Iniciar sessão ou registar-se
    • LeaR
    • 27 dezembro 2019

     # 1

    Olá a todos!

    Tenho uma Daikin Atherma Integrada ECH2O Reversível Bivalente Monofásica 500L 14KW (modelo interior Altherma EHSXB16P50BB)
    e gostava de seguir o consumo energético da mesma. Tinha pensado no kit ReDy da EDP, mas queria livrar-me de mais uma mensalidade paga à EDP.

    Que alternativas conhecem?

    Vi a Shelly PM mas não percebi nada de como se liga aquilo, se preciso de pinças, se não. Esta só se paga o aparelho, e temos acesso via app a todos os consumos. Conhecem outras alternativas?
    • LeaR
    • 27 dezembro 2019

     # 2

    Aproveito para deixar uma imagem dos disjuntores das unidades interiores e exteriores:

    • LeaR
    • 27 dezembro 2019

     # 3

  1.  # 4

  2.  # 5

    ps: não tem resistencia electrica com alimentação separada na unidade interior?
  3.  # 6

    Colocado por: jorgealvesigual e mais barato
    https://mauser.pt/catalog/product_info.php?cPath=570_726&products_id=096-7608

    ainda mais barato, mas precisa de 2 unidades
    https://mauser.pt/catalog/product_info.php?cPath=570_726&products_id=302-2126

    Nesse primeiro tem de comprar as pinças amperímetricas
  4.  # 7

    Melhor só mesmo:

    Colocado por: jorgealves

    ainda mais barato, mas precisa de 2 unidades
    https://mauser.pt/catalog/product_info.php?cPath=570_726&products_id=302-2126


    Coloca um à direita e outro à esquerda
    • LeaR
    • 27 dezembro 2019

     # 8

    Callinas e jorgealves, esse medidor para calha é de facto mais barato... Mas não tem a vantagem de ter acesso aos dados pela app ou cloud, e simplesmente exportar para o excel. Teria de ir fazendo verificações frequentes...

    Na mauser é capaz de não ficar mais barato uma vez que se tem que comprar a pinça à parte.
    • LeaR
    • 27 dezembro 2019

     # 9

    Colocado por: jorgealvesps: não tem resistencia electrica com alimentação separada na unidade interior?


    Ufa... não faço ideia. Do que sei: a unidade interior, a unidade exterior, os solares e a aspiração central estão todos ligados nesse quadro. É só para as máquinas da sala de máquinas, passe a redundância.
  5.  # 10

    Colocado por: LeaR

    Ufa... não faço ideia. Do que sei: a unidade interior, a unidade exterior, os solares e a aspiração central estão todos ligados nesse quadro. É só para as máquinas da sala de máquinas, passe a redundância.
    falta ali um corte geral e um interruptor diferencial dedicado com proteção maxima de 300mA ou um progredido contra disparos intempestivos do módulo inverter
  6.  # 11

    Colocado por: callinasMelhor só mesmo:



    Coloca um à direita e outro à esquerda

    Esse é apenas totalizador certo?
    • LeaR
    • 27 dezembro 2019

     # 12

    Colocado por: jorgealvesfalta ali um corte geral e um interruptor diferencial dedicado com proteção maxima de 300mA ou um progredido contra disparos intempestivos do módulo inverter


    Vou falar disso a quem instalou Jorge, obrigado. A proteção maxima de 300mA ou um progredido contra disparos intempestivos do módulo inverter serve que propósito? Protecção contra picos de tensão, quando há tempestades por exemplo?
  7.  # 13

    Sim, é só totalizador.
    Precisa de medições frequentes para que?, o edp redy dá uns gráficos bonitos, é verdade....

    Tem este, não sei se cabe no seu quadro.
    https://shop.shelly.cloud/shelly-4pro-wifi-smart-home-automation#67


    Para quadro das maquinas esse quadro é muito básico, deveria ponderar fazer um quadro a sério, com medidores de energia, descarregador de sobretensao, protecção a cada equipamento, etc
    Tem maquinas muito especificas e caras pendurado nessa coisa muito generalista.
  8.  # 14

    Colocado por: LeaRA proteção maxima de 300mA ou um progredido contra disparos intempestivos do módulo inverter serve que propósito?
    vou por me adivinhar ( o que é um muito mau exercício pois estou assumir coisas que podem não existir).

    Provavelmente tem um único interruptor diferencial na instalação que está nas cabeça do quadro de distribuição pois é obrigatória a proteção diferencial e assim cumpre o regulamento sem gastar muito, no entanto o computador de alta velocidade (vulgo inverter) gera umas correntes parasitas que se o dispositivo diferencial não for adequado vai interpretar como uma passagem á terra e vai actuar (disparar).
  9.  # 15

    Colocado por: jorgealvescomputador
    comutador
    • LeaR
    • 27 dezembro 2019

     # 16

    Colocado por: jorgealvesvou por me adivinhar ( o que é um muito mau exercício pois estou assumir coisas que podem não existir).

    Provavelmente tem um único interruptor diferencial na instalação que está nas cabeça do quadro de distribuição pois é obrigatória a proteção diferencial e assim cumpre o regulamento sem gastar muito, no entanto o computador de alta velocidade (vulgo inverter) gera umas correntes parasitas que se o dispositivo diferencial não for adequado vai interpretar como uma passagem á terra e vai actuar (disparar).


    jorgealves, perdoe-me mas fiquei a apanahr papéis. Vou falar nisto ao instalador - falta ali um corte geral e um interruptor diferencial dedicado com proteção maxima de 300mA ou um progredido contra disparos intempestivos do módulo inverter - como se percebesse alguma coisa. Vamos ver qual é a resposta quando voltarem de férias (6 de Janeiro).
 
0.0195 seg. NEW