, foi uma questão de sorte. Ainda para mais, esta situação anómala de pluviosidade durou 2 dias, imagino se tivesse durado uma semana, não havia diques que aguentassem.

    Este assunto tem-me tirado o sono nos últimos dias e estou seriamente a considerar acabar a obra e colocar à venda, mesmo perdendo dinheiro com a venda. Sinto alguma revolta pelo facto de a Câmara ter autorizado o licenciamento da urbanização e loteamento em 2007, onde se encontra o meu lote, sabendo perfeitamente do sucedido em 2001, mas o que lhes interessa é que o requerente do loteamento tenha entrado com os euros.

    Será que estarei a exagerar? Na minha situação o que fariam?
  2.  # 2

    Colocado por: buzioSerá que estarei a exagerar? Na minha situação o que fariam?


    faria o que voce esta a pensar

    Colocado por: buzioEste assunto tem-me tirado o sono nos últimos dias e estou seriamente a considerar acabar a obra e colocar à venda, mesmo perdendo dinheiro com a venda.


    é daquelas coisas que nós damos por adquiridas e nem nos preocupamos quando compramos um terreno.
  3.  # 3

    Colocado por: buzioSerá que estarei a exagerar? Na minha situação o que fariam?
    não é exagero nenhum... nunca, mas nunca se devia permitir construir em zonas de cheia. margens de rios, marginais marítimas, linhas de água... haja diques ou não.

    é uma burrice tremenda, mas tb cabe ao consumidor pesquisar
    Concordam com este comentário: Capuchinha, 21papaleguas
  4.  # 4

    Não se preocupe com isso, da forma como o clima se está a alterar, só terá nova cheia lá para 2100 e nessa altura já cá não deve estar.
  5.  # 5

    Colocado por: RasputinNão se preocupe com isso, da forma como o clima se está a alterar, só terá nova cheia lá para 2100 e nessa altura já cá não deve estar.
    obviamente não percebe que com as alterações do clima as cheias tornar-se-ão mais destrutivas, e menos previsíveis...
    Concordam com este comentário: pauloagsantos, Capuchinha
  6.  # 6

    Colocado por: antonylemosobviamente não percebe que com as alterações do clima as cheias tornar-se-ão mais destrutivas, e menos previsíveis...
    Nada disso, Portugal e parte de Espanha serão cada vez mais secos e com menos precipitação. Este ano foi uma anormalidade.
  7.  # 7

    Portugal!!? ... PARTE de Portugal, porque o SUL está todo em SECA ainda!!!
  8.  # 8

    Colocado por: Pedro BarradasPortugal!!? ... PARTE de Portugal, porque o SUL está todo em SECA ainda!!!


    deixa lá a malta viver na fantasia
    pensam que por chover muito e fazer umas cheias ali pro centro e norte que o SUL está cheio de água
    claramente muita gente ainda vê o Big Brother e as telenovelas e ignora a informação útil

    SUL continua em seca 27-12-2019
  9.  # 9

    Colocado por: RasputinNada disso, Portugal e parte de Espanha serão cada vez mais secos e com menos precipitação. Este ano foi uma anormalidade.


    concordo que seremos cade vez mais seco, mas o problema é que quando chove, chove num dia o que devia chover num mês.
    Concordam com este comentário: Capuchinha
  10.  # 10

    Colocado por: pauloagsantos

    concordo que seremos cade vez mais seco, mas o problema é que quando chove, chove num dia o que devia chover num mês.
    sim, e como a terra está seca (quando começou a chover cá no norte a terra a 10cm de profundidade estava tipo polvora)não tem capacidade de absorção..

    Colocado por: RasputinNada disso, Portugal e parte de Espanha serão cada vez mais secos e com menos precipitação
    isso não invabiliza o que eu disse pois quando chove vem tudo junto, logo é menos previsível, quando chove cai tudo junto, logo haverão muitas mais cheias...

    onde antes seriam mais ou menos previsíveies de X em X anos.. hoje é moeda ao ar.
  11.  # 11

    Portugal continua a ser o pais do deixa andar o do confiar na virgem em vez de se tomarem medidas para evitarem ou minimizarem tragédias. Realmente e irreal poder ter construído num local de elevado risco de cheia. Eu ia pensar duas vezes em viver num local onde a minha vida e a da minha família podessem estar em risco.
    Concordam com este comentário: antonylemos
  12.  # 12

    Colocado por: ****E agora vai ter direito a enganar outro ?!!!!!!


    nao porque em caso de venda vai explicar tudo aos futuros compradores...... =)
  13.  # 13

    Colocado por: ****E agora vai ter direito a enganar outro ?!!!!!!
    eleva a casa sobre pilotis e mete um barco de emergência na garagem para poder ir às compras
    Concordam com este comentário: marco1, Apostador
  14.  # 14

    os mais antigos sempre conseguiram adaptar as suas construções ás circunstancias da natureza
  15.  # 15

    Colocado por: marco1os mais antigos sempre conseguiram adaptar as suas construções ás circunstancias da natureza
    os mais antigos não eram imbecis... não tinha muito hábito em construir casas nos locais onde por hábito há cheias... que porventura são terrenos super férteis por isso mesmo e mais propícios ao cultivo de alimentos
  16.  # 16

    ou construíam sobre pilotis como referiu

    veja-se por exemplo como se constrói em certas margens do rio tejo por exemplo ou junto á costa.
    Concordam com este comentário: antonylemos
  17.  # 17

    Mas houve aí alguma inundação ou a proteção civil só retirou as pessoas por precaução ? Alguma vez na sua vida viu aí alguma cheia ? Não estão a preocupar-se demais com o que não existe ?
  18.  # 18

    hahaha... um troll de barba russa
  19.  # 19

    Devia também tentar perceber, historicamente, qual foi o nível mais alto das águas nesse local.
    Depois tentar adequar o que for possível na nova habitação.
    Concordam com este comentário: Capuchinha
  20.  # 20

    Colocado por: RasputinMas houve aí alguma inundação ou a proteção civil só retirou as pessoas por precaução ? Alguma vez na sua vida viu aí alguma cheia ? Não estão a preocupar-se demais com o que não existe ?


    voce vê noticias?
    Concordam com este comentário: 21papaleguas
 
0.0219 seg. NEW